Praia de Capim-Açú e Lagoa de Almécegas: Dois Caprichos da Natureza

Hoje vamos mostrar paisagens do Ceará que poucas pessoas conhecem. São verdadeiros paraísos. Vamos mostrar em Paraipaba um pedaço de praia selvagem, um cenário que nos convida a momentos de grande contemplação: é a Praia de Capim-Açú, um lugar onde a natureza caprichou.

Alguns desses lugares são belezas naturais pouco conhecidas e que podem se tornar destinos para você visitante, que decide apreciar a natureza cearense.

Vamos mostrar também a Lagoa de Almécegas e navegar em suas águas calmas e límpidas. Vale a pena ir até lá.

A Praia de Capim-Açú

Praia de Capim-Açú
Praia de Capim-Açú

A Praia de Capim-Açú é um destino pouco conhecido, mas quem consegue chegar a este lugar provavelmente não vai esquecer sua natureza exuberante e o silêncio que tranquiliza.

A Praia de Capim-Açu fica em um distrito de Paraipaba, na região oeste do estado, a aproximadamente 100 quilômetros de Fortaleza. Seguindo pelo povoado de Camboas, uma estrada de pedras indica o caminho certo para chegar ao nosso destino, a encantadora Praia de Capim-Açú.

O caminho aliás vai despertando os sentidos quem se arrisca a descobrir paisagens ainda guardadas de olhares poucos curiosos. A própria população de Paraipaba não conhece bem aquela praia porque não tem acesso fácil para ela.

A Praia de Capim-Açú é uma praia que tem dunas e bem extensa com aproximadamente 8 km de extensão, mais ou menos, sem você ver uma única pessoa. Você vê caranguejos, aves e às vezes, poucos pescadores.

Chegar até a praia exige algum esforço, a estrada de calçamento logo termina e vem a areia fofa. Em alguns pontos é preciso cuidado para
não atolar. O acesso
à Praia de Capim-Açú é restrito até para a nossa equipe, ficamos atolados mesmo com um carro 4X4 nos ajudando a chegar.

Escondido por entre as duras um oásis, recompensa para quem não desiste pelo caminho. O lugar chamado carinhosamente de mãe Camboa forma um nicho ecológico importante para a região e serve aos moradores do entorno que pescam e se beneficiam de suas águas.

Mais adiante avistamos o estuário do Rio Curu, com uma enseada natural, quase uma ilha, um cenário que acalma os sentidos.

Lagoa de Almécegas

Lagoa de Almecegas
Lagoa de Almecegas

Outro atrativo da região de Paraipaba é a reserva ecológica das Pedrinhas: lá encontramos a Lagoa das Almécegas, uma linda lagoa de grande extensão, sendo a terceira maior do estado.

A bordo de um catamarã navegamos em águas calmas e escuras, que segundo o proprietário da reserva José Aírton, estão entre as mais limpas do estado.

Seu entorno é cercado de coqueiros, dunas e plantas nativas, com a vegetação que tem se recuperado graças ao trabalho de preservação desenvolvido com a ajuda da comunidade.

E os sinais de que a natureza agradece por esses cuidados são facilmente avistadas durante o passeio.

Ainda dentro da Reserva das Pedrinhas, outro passeio que aproxima o visitante da natureza é uma trilha é cercada de árvores nativas.

É um lugar que não é muito conhecido das pessoas. Somente turistas que vêm de Fortaleza para a Praia de Lagoinha e fazem um passeio alternativo de buggy, chegam a conhecer esse lugar.
O homem busca segurança, esse silêncio e céu estrelado, então esses três pré-requisitos felizmente temos aqui.

Lutamos para que eles permaneçam de geração a geração, pelo menos esse é o nosso compromisso, no entendimento de que ninguém é dono de nada. Não é… mas estamos aqui tomando conta do que o criador nos permitiu gerenciar.

Só aqui temos compromisso com ele de que a gente entregue para as próximas gerações melhor do que recebemos, ressalta o Sr. Airton.

Deixe um comentário