A Praia da Baleia e os Lençóis Baleienses: Um Fenômeno Espetacular!

A Praia da Baleia, localizada no município de Itapipoca, no litoral oeste do estado do Ceará, é um verdadeiro santuário ecológico, conservando ainda o esplendor e primitivismo de um lugar pouco conhecido e explorado.

A Praia da Baleia

A Praia da Baleia

Trata-se de um local que ainda preserva quase intocada toda a sua paisagem original, composta por dunas, lagoas e vastos coqueirais.

Seu lindo mar de águas esverdeadas, mornas e transparentes banhando sua extensa faixa de areia, é como um colírio para olhos ansiosos por vislumbrar natureza pura.

A Praia da Baleia fica na aconchegante Itapipoca, cidade que está distante aproximadamente 150 km de Fortaleza.

Itapipoca é considerada como uma cidade de porte médio conforme os padrões nordestinos.  É muito conhecida na região como a cidade dos três climas por apresentar distintamente o clima de sertão, de serra e de praia.

A Praia da Baleia fica a 55 km da sede do município de Itapipoca, uma vez que a cidade está mais para o lado do sertão e da serra.

A origem desse nome Baleia, é porque segundo as estórias locais, era muito frequente encalhar baleias nessa faixa de litoral cearense, porém, essas estórias nunca foram realmente comprovadas se são verdadeiras ou só conversa de pescador.

O fato é que há algum tempo atrás a ossada de um grande animal foi encontrada depois que uma forte maré escavou a areia, e está sendo estudada para comprovar se é realmente de baleia.

É um local que apresenta grande potencial turístico, com uma grande extensão de areia e um mar tranquilo de águas transparentes, cercada de coqueirais, dunas, lagoas, manguezais e jangadas, um cenário de exuberante beleza.

É um local bastante tranquilo e repousante, ideal para curtir com a família nos finais de semana.

O comércio é pequeno e sem a badalação noturna que ocorrem em outras praias como Canoa Quebrada ou Jericoacoara.

Os Lençóis Baleienses

Por trás das dunas encontra-se a Lagoa do Mato, um lugar onde a natureza continua intocada pelo homem, apresentando uma paisagem primitiva e exótica de extrema beleza.  É uma lagoa cercada de dunas e pequena vegetação.

Na época das chuvas, as lagoas acumulam bastante água e vão formando pequenos oásis entre as dunas, dando a aparência (embora que em menor proporção) aos famosos “Lençóis Maranhenses”,  e por isso são chamados de “Lençóis Baleienses”, conforme pode ser visto no vídeo abaixo.

Suas águas cristalinas são um convite para um refrescante banho e amenizar o calor da região.

Se você estiver procurando um lugar agradável e tranquilo para curtir a natureza junto com a família, um dos melhores locais é a Praia da Baleia.

Seu povo recebe o turista com toda a atenção e simpatia, aliada a uma estrutura de hospedagem simples e confortável, além de uma culinária de dar água na boca.

É por isso e muito mais que a Praia da Baleia é um lugar paradisíaco a ser visitado.

Apesar de possuir várias pousadas, a Praia da Baleia ainda conserva seu ar primitivo, mantendo o sossego e a tranquilidade de locais pouco habitados. É um lugar que merece ser visitado.

Onde ficar:

A maioria dos hotéis e pousadas ficam no município de Itapipoca.

Como a Praia da Baleia fica um pouco afastada da sede do município, existem linhas de ônibus fazendo o trajeto Itapipoca/ Baleia/Itapipoca, com horários a partir das 08:00 horas da manhã diariamente.

Como Chegar

Partindo de Fortaleza, o acesso a essa praia é feito por estrada asfaltada pelas rodovias CE-168 e CE-085.

 

 

 

 

 

 

 

2 Comments

Deixe um comentário