Município de Fortim: Passeios Por Praias Encantadoras

De todos os recantos do mundo, o município de Fortim é um dos mais privilegiados pela natureza.

A exuberância do lugar é simplesmente fascinante: o litoral, as árvores, as piscinas naturais parecem uma pintura diante dos olhos, mas tudo é real.

Para conhecer tudo de pertinho, os passeios de buggy são uma boa opção. No município de Fortim existem vários bugueiros e 20 deles estão aptos a realizar passeios pela orla.

Vamos conhecer agora esse belíssimo litoral do município de Fortim.

Ao longo do percurso, praias desertas e uma vasta faixa de areia. O vento é um alívio diante do sol forte que não perdoa.

Depois de alguns minutos de passeio de buggy, nós chegamos a um local onde encontramos formações rochosas esculpidas por milhares de anos pela natureza.

Esse lugar é conhecido pelos moradores do município de Fortim, como “suspiro da baleia”.

Quando a maré enche ela entra por entre as rochas e aí faz aquela explosão de água e por isso dá-se o nome de “suspiro da baleia”.

É um fenômeno natural, que inclusive com o passar do tempo, as rochas vão se deteriorando, mas ainda acontece esse fenômeno na Praia de Pontal do Maceió.

Pedra do Chapéu - município de Fortim
Pedra do Chapéu – município de Fortim

Este é um local bastante procurado pelos turistas que vêm conhecer e curtir Fortim.

Município de Fortim

Além dos turistas que vêm conhecer o município de Fortim, esse local também foi o cenário para o filme “Não se preocupe, nada vai dar certo”, de Hugo Carvana, e de várias outras séries, filmes e documentários.

Seguimos o nosso passeio em direção a outro ponto bastante frequentado pelos visitantes: o rio Pirangi, um dos rios que margeiam o município de Fortim, o outro é o rio Jaguaribe, o maior e mais importante rio do Estado do Ceará.

O rio Pirangi nasce na Lagoa da Carnaúba em Quixadá, mas é em Fortim que o reservatório mostra toda sua beleza: o encontro com o Oceano Atlântico.

Na praia de Pontal do Maceió uma construção chama a atenção, o farol que resiste ao tempo e ainda ajuda os navegantes a se orientar nas águas do Atlântico.

O passeio de buggy também revela outras paisagens paradisíacas da região como a Praia das Agulhas, onde geralmente os bugueiros realizam manobras radicais para os turistas.

Algumas das paisagens do município de Fortim parecem ter sido feitas à mão de tão surpreendentes.

Passeio a Bordo de Catamarãs

Uma delas é o encontro das águas de um dos dois rios que banham a cidade, com o Oceano Atlântico: o rio Jaguaribe.

O rio Jaguaribe tem pouco mais de 600 quilômetros de extensão. É o maior e mais importante rio do Ceará e é da foz do rio Jaguaribe na cidade de Fortim que saem muitos passeios de barcos catamarãs, muito conhecidos na região.

São passeios que começam na barra do rio Pirangi e acabam na barra do rio Jaguaribe, passando por várias praias como a Praia das Pedrinhas, a Praia das Agulhas, Praia do Pontal do Maceió, Praia do Forte com um belíssimo pôr do sol, culminando na barra do rio Jaguaribe.

Por do Sol na Praia Pontal do Maceió - Fortim
Por do Sol na Praia Pontal do Maceió – Fortim

A bordo do catamarã navegamos pelas águas do velho Jaguaribe e nos deparamos com um Fortim bem diferente do que vimos até agora.

Em vez de casa simples, as margens do rio foram ocupadas por verdadeiras mansões, a maioria delas de empresários da capital cearense. São dezenas ao longo do rio e na frente de cada uma delas, um píer onde ficam estacionados lanchas e jet skis.

Todos os dias dezenas de pessoas realizam o mesmo passeio. São vários os catamarãs disponíveis para levar os turistas a um verdadeiro encontro com a natureza.

Vale muito a pena vir conhecer esse lugar paradisíaco e encantador.

3 Comments

Deixe um comentário