Cascavel: Águas Belas e Caponga Praias de Tirar o Fôlego
Cascavel é uma pequena cidade do Ceará que fica a aproximadamente 75 km de Fortaleza. Sua população é estimada em torno de 70 mil habitantes.
Cascavel
Segundo uma lenda local, a cidade tem esse nome porque teria sido construída em cima do ninho de uma cascavel gigante. Outra lenda, mais aceita, fala sobre os mercadores que transitavam na região e faziam parada debaixo de uma árvore que era infestada de cobras do tipo cascavel, e, por conta disso, passaram a chamar o local de passagem da cascavel.
Mas deixando as lendas de lado, vale salientar que essa região fora dominada no passado pelos holandeses (1640) e depois retomada pelos portugueses que a transformaram em entreposto comercial entre Fortaleza e Aracati na época dos charqueados ( carne bovina salgada na salmoura) e a partir daí a região ganhou bastante notoriedade economicamente.
A área mais densamente populosa é a zona litorânea. Sua economia é bastante diversificada. Possui um polo industrial composto por indústrias químicas, de bebidas, do vestuário, metalúrgica, mobiliário, produtos minerais, produtos alimentícios, calçados, etc. Além disso, no setor agrícola, produz caju, coco, cana-de-açúcar, mandioca, feijão e milho.
Outros setores que também merecem destaque, são o artesanato em cerâmica que é comercializado todos os sábados na Feira de São Bento, a maior feira livre do Ceará e o setor turístico, devido as belíssimas praias de Águas Belas, Barra Nova, Barra Velha, Balbino e Caponga, praias essas que ainda não são de todo bem estruturadas para o turismo, mas são muito atrativas para quem visita o lugar.
Praia de Águas Belas

A Praia de Águas Belas é um lugar bastante tranquilo, suas areias muito claras e o mar de águas cristalinas e tom esverdeado com um exuberante coqueiral e dunas que encantam nossa visão, são um cenário de magnífica beleza. Na maré baixa, o banho nas águas do Rio Malcozinhado é uma grande opção. Outra opção é fazer um passeio de barco pelo manguezal para apreciar a paisagem e a fauna e flora do lugar.
É uma praia com algumas barracas onde é possível saborear ótimos petiscos à beira-mar. Possui também casas de veraneio.
Praia de Barra Nova
É uma praia de areias fofas e claras, com trechos desertos e mar com barreiras de recifes que formam pequenas piscinas na maré baixa. Suas águas esverdeadas são mornas e relaxantes. Possui dunas e riachos de águas transparentes que formam mangues quando deságua no mar.
Abriga uma colônia de pescadores e possui um ancoradouro de jangadas. A infraestrutura ainda é precária, mas vale a pena visitar essa linda praia.
Praia de Barra Velha
É uma das praias mais tranquilas de Cascavel. É semi deserta de areia clara e fofa e sem infraestrutura turística. É uma praia para quem gosta de curtir mais a natureza. Abriga uma vila de pescadores.
Praia de Balbina
È uma praia isolada e deserta sem nenhuma estrutura turística. Possui mangues, lagoas, coqueirais e uma vila de pescadores. Está dentro de uma APA (Área de Proteção Ambiental).
Praia de Caponga

A Praia de Caponga situa-se em uma pequena enseada, com estreita faixa de areia e mar azul com boas ondas. Possui muitas dunas e coqueirais e tem um cajueiro idêntico ao de Pirangi no Rio Grande do Norte. É uma praia bastante simples e conta com boa infraestrutura turística, com hotéis, pousadas, restaurantes e barracas de praia além de muitas casas de veraneio.
Em julho acontece uma regata de jangadas, com a participação de todos os jangadeiros da região de Cascavel. É uma ocasião memorável e de extrema beleza no mar.
Onde se hospedar:
Hotel Jangadas da Caponga (85) 3334-8723
Village Barra Mar (85) 3335- 1088
Hotel La France (85) 3335- 1100
Hotel Biblos (85) 3335- 1045
Como Chegar:
Saindo de Fortaleza o acesso é pela BR-116 ou CE-040.
Adorei visitar este site, sempre tem artigos bons.
Obrigado Ricardo pelo comentário. Espero que continue nos honrando com sua visita. Abraço.