Taíba e Pecém: As Praias de São Gonçalo do Amarante

As Praias de Taíba e de Pecém são ótimas alternativas para quem procura praias calmas para praticar esportes náuticos não muito longe de Fortaleza. Ambas ficam a pouco mais de 50 km de Fortaleza.

A melhor delas é a praia da Taíba, pois está mais estruturada para receber os turistas, dispondo de várias pousadas, restaurantes, pequenos hotéis e pequeno comércio local. Com a construção do Porto de Pecém, a praia de mesmo nome também recebeu grandes melhorias e também já tem estrutura muito boa.  Mas se o turista  necessitar de algo mais sofisticado poderá recorrer a São Gonçalo do Amarante, a sede do município.

Praia de Taíba

Praia-da-Taiba
Praia da Taiba

Taiba significa pequena aldeia em língua tupi-guarani. É uma vila de pescadores que permanece ainda com seus traços originais, apesar do grande fluxo turístico nos últimos anos, que alterou a originalidade de alguns locais, Taíba  ainda conserva seu aspecto rústico e primitivo.

Possui pouca estrutura turística, porém tem muitos atrativos naturais. É um ótimo local para a prática de Surfe, Kite Surfe, Wind Surfe e Sand Board, ou para aqueles que querem um lugar tranquilo, sem muita badalação, mas com muitas opções de contato com a natureza.

Taíba,  o Distrito

A Praia da Taíba é distrito do município de São Gonçalo do Amarante, que fica  a aproximadamente 70  km de Fortaleza (litoral Oeste). É uma praia que se assemelha a um pequeno paraíso, com piscinas naturais, falésias, dunas, lagoas e muito sol o ano inteiro.

Com uma população em torno de 2.500 habitantes, que vive da pesca e do turismo, possui escolas, hospital, posto de combustível, farmácias, várias pousadas e restaurantes, pequenos mercadinhos onde só se encontra itens básicos, mas se houver necessidade de itens sofisticados é possível conseguir em São Gonçalo.

Nos meses  de julho a dezembro, os fortes e constantes ventos atraem kitesurfistas dos mais variados lugares do planeta, transformando Taíba num dos principais destinos para os praticantes desse esporte.

 

Praia do Pecém

Praia-do-Pecem
Praia do Pecém

A Praia do Pecém fica entre as Praias de Cumbuco e Paracuru, a 60 km de Fortaleza. É uma praia muito apropriada para a prática de surfe. Nela está instalado o Porto do Pecém, que juntamente com Porto do Mucuripe em Fortaleza, fazem o escoamento dos produtos cearenses para outros continentes.

É uma praia muito procurada pelos praticantes de esportes  náuticos por causa de suas águas calmas. No entanto, depois da instalação do porto está ficando meio esquecida,  sendo trocada por Taíba.

Próximo a Pecém, na vila Siupé, é possível a visita a Igreja de  Nossa Senhora da Soledade, construída pelos portugueses entre 1730 e 1737,  tombada pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e que guarda relíquias de imagens religiosas seculares. Nessa vila é possível adquirir bordados em ponto-de-cruz, feitos pelas artesãs locais. Vale uma visita.

 

Onde ficar:

Pousada Roane, Pousada Estrela do Oriente, Pousada Arco Mundial.

Como chegar:

Seguindo pela rodovia CE-085, chega-se a São Gonçalo. Ou pela BR-222 até o Anel Rodoviário, segue pela estrada à direita até o Porto do Pecém.

 

Deixe um comentário