Praias do Ceará – Um Roteiro de Inesquecíveis Praias

Hoje vamos falar de algumas das belíssimas Praias do Ceará, onde apresentaremos um roteiro de inesquecíveis praias.

Praias do Ceará

Praias do Ceará -Falésias em Morro Branco
Falésias em Morro Branco

Antes de tudo é importante você saber que o litoral cearense diferentemente de outros litorais do Brasil, não é separado em Norte- Sul, mas sim em Leste e Oeste, sendo que a capital Fortaleza fica mais ou menos no meio desse caminho, servindo como ponto de partida.

Então do lado Leste, você vai ter os cenários que contém mais as falésias, bem comuns nas Praias do Ceará e no lado Oeste você vai ter os cenários contendo mais as dunas, lagoas, mangues e coqueirais.

São ao todo, 573 quilômetros separando as duas pontas litorâneas do Ceará.

Vamos começar pela mais distante da lista do litoral Leste das Praias do Ceará:

Praia de Ponta Grossa

Praia-de-Ponta-Grossa
Praia de Ponta Grossa

A Praia de Ponta Grossa está quase já na divisa com o Rio Grande do Norte. É possível ir até Ponta Grossa a partir de um passeio de buggy de Canoa Quebrada que também está nessa lista.

Quando você chega em Ponta Grossa vai encontrar as famosas falésias, um cenário natural belíssimo e quando a maré está baixa, vai ter piscinas naturais para poder aproveitar tranquilamente o passeio.

Além disso, a gente também encontra em Ponta Grossa, dunas para embelezar ainda mais a natureza.

É um lugar que tem menos estrutura de barracas, porém, você vai conseguir encontrar uma natureza mais intocada e um petisco que é muito famoso por lá: o “espetinho de lagosta”, que vale muito a pena experimentar.

Outra coisa que você deve fazer na Praia de Ponta Grossa é um mergulho, pois dizem que a fauna e a flora de lá são lindas. A Praia de Ponta Grossa fica na cidade de Icapuí.

 

Praia de Canoa Quebrada

A Praia de Canoa Quebrada é uma das famosas Praias do Ceará
Praia de Canoa Quebrada

Indo um pouco mais pra frente a gente tem a Praia de Canoa Quebrada, que é uma das mais famosas Praias do Ceará.

Lá a gente também encontra belas falésias avermelhadas. Quando você sobe nas falésias e ver a praia, você tem uma visão realmente paradisíaca.

É ótimo para tirar fotos e ficar admirando a paisagem e tudo mais. É uma praia bonita e tem uma ótima estrutura para turismo. Lá você vai encontrar barracas muito bem organizadas para receber você e sua família.

Canoa Quebrada é uma praia e também uma vila bem estruturada com suas ruas bem apertadas. É super charmosa.

Tem a rua Broadway, onde tem várias lojas de artesanatos e restaurantes, onde a agitação acontece à noite e vai até a madrugada.

Enfim tem uma mistura de ponto de turismo com a vida nativa do local.

Então se você for a Canoa Quebrada, sugiro que fique até o final da tarde para poder ver o pôr do sol e, se possível, fique até a noite para curtir a badalação da rua Broadway.

 

Praia de Morro Branco

Labirinto-das-Falesias-Morro-Branco
Labirinto das Falésias – Praia de Morro Branco

Continuando um pouco mais pra frente e ainda participando da chamada “rota das falésias” que é uma rota para visitar várias falésias, chega-se à Praia do Morro Branco que inclusive é bem famosa, porque nas falésias da Praia do Morro Branco foram filmadas várias novelas, programas de tv e filmes. Até o “Game of Thrones” teve algumas filmagens por lá.

A praia em si é comum. Ela não tem uma beleza que você possa dizer: “Nossa! Que paradisíaco”.

Contudo, Morro Branco tem uma ótima estrutura para receber você e sua família.

