Litoral Oeste do Ceará – Um Roteiro de Perder o Fôlego

Hoje vamos falar de 3 praias que ficam no litoral oeste do Ceará, são de fácil acesso e que estão a pouca distância de Fortaleza. São belas praias que proporcionam ótimas emoções, belos visuais e muita diversão para curtir com toda a família. Vale a pena conhecer.

Litoral Oeste do Ceará

O litoral oeste do Ceará é composto de centenas de belíssimas praias distribuídas em mais de 570 km de extensão, cada uma com sua particularidade e beleza própria, porém, neste artigo vamos falar de apenas 3 que estão mais próximas a Fortaleza e dá para conhecer em 1 dia.
São elas: a Praia de Cumbuco, a Praia de Lagoinha e a Praia de Flecheiras.

Praia de Cumbuco – A Meca do Kite Surf no Litoral Oeste do Ceará

 Praia de Cumbuco no Litoral Oeste do Ceará
Festival de Kite Surf na Praia de Cumbuco

Começaremos pela Praia de Cumbuco que tá ali bem pertinho de Fortaleza, mais precisamente a 24 km, no município de Caucaia e é um ponto turístico muito forte também.
O passeio mais legal de buggy pelo litoral oeste do Ceará, é na Praia de Cumbuco.
Essa é a opinião de muitas pessoas, e a minha também porque o passeio de lá é radical: os bugueiros vão no meio das dunas e perguntam pra você se quer com emoção ou sem emoção.
Se você falar com emoção, meu amigo prepare o seu estômago porque vai dar aquele frio na barriga. Mas, fique tranquilo, porque os bugueiros são muito experientes e tomam todos os cuidados para evitar acidentes.

Passeio Radical de Buggy nas Dunas em Cumbuco no Litoral Oeste do Ceará
Passeio Radical de Buggy nas Dunas em Cumbuco

Lagoa do Cauípe

Lagoa do Cauípe - Praia de Cumbuco
Lagoa do Cauípe – Praia de Cumbuco

Além disso, o passeio de buggy de lá, passa pela Lagoa do Cauípe, uma lagoa belíssima que funciona como um centro de treinamento de kite surf, afinal no litoral oeste do Ceará, Cumbuco é como se fosse a meca mundial do kite surf.
Lá tem muita gente praticando esse esporte. Se você gosta também de kite surf, vale a pena ir lá, se você quer aprender.
O fato é que essa lagoa é muito bonita: dá pra parar um pouco e sentar, relaxar e também comer alguma coisinha para continuar o passeio de buggy.
Depois, o passeio vai te levar a um local no meio das dunas que tem uma outra lagoa, onde você tem tirolesa, esquibunda e toboágua.

Tirolesa e Lagoa nas Dunas de Cumbuco
Tirolesa e Lagoa nas Dunas de Cumbuco

Então, se você quer aproveitar a praia de Cumbuco com um passeio de buggy e com a praia, precisa chegar cedo, porque o passeio de buggy vai durar umas duas horas e meia.
Você faz o passeio pela manhã e depois vai curtir a praia à tarde.

Praia de Lagoinha – A Mais Bela do Litoral Oeste do Ceará

Praia de Lagoinha no Litoral Oeste do Ceará
Praia de Lagoinha

Uma das praias que muitas pessoas falam que é a mais bonita que do Ceará, é Lagoinha, e não é por acaso, porque ela realmente é muito bonita, apesar de que, com a estrutura do turismo aumentando, ela vem perdendo seu ar primitivo e rústico, mas isso são coisas do progresso e ganância humanas.
Isso infelizmente acontece, mas independente disso, Lagoinha continua bonita e quando você chega lá, você pode fazer o passeio 3 em 1:
Você vai andar de jardineira para visitar o sertão, de catamarã para atravessar as águas das lagoas e de buggy para desfrutar das dunas.
Então é um passeio completo, onde você consegue ver sertão, lagoas e dunas. Além disso, você também vai conhecer as piscinas naturais que se formam por lá, quando a maré está baixa.
São belíssimas e perfeitas pra ficar “só de boa”, aproveitando a natureza e vendo o tempo passar.
Portanto, a Praia da Lagoinha precisa entrar na sua lista de praias do litoral oeste do Ceará a ser visitada.

Praia de Flexeiras

Praia de Flexeiras no Litoral Oeste do Ceará
Praia de Flexeiras [Vista Aérea]
Um pouco mais à frente você vai ter a Praia de Flexeiras, que é um destino menos explorado no litoral oeste do Ceará, mas que não deixa de ser uma excelente praia.
Nela você não vai ter tanta estrutura turística, mas em contrapartida, você vai ter uma natureza mais intocada.
Flecheiras é ideal para quem curte um ambiente mais preservado.
A praia também é cheia de piscinas naturais que são perfeitas para quem curte uma água mais morninha e é ideal para ver os recifes que aparecem, quando a maré está baixa.
Além disso, dá para nadar tranquilo e aproveitar a beleza natural.

Piscinas-Naturais
Piscinas Naturais em Flexeiras

Lá também tem uma duna do pôr do sol onde as pessoas se dirigem nos finais de tarde para apreciar a bela paisagem.
Então, se você estiver no final da tarde lá na Praia de Flexeiras, aproveite para ver o sol cair com uma bela vista.
Bom, esse é apenas um pequeno roteiro que vai ser muito interessante e útil na hora de escolher belas praias para curtir no litoral oeste do Ceará e que não ficam tão distante de Fortaleza.
Então vale a pena conferir este pequeno roteiro de belas praias.

Tenha um excelente passeio e muita diversão!

Deixe um comentário