Barra do Ceará – Turismo Ecológico Dentro de Fortaleza
A Barra do Ceará
A Barra do Ceará é considerada como o primeiro núcleo do inicio da colonização portuguesa na cidade de Fortaleza. Tudo teria começado por volta do ano 1604, quando o Capitão-mor Pero Coelho construiu o Fortim de São Tiago, que foi destruído pelos ataques indígenas.
Em 1612, Martim Soares Moreno construiu no mesmo lugar do Fortim de São Tiago, o Fortim de São Sebastião. Em 1613, Jerônimo de Albuquerque visitou o fortim e convidou Soares Moreno a participar da expedição contra os franceses no Maranhão.
Quando retornou ao Ceará em 1621, Martim Soares Moreno encontrou o fortim em ruínas, mas reconstruiu-o e tratou de apaziguar os índios fornecendo-lhes sementes, mudas de cana-de-açúcar e animais, na expectativa de lançar as bases da Capitania.
Em 1637, o fortim foi tomado pelos holandeses George Gartsman e Henderick Huss, que depois foi assaltado e destruído por índios revoltosos (1644).
Apesar da Barra do Ceará ser o bairro mais antigo de Fortaleza, infelizmente não é tão cuidado pelos órgãos públicos como outros bairros da cidade.
Nos últimos anos a prefeitura tem melhorado a estrutura da Barra do Ceará, com a construção de avenidas amplas e bem sinalizadas, como a Avenida Vila do Mar, ligando todos os bairros costeiros da região oeste, construção de Centros de Arte e Cultura, policiamento ostensivo e muitas outras benfeitorias.
Praias da Barra do Ceará
O bairro possui duas praias: Praia das Goiabeiras e Praia da Barra
Praia das Goiabeiras

A Praia das Goiabeiras possui uma extensa faixa de areia com dunas e algumas barracas. É uma das mais bonitas praias urbanas de Fortaleza, porém suas águas quase sempre são impróprias para o banho. Antes de ir lá é bom pesquisar quais praias estão aptas para o banho.
Praia da Barra

Nela o Rio Ceará encontra-se com o mar e também faz a divisa do município de Caucaia e Fortaleza. Na Barra do Ceará pode-se apreciar um dos mais belos por do sol em Fortaleza.
No Polo de Lazer foi construída a Praça de Santiago, em homenagem a primeira fortificação erguida no local e cujo monumento foi doado pelo Governo da Espanha e é considerado o Marco Zero da cidade de Fortaleza.
Do outro lado do rio existem muitas barracas que oferecem cardápios variados e muito forró. A travessia do rio pode ser feita pela ponte sobre o rio ou através de pequenos barcos. Uma das vantagens de tomar banho nas águas tranquilas da Praia da Barra é poder tomar de água doce ou salgada.
A Praia da Barra é o lugar ideal para quem deseja relaxar junto à natureza, navegando pelo Rio Ceará a bordo de chalanas que fazem passeios diariamente.

O passeio pelas tranquilas águas do rio tem duração aproximada de 2 horas, com visita aos manguezais, fauna e flora existentes ao longo do percurso, conhecendo toda a magnífica beleza desse santuário ecológico em plena área urbana de Fortaleza.
Para quem aprecia um passeio noturno, os organizadores dos serviços de barcos dispõem de outros horários a disposição do visitante.
Este passeio turístico é pouco conhecido até pelos habitantes de Fortaleza. Vale a pena conhecer essa paisagem naturalmente preservada.
Muito bom esse blog, tô gostando de conhecer muitas praias.
Obrigado Jane, fico feliz que esteja gostando. Sempre tem praia nova a ser conhecida.
Abraço
Helio
Muito lindo esse lugar, adorei seu post sempre estou visitando seu blog.
Valeu Daniele, fico feliz e agradecido em saber que está gostando do blog.
Sou de Fortaleza, amo a praia da barra do ceará.
não conhecia esse passeio de barco nos mangue sais.
FRANCISCA – SP
Francisca estes passeios são muito interessantes, porque a gente conhece um pouco da fauna e flora no entorno do Rio Ceará e também um pouco da cultura dos índios Tabepas, que vivem na região. Vale a pena fazer estes passeios. Obrigado pela visita ao nosso site e volte sempre.