Praia de Capim-Açú e Lagoa de Almécegas: Dois Caprichos da Natureza
|Hoje vamos mostrar paisagens do Ceará que poucas pessoas conhecem. São verdadeiros paraísos. Vamos mostrar em Paraipaba um pedaço de praia selvagem, um cenário que nos convida a momentos de grande contemplação: é a Praia de Capim-Açú, um lugar onde a natureza caprichou.
Alguns desses lugares são belezas naturais pouco conhecidas e que podem se tornar destinos para você visitante, que decide apreciar a natureza cearense.
Vamos mostrar também a Lagoa de Almécegas e navegar em suas águas calmas e límpidas. Vale a pena ir até lá.
A Praia de Capim-Açú

A Praia de Capim-Açú é um destino pouco conhecido, mas quem consegue chegar a este lugar provavelmente não vai esquecer sua natureza exuberante e o silêncio que tranquiliza.
A Praia de Capim-Açu fica em um distrito de Paraipaba, na região oeste do estado, a aproximadamente 100 quilômetros de Fortaleza. Seguindo pelo povoado de Camboas, uma estrada de pedras indica o caminho certo para chegar ao nosso destino, a encantadora Praia de Capim-Açú.
O caminho aliás vai despertando os sentidos quem se arrisca a descobrir paisagens ainda guardadas de olhares poucos curiosos. A própria população de Paraipaba não conhece bem aquela praia porque não tem acesso fácil para ela.
A Praia de Capim-Açú é uma praia que tem dunas e bem extensa com aproximadamente 8 km de extensão, mais ou menos, sem você ver uma única pessoa. Você vê caranguejos, aves e às vezes, poucos pescadores.
Chegar até a praia exige algum esforço, a estrada de calçamento logo termina e vem a areia fofa. Em alguns pontos é preciso cuidado para
não atolar. O acesso à Praia de Capim-Açú é restrito até para a nossa equipe, ficamos atolados mesmo com um carro 4X4 nos ajudando a chegar.
Escondido por entre as duras um oásis, recompensa para quem não desiste pelo caminho. O lugar chamado carinhosamente de mãe Camboa forma um nicho ecológico importante para a região e serve aos moradores do entorno que pescam e se beneficiam de suas águas.
Mais adiante avistamos o estuário do Rio Curu, com uma enseada natural, quase uma ilha, um cenário que acalma os sentidos.
Lagoa de Almécegas

Outro atrativo da região de Paraipaba é a reserva ecológica das Pedrinhas: lá encontramos a Lagoa das Almécegas, uma linda lagoa de grande extensão, sendo a terceira maior do estado.
A bordo de um catamarã navegamos em águas calmas e escuras, que segundo o proprietário da reserva José Aírton, estão entre as mais limpas do estado.
Seu entorno é cercado de coqueiros, dunas e plantas nativas, com a vegetação que tem se recuperado graças ao trabalho de preservação desenvolvido com a ajuda da comunidade.
E os sinais de que a natureza agradece por esses cuidados são facilmente avistadas durante o passeio.
Ainda dentro da Reserva das Pedrinhas, outro passeio que aproxima o visitante da natureza é uma trilha é cercada de árvores nativas.
É um lugar que não é muito conhecido das pessoas. Somente turistas que vêm de Fortaleza para a Praia de Lagoinha e fazem um passeio alternativo de buggy, chegam a conhecer esse lugar.
O homem busca segurança, esse silêncio e céu estrelado, então esses três pré-requisitos felizmente temos aqui.
Lutamos para que eles permaneçam de geração a geração, pelo menos esse é o nosso compromisso, no entendimento de que ninguém é dono de nada. Não é… mas estamos aqui tomando conta do que o criador nos permitiu gerenciar.
Só aqui temos compromisso com ele de que a gente entregue para as próximas gerações melhor do que recebemos, ressalta o Sr. Airton.