Icapuí: 7 Praias, Coqueirais e Falésias Multicoloridas
Com suas praias repletas de coqueirais, dunas e falésias coloridas, Icapuí é um convite para desfrutar a natureza em sua plena exuberância.
O litoral de Icapuí apresenta muitas praias rústicas e primitivas de magníficas belezas, com sua gente muito amiga e hospitaleira.
Icapuí
Com uma população de aproximadamente 20 mil habitantes, Icapuí, esse pequeno município do estado do Ceará, fica localizado na região leste na divisa com o estado do Rio Grande do Norte, a 210 km de Fortaleza.
Tem sua economia baseada na pesca, principalmente de lagosta, onde ocupa uma posição de destaque como o maior produtor desse crustáceo no estado. Sua produção é exportada para várias partes do Brasil e do mundo.
Nos meses de agosto/setembro costuma acontecer o “Festival da Lagosta”, uma festa de grande envergadura que atrai tanto importadores/exportadores, renomados “chefs” de culinária, quanto o público em geral, que vêm realizar negócios e também apreciar as iguarias preparadas à base do crustáceo.
Nessa época, a população da cidade chega a duplicar com tamanha quantidade de visitantes que vêm participar do festival gastronômico e visitar suas maravilhosas praias.
O festival de 2015 aconteceu entre os dias 27 e 30 de agosto de 2015.
Outro setor da economia que aos poucos vem ganhando destaque é o turismo por conta de suas praias de magnífica beleza com suas falésias multicoloridas.
A infraestrutura turística ainda é pequena, mas Icapuí já dispõe de alguns hotéis, pousadas e alguns restaurantes e barracas de praia que oferecem ao visitante um cardápio bastante diversificado e saboroso e de ótima qualidade a preços acessíveis se comparado à restaurantes mais requintados.
As Falésias

As Falésias encontradas nas praias do litoral do Ceará apresentam uma quantidade muito grande de tonalidades de cores, dando a essas praias um cenário de indescritível beleza e harmonia visual.
Icapuí possui muitas praias, dentre as quais destacamos as seguintes: Ponta Grossa, Redonda, Peroba, Tremembé, Manibu, Ibicuitaba, Barreiras, Melancias, entre outras.
Praia de Ponta Grossa

Ponta Grossa é uma praia lindíssima com extensa faixa de areia, dunas, falésias com diferentes colorações, coqueirais e um mar calmo de águas mornas e cristalinas. O lugar ideal para um gostoso banho de mar. Não possui quase estrutura turística, mas em compensação é uma das praias mais lindas de Icapuí.
Em algumas poucas barracas, o visitante pode se deliciar com as iguarias à base de camarão, lagosta ou peixe muito saborosos e que são preparados na hora.
Uma curiosidade sobre essa praia é que, segundo alguns historiadores, o Brasil foi descoberto em 2 de fevereiro de 1500, dois meses antes de Pedro Álvares Cabral desembarcar na Bahia (Porto Seguro), pelo navegador espanhol Vicente Yañez Pinzon, que aportou na baia de Ponta Grossa, a qual teria dado o nome de Cabo Santa Maria de La Consolación, hoje município de Icapuí. Teria desembarcado em busca de água e lenha para reabastecer os barcos e continuar viagem, portanto, não era viagem oficial.
Outro detalhe: essa praia teve colonização holandesa, quando nos anos de 1650 os holandeses invadiram o nordeste brasileiro.
Praia de Redonda

Redonda possui uma vila de pescadores com aproximadamente 3 mil habitantes que vivem basicamente da pesca artesanal de peixes, camarão e lagosta. O maior destaque são suas falésias multicoloridas, suas dunas e coqueirais.
Na sua orla existem muitas barracas onde podemos desfrutar da belíssima paisagem, apreciando a variedade da culinária composta de peixes, lagostas, camarão e frutos do mar. Tem algumas opções de hotéis, pousadas e restaurantes.
Praia de Peroba

É uma praia de ondas fracas e com muitos arrecifes. Suas falésias em tons vermelho e amarelo é um visual surreal de incrível beleza. Além do visual, o turista pode desfrutar da culinária local a um preço abaixo do que costuma pagar em outros locais. Em Peroba é muito comum a prática de kitesurf.
Praia de Tremembé

É uma praia primitiva, localizada entre o mangue e o rio Arrombado. Muito preservada. Possui uma pequena população de pescadores. É uma praia distante e pouco conhecida e frequentada. Ideal para quem deseja momentos paz e tranquilidade.
Praia de Manibu

É a última praia do litoral do Ceará antes da divisa com o do Rio Grande do Norte. Possui pequena infraestrutura turística e por isso ainda não é muito explorada. O rio Arrombado desemboca no mar a partir dessa praia.
Praia de Barreiras

Praia de belas paisagens composta de coqueirais, dunas e falésias e ótima para o banho. Possui algumas barracas, bares e pequenas pousadas.
Praia de Melancias

Essa praia fica vizinha a Tremembé. É uma praia com coqueirais, areia branca e mar calmo, onde as pessoas se reúnem no final da tarde para apreciar o lindo por do sol. Esta praia já conta com infraestrutura hoteleira e gastronômica.
Outros atrativos de Icapuí
Nos finais de semana à noite, a pedida é frequentar as festas de forró e reggae, ritmos muito apreciados pela comunidade local. Outra opção é conhecer o artesanato da região e o mini museu com peças indígenas e holandesas.
Também existe uma trilha ecológica com passarela sobre o mangue onde é possível conhecer uma pouco da flora e fauna da região de mangue.
Onde ficar:
A cidade dispõe de alguns hotéis e pousadas de boa qualidade. Já para quem procura melhores acomodações, é só dar uma esticada até Aracati. Lá existem hotéis e pousadas mais bem equipados e fica próximo.
Como chegar em Icapuí:
Partindo de Fortaleza, siga pela rodovia CE-040 até a BR-304, depois siga por essa rodovia até a altura de Aracati, depois siga pela CE-261 até a cidade de Icapuí.