Bitupitá E Os Encantos da Praia de Pontal das Almas
Reduto de belezas naturais quase intocadas, onde a natureza se manifesta com todo seu apogeu em lindas paisagens composta de praias desertas, com dunas, coqueirais, foz de rios e o maior manguezal do estado do Ceará, assim são as Praias de Bitupitá e de Pontal das Almas em Barroquinha, uma pequena e hospitaleira cidade do litoral oeste cearense.
Considerada como uma das cidades mais tranquilas e aprazíveis do Ceará, essa cidade tem praias quase em estado selvagem, sem praticamente nenhuma interferência humana o que a torna mais autêntica e graciosa.
Com sua população próxima dos 15 mil habitantes ( estimativa IBGE 2015), Barroquinha apresenta diversas praias com cenários paradisíacos. Distante de Fortaleza 395 km, essa cidade apresenta uma boa estrutura turística, com hotéis e pousadas, restaurantes com cardápios à base de peixes como moqueca de arraia, camurupim ( um peixe muito saboroso e que é abundante na região), crustáceos e frutos do mar, além de comida tipicamente regional,como galinha caipira, baião de dois com macaxeira, etc. Na verdade a culinária local é riquíssima em aromas e sabores, basta visitar alguns locais para conferir.
Para quem está procurando belas paisagens em praias desertas ou semi-deserta, vale a pena conhecer as Praias de Bitupitá ( a mais famosa), Praia Nova, Praia de Curimã, Praia de Barra dos Remédios, Praia de Pontal das Almas ( um lugar de belezas indescritíveis), lagoas e a Foz dos Rios Timonha, Ubatuba, Chapada, Camelo e Carapina, já na divisa com o estado do Piauí.
Além de Bitupitá, considerada uma das mais belas praias do litoral oeste, você terá a oportunidade de conhecer outras lindas praias, com suas peculiaridades e atrativos, bem como o maior manguezal do estado do Ceará, formado na confluência dos cinco rios com suas ilhas e que fazem a separação dos estados do Ceará e Piauí.
Felizmente ou infelizmente a cidade de Barroquinha é pouco conhecida por turistas e até mesmo pelos cearenses e talvez por esse motivo suas praias sejam pouco frequentadas (com exceção para Bitupitá que é mais conhecida), fazendo com que ainda conservem seu estado primitivo e selvagem.
Seus pontos turísticos principais estão todos relacionados às praias e rios, como segue:
Praia de Bitupitá

Extensa praia retilínea com dunas brancas e coqueirais. Mar com ondas fortes provocadas por ventos que sopram constantemente. Possui uma pequena vila de pescadores que sobrevivem da pesca artesanal de peixes como cavala, camurupim, cioba, arraia entre outros e que são servidos nas barracas em forma de moquecas, fritos, cozidos (peixadas), agradando o paladar dos visitantes.
A praia de Bitupitá é a mais movimentada e conhecida da cidade e possui boa infraestrutura para receber os visitantes. Nessa praia também se realiza um dos melhores carnavais de praia de todo o litoral oeste do Ceará, ocasião em que fica superlotada de foliões que vem de vários locais do estado.
Praia Nova

Dunas e coqueirais compõem o cenário dessa praia de mar revolto. Também possui uma pequena vila de pescadores. Possui lagoas que podem ser acessadas através de trilhas por entre as dunas, mas que vale a pena conhecer e tomar um refrescante banho. Praia com pouquíssima estrutura turística, porém é uma belíssima praia.
Praia de Curimã
Praia primitiva e deserta, de difícil acesso, com muitas pedras em suas areias. Seu acesso pode ser através de uma estrada quando a maré está baixa ou de barco. Possui uma pequena lagoa e uma vila de pescadores. Praia sem infra-estrutura para receber os turistas, mas o pessoal da vila é bastante amigável e hospitaleiro.

Praia da Barra dos Remédios

Esta praia fica situada no sangradouro da Lagoa dos Remédios, que é uma lagoa formada pelas águas das chuvas que ficam represadas pelas dunas. É uma praia um pouco deserta, mas muito interessante de ser visitada, principalmente para um delicioso banho na lagoa.
Praia de Pontal das Almas

Uma das praias mais exuberantes e encantadoras de Barroquinha é a Praia de Pontal das Almas. Esta praia fica situada nas margens da foz dos rios Timonha, Ubatuba, Chapada, Carapina e Camelo, já na divisa com o estado do Piauí. A seu lado existe um grandioso, magnífico e admirável manguezal, com diversas espécies da fauna e flora litorânea do Nordeste brasileiro com seus ninhais e que faz o encantamento dos visitantes. Uma duna se estende no sentido das águas, formando uma pequena baía, onde é comum a pesca de caranguejos.

Além disso um passeio pelo mangue vale a pena, pois proporciona um contato direto com uma natureza quase intacta e selvagem. Esse é o maior manguezal existente no litoral cearense. Não perca a oportunidade de fazer esse passeio e conhecer o majestoso cenário da natureza intocada com todas as nuances de luzes e cores por ocasião do por de sol. É um espetáculo deslumbrante e um verdadeiro colírio para os olhos de quem aprecia e ama a natureza com toda sua força e pujança.
Os Rios

Quanto aos Rios Timonha, Ubatuba, Chapada, Camelo e Carapina, você terá a oportunidade de conhecê-los quando estiver visitando a Praia de Pontal das Almas. Esses rios deságuam no Oceano Atlântico e servem como marco divisório entre o Ceará e o Piauí. Em suas margens se forma o mais esplêndido manguezal do Ceará. Enfim, quem for a cidade de Barroquinha e não conhecer a Praia de Bitupitá e a Praia de Pontal das Almas, é como ir a Roma e não conhecer o Coliseu.
Como chegar:
Partindo de Fortaleza, pegue a rodovia CE-085 até a cidade de Barroquinha. Para chegar em Bitupitá pegue mais 27 km de estrada em aslfalto. A empresa Guanabara faz a linha Fortaleza/Barroquinha diariamente, consulte horários e preço pelo telefone 4005-1992.
Onde se hospedar:
Pousada Leste Mar (88) 3623.3120
Pousada Dunas (85) 9 8834.1389
Pousada Ronco do Mar (88) 3623.3162
Bitupitá, este candango filho de Forquilha (CE) – vou incluir nas próximas férias uma “paradinha” nesta praia pouco divulgada aqui em Brasília onde mora a maior colônia cearense em termos proporcionais.
Realmente o DF é um dos lugares que tem uma grande colônia cearense. Divulgue nosso blog para que mais pessoas conheçam as maravilhas de nossa terra. Não tem só praia não, tem serra e sertão. Veja mais. Obrigado pela visita e comentário.
Tudo de bom, progresso para o nosso Ceará, tenho o maior prazer e dever de fazer o espalho (a espalhação), conte comigo.
Obrigado pelo comentário José Bezerra. Fico feliz em saber que conto com seu apoio. Abraços.
São realmente lindas as praias comentadas e mostradas. Tive o privilégio de conhecê-las.
Obrigado pelo comentário Carlos. Volte sempre!