Nesta quarta-feira (21), especialistas em conservação marinha estão se deslocando para o estado australiano da Tasmânia em uma corrida contra o tempo para tentar salvar cerca de 230 baleias que encalharam na costa oeste, com o temor de que metade delas já tenha perdido a vida. Os animais, aparentemente baleias-piloto, ficaram encalhados em Ocean Beach, conforme informou o departamento de recursos naturais e meio ambiente da Tasmânia em um comunicado.

Especialistas em vida marinha selvagem vão avaliar a situação para elaborar um plano de resposta, destacou o comunicado, acrescentando que aproximadamente metade das baleias parece estar viva. O comunicado mencionou que a resposta ao encalhe nessa área é complexa e, se for determinada a necessidade de ajuda do público, será feito um apelo por meio de vários canais.

Este encalhe ocorre poucos dias após mais de uma dúzia de cachalotes machos terem morrido em um encalhe em massa na Tasmânia. O estado também foi palco do maior encalhe da história moderna da Austrália há dois anos, envolvendo cerca de 500 baleias, das quais cerca de 100 foram resgatadas pelas autoridades.

Vale destacar que a vizinha Nova Zelândia tem a maior taxa de encalhe de golfinhos e baleias do mundo, com centenas desses mamíferos encalhando em suas praias a cada ano. No entanto, as razões pelas quais esses animais ficam presos nas praias continuam sendo um mistério.

You Might Also Like