Praia de Canoa Quebrada e Arredores: Surreal e Aventureira

Quando buscamos uma praia bonita e cheia de aventura e encantos no Ceará não podemos esquecer da Praia de Canoa Quebrada.

Estamos falando de uma região com praias de diversos contrastes, com imagens surreais nas areias multicoloridas das falésias. São tantas belezas naturais que deixam qualquer visitante maravilhado com tamanha exuberância num só lugar.

A maioria das pessoas que visita a Praia de Canoa Quebrada gosta tanto do lugar, que sempre diz que pretendem voltar outra vez para passar mais tempo e usufruir melhor de seus atrativos.

À distância, visto do mar, esculpido na grande falésia, vê-se uma lua com uma estrela inserida dentro, trata-se do símbolo da Praia de Canoa Quebrada. Estamos diante do cartão postal da Praia de Canoa Quebrada.

A Praia de Canoa Quebrada

Praia de Canoa Quebrada

A divulgação e aumento da visibilidade de Canoa Quebrada como polo turístico remonta aos anos de 1970, quando começou a ficar mais conhecida por causa dos hippies que passavam temporadas por lá.

Na década de 1970 essa praia era uma simples vila de pescadores. Grupos de hippies e andarilhos que naquela época vagavam pelo Brasil pregando a filosofia de “Paz e Amor”, inspirados no pessoal do festival de Woodstock, o primeiro grande festival de música pop  ao ar livre que aconteceu em 1969 e onde despontaram grandes lendas do Rock’N’Roll. Esses grupos de hippies produziam belíssimas peças de artesanato para sua subsistência fianceira e acabaram aportando por lá.

Devido suas belezas naturais, os hippies passaram a divulgar essa praia para outros grupos, dessa forma a praia foi ficando conhecida e transformou-se com o passar do tempo,  em um lugar de grande visitação, um grande ponto turístico, sendo atualmente, uma das praias brasileiras mais famosas dentro e fora do Brasil.

Hoje,  além de uma paisagem única e exuberante, o turista  conta com uma excelente rede de hospedagem formada por mais de 80 hotéis e pousadas. Os passeios de buggy e quadriciclo pelas dunas durante o dia são um atrativo à parte e a badalação nos bares e restaurantes à noite na Broadway (nome da rua principal da vila), é outro de seus principais atrativos.

A Praia de Canoa Quebrada juntamente com muitas outras praias, faz parte do município de Aracati, ficando a 13 km da sede do município.

Ao cair da tarde, no mar, as jangadas proporcionam uma agradável visão. Os passeios de jangada pelo mar e de buggy pelas dunas são uma diversão à parte, que o visitante pode contratar e dessa maneira ter outra visão do litoral de Canoa Quebrada.

À noite, turistas brasileiros e estrangeiros se misturam aos moradores na Broadway ( assim chamada a rua principal do vilarejo), para curtir os mais variados ritmos musicais (reggae, rock, blues, jazz, forró, MPB) e saborear as comidas típicas do lugar e também de outras nacionalidades, já que a praia é internacional e possui restaurantes de várias nacionalidades.

É uma profusão de alegria e descontração que atravessa a madrugada até o sol nascer. Não há quem resista a tamanha badalação.

Para quem gosta de mais tranquilidade, uma sugestão é curtir um luau nas areias da praia ou aproveitar os serviços dos hotéis e pousadas com padrões nacional e internacional.

A grande variedade de atrativos transformou a Praia de Canoa Quebrada em um dos principais destinos turísticos do Ceará pelo lado leste, assim como Jericoacoara pelo lado oeste.

A infraestrutura turística melhorou bastante nos últimos anos, sempre preservando as belezas naturais. A maior parte das ruas está pavimentada, inclusive a Broadway, onde ficam localizados a maioria dos bares, restaurantes e lojas de souvenir.

Pousadas e hotéis existem por todo lado, assim como bares e restaurantes com os mais variados cardápios, que vão da típica comida regional aos requintados pratos da cozinha internacional, vale conferir.

Uma grande passarela ligando a vila à praia foi construída. Da passarela têm-se uma ótima vista panorâmica da praia.

Uma boa dica é apreciar o por do sol no alto das dunas. Os ventos são ideais para a prática de esportes com forte dose de adrenalina, como parapente, surf e kitesurf.

Além da Praia de Canoa Quebrada, existem várias outras praias próximas que merecem destaque. São elas:

Praia de Majorlândia

Praia de Majorlandia

A 12 km de Canoa Quebrada, fica a  Praia de Majorlândia, que também oferece ótimos atrativos naturais e merece ser visitada. Na Praia de  Majorlândia encontramos um rico artesanato feito de areia colorida dentro de garrafas, com paisagens e que os artistas locais criam na hora de acordo com o gosto do turista.  Além disso, existem grandes esculturas feitas nas falésias coloridas que merecem ser visitadas.

Praia de Lagoa do Mato

Praia de Lagoa do Mato- Aracati

É como um santuário natural quase intocado que preserva os costumes da vila de pescadores e possui belíssimas falésias que lembram pinturas surreais de tamanha beleza.

Praia de Quixaba

Praia de Quixaba - Aracati

A   paradisíaca Praia de Quixaba fica a 8 km da Praia de Canoa Quebrada.  É o destino ideal para quem procura tranquilidade. Fica numa vila de pescadores onde é possível degustar a culinária local à base de camarão, lagosta e frutos do mar.

Praia de  Retirinho

Praia de Retirinho-Aracati

A Praia de Retirinho é uma praia deserta onde você caminha pelas trilhas entre as falésias de areia multicoloridas. Para quem gosta deboas  caminhadas, vale a pena conhecer. É imperdível.

A Praia de Canoa Quebrada, assim como as praias acima mencionadas ficam a aproximadamente 165 km de Fortaleza. Seu acesso pode ser feito pelas rodovias CE-040 e BR-304, via Aracati, cidade a qual pertencem.

 

Deixe um comentário