Cidade de Fortim e Suas Praias Inesquecíveis

Hoje vamos falar um pouco sobre as belezas naturais da cidade de Fortim.

Se você quiser conhecer um lugar de muitas belezas naturais, povo hospitaleiro, ótimo artesanato, boa infraestrutura hoteleira e excelentes barracas de praia com comidas típicas variadas e deliciosas, não deixe de visitar a espetacular cidade de Fortim, um pequeno paraíso no litoral leste do estado do Ceará.

A Cidade de Fortim

cidade de Fortim
Cidade de Fortim

Essa aconchegante cidade fica aproximadamente a 130 km de Fortaleza, entre as também praianas e atrativas cidades de Aracati e Beberibe.

É navegando sobre as águas do rio Jaguaribe que você vai se apaixonar pela cidade de Fortim.

Essa aconchegante cidade possui lindas praias, manguezais e uma diversidade de atrações onde o visitante pode usufruir de cenários deslumbrantes em contato direto com a natureza.

O Passeio de Buggy

Um dos passeios mais procurados nas praias cearenses são os passeios de buggy e claro que na cidade de Fortim não é diferente.

O passeio começa passando pela floresta de Mandacaru. A floresta de mandacaru é uma vegetação típica do semiárido nordestino. Não é muito comum na praia, por isso é um dos pontos do passeio de buggy.

Depois passa pelo Pontal de Maceió, pelo Canto da Barra onde tem o encontro do rio Jaguaribe com mar.

Foz do Rio Jaguaribe na cidade de Fortim-Ce
Encontro do Rio Jaguaribe com o mar

Uma parada obrigatória no passeio é no farol, que é um símbolo da cidade de Fortim.

Praia do Farol

Praia do Farol - Fortim-CE
Praia do Farol – Fortim-CE

No passeio pela Praia do Farol você vai conhecer um pouco da história da cidade de Fortim.

O farol antes de ser transformado em farol, foi um pequeno Forte, por isso o nome de Fortim. Antigamente as pessoas falavam “fortinho”, mas depois de passados alguns anos, as pessoas foram simplificando e ficou FORTIM.

Depois disso, chegamos à Praia Pontal de Maceió em cujas falésias existem muitas grutas com piscinas naturais em seus interiores, onde é possível qualquer pessoa pode tomar banho.

Cavernas de Fortim

Algumas dessas cavernas tem o acesso um pouco difícil, mas dá para chegar. Porém só dar para visitar tais cavernas quando a maré está baixa.

Um dos pontos mais bonitos do passeio é o encontro do rio com o mar. O mar da praia de Fortim com o Rio Pirangi. Esse rio nasce entre as cidades de Quixadá e Quixeramobim, vindo desaguar no Oceano Atlântico.

Até os anos de 1980, nessa região existia a maior salina a céu aberto do mundo. Nessa época a cidade de Fortim era um dos maiores produtores de sal marinho do Brasil.

Para saber mais sobre a cidade de Fortim, leia também os seguintes artigos através destes links:

Município de Fortim

O Tour Pelo Rio Jaguaribe

6 Comments

Deixe um comentário