Na verdade o que vai te deixar estonteado pela beleza, são as falésias que você vai poder caminhar por entre elas. É um verdadeiro labirinto de falésias e é uma visita necessária para quem passa pelo Ceará.

Essa Praia fica na cidade de Beberibe que conta com um centro comercial onde o povo local apresenta para oferecer suas produções culturais e artesanais.

 

Praia de Águas Belas

Praia de Águas Belas - Uma das mais lindas Praias do Ceará
Praia de Águas Belas (vista aérea)

Outra praia do litoral Leste muito bonita é a Praia das Águas Belas. Isso porque a união do mar com o Rio Mal Cozinhado, forma ótimas piscinas naturais para poder relaxar. Tem uma boa estrutura para você poder passar o dia e tem mais uma vez, passeio de buggy para explorar as belezas naturais nos arredores.

Aliás, o litoral Leste é bem mais estruturado do que o litoral Oeste em termos de turismo: de barracas, comércio, hospedagens, essas coisas.

Se você quiser ir só pra curtir a praia e não quer gastar muito, vale a pena estar em Águas Belas.

E pra finalizar as praias do litoral Leste vamos falar da Praia de Porto das Dunas.

Porto das Dunas

Praia Porto das Dunas - Aquiraz
Praia Porto das Dunas – Aquiraz

Na Praia de Porto das Dunas é onde fica instalado o “Beach Park”. É uma praia super limpa com areia fofa bem clarinha e um mar um pouco revolto. Não é muito ideal para a criança entrar, porque a água é bem agitada, mas dá pra ficar ali naquela beirinha onde bate aquelas ondinhas mais fracas.

Perto do Beach Park você tem uma boa estrutura. Dá pra ficar instalado, comer, beber, e lógico que você vai pagar mais caro porque é perto do Beach Park.

Quando você se afasta um pouquinho dessa atração, a praia começa a ficar mais deserta, mais natureza mesmo. Então dá pra aproveitar nessas duas condições.

É uma praia muito bonita que oferece muita tranquilidade porque não tem vendedores ambulantes e vale a pena você colocar no seu roteiro para conhecer também.

 Agora vamos falar da única praia urbana que a gente colocou na nossa lista e que está dentro de Fortaleza: a Praia do Futuro.

Praias do Ceará 

Das praias localizadas dentro de Fortaleza, a Praia do Futuro é a maior com mais de 7km de extensão, a mais bem estruturada e uma das mais afastadas do centro da cidade. Sendo considerada também uma das belas Praias do Ceará.

Praia do Futuro

Praia do Futuro Fortaleza- Uma das Belas Praias do Ceará
Praia do Futuro – Fortaleza

Então para quem gosta de um ambiente um pouco mais agitado a Praia do Futuro é um destino indispensável. Ela tem obviamente uma ótima estrutura de barracas super produzidas, com piscinas maravilhosas dentro das barracas.

Aliás, no Ceará é comum esse negócio de piscinas nas barracas na beira da praia para as crianças poderem curtir.

Claro que na Praia do Futuro tem isso em boa parte das barracas. Em contrapartida vai ter muito comércio, muita música, vai ter agitação. Não é uma praia para você relaxar e ficar curtindo a natureza.

Se você está procurando relaxar em contato com a natureza, então é melhor continuar na nossa lista e focar em outros destinos que apresentaremos no próximo post onde falaremos das Praias do Ceará que ficam localizadas no litoral Oeste.

Vale dizer que as praias aqui apresentadas são apenas uma sugestão de praias para visitar e conhecer, pois em algumas cidades existem diversas praias e não somente essas apresentadas aqui.

São outras praias de grandes belezas naturais que merecem ser visitadas e que não foram listadas para o artigo não ficar tão longo e cansativo.

Para saber mais sobre outras praias, clique nos links dentro do artigo que você será direcionado a mais detalhes sobre as praias e lugares interessantes para conhecer no Estado do Ceará.

4 Comments

Deixe um comentário