Redenção : Ecoturismo Com Muito Lazer e Cultura

Distante apenas 55 km de Fortaleza, com uma população de 26.426 habitantes (IBGE-2010), o pequeno município de Redenção faz parte do Maciço de Baturité e por estar nessa região serrana, apresenta um clima bastante agradável com diversos atrativos.

Para o visitante que quer curtir um pouco de história e turismo ecológico, a cidade possui muitos atrativos naturais, como cachoeiras, balneários e represas, trilhas ecológicas por entre árvores que são resquícios de Mata Atlântica, uma exuberante flora e fauna. Além disso, Redenção tem muitos edifícios históricos que mostram um retrato do passado do Brasil Colonial.

Um Pouco da História de Redenção

Anteriormente chamada de Acarape, a cidade de Redenção pertencia ao município de Baturité, do qual era distrito policial até ser desmembrada em 28 de dezembro de 1868.

Em 1882 é criada a “Sociedade Redentora Acarapense”, esta sociedade composta por ilustres cidadãos da então Vila de Acarape, recebeu a visita de alguns componentes do movimento abolicionista, que na época já tomava conta do Brasil.

Dentre os ilustres abolicionistas, estiveram presentes Padre Guerra, Justiniano de Serpa, José Liberato Barroso, General Antônio Tibúrcio, José do Patrocínio e João Cordeiro, que vieram em comitiva  presenciar a alforria de 116 escravos da Vila em 1º de Janeiro de 1883 em frente a igreja matriz,  mas o fato histórico que libertou definitivamente todos os negros escravos ocorreu em 25 de Março de 1884, portanto, 5 anos antes da assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel.

O nome Redenção deve-se ao fato histórico de ter sido a primeira cidade brasileira a libertar totalmente seus escravos, porém o nome Redenção só foi oficializado em 1889.

Devido ao pioneirismo e também em reconhecimento na libertação dos escravos, a cidade de Redenção foi escolhida para sediar a UNILAB- Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, em 2009. Esta universidade federal recebe alunos de países de língua portuguesa dos continentes africano, asiático e de outros locais.

Algumas Atrações de Redenção Para Visitar

Cachoeira de Paracopeba

Cachoeira Paracopeba- Redenção -Ce
Cachoeira Paracopeba- Redenção -Ce

Uma cachoeira com 12 metros de altura e 25 metros de largura, incrustada  numa área de muitas árvores e muitas trilhas. Está localizada a 8 km da sede do município, na Estrada de Barra Nova. É um lugar ideal para o banho junto a natureza.

Balneário Lages

Balneário Lages - Redenção
Balneário Lages – Redenção

Este balneário fica numa barragem a 4 km  da sede municipal, com 30 metros de comprimento por 5 metro de largura. É muito utilizado para piqueniques. Possui serviço de restaurante e funciona diariamente.

Açude Acarape do Meio

Açude Acarape do Meio Redenção
Açude Acarape do Meio

Este açude represa o Rio Pacoti que durante muitos anos abastecia Fortaleza de água potável. Está localizado no Distrito de Barra Nova a 18 km de Redenção.

Sítio Livramento – Museu  Senzala Negro Liberto

Museu Senzala Negro Liberto - Redenção
Museu Senzala Negro Liberto

Logo na entrada de Redenção, às margens da estrada CE-060, fica este sítio construído em 1873 e que foi transformado no Museu Senzala Negro Liberto. Neste local foi concedido as cartas de alforria a todos os negros cativos em 25 de março de 1884.

O museu criado em 2003, é composto de Casa Grande, Senzala, Canavial, Engenhos e uma lojinha de produtos da região. Seu conjunto arquitetônico é original e bem conservado. A Casa Grande, a Senzala, o Canavial e o maquinário antigo  que ainda produz cachaça.

Na casa grande existem móveis e utensílios antigos, peças de decoração da época, coleção de cédulas antigas. Na senzala, estão os mais diversos objetos utilizados para punir os escravos considerados desobedientes ou rebeldes, como chicotes, correntes, objetos de tortura, algemas e gargalheiras que prendiam os escravos pelo pescoço.

Interior de Senzala - Redenção
Interior de Senzala
Senzala do Negro Liberto, no Engenho Livramento
Senzala do Negro Liberto

Neste museu o visitante conhecerá um pouco da triste história de um povo que foi trazido à força de sua terra natal para ser escravizado, torturado e tratado pior que os animais irracionais pelos senhores de engenho que viviam na opulência e luxúria.

Infelizmente é uma página suja da história do Brasil colonial, mas é preciso conhecer para que esse tipo de coisa seja definitivamente banido das mentes preconceituosas do nosso país.

Fazenda Gurguri – Senzala

Esta antiga senzala ainda conserva todos os objetos da época da escravidão, mantendo toda sua originalidade. Atualmente está transformada numa pousada com ótima estrutura para receber os visitantes. Fica a 18 km da sede municipal, na Serra do Gurguri.

O Monumento Negra Nua

Monumento Negra Nua

Trata-se um monumento localizado na entrada da cidade, em frente a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), retratando uma mulher negra nua, que dá graças às luzes do céu por sua liberdade.

Monte das Graças

Local com uma escadaria de 720 degraus que levam a um grande crucifixo e à imagem de Nossa Senhora das Graças. Está localizada na Serra do Cruzeiro.

Igreja de Nossa Senhora da Imaculada

Igreja de N.Sra. da Imaculada Conceição - Redenção

Em estilo românico e construída em 1868, esta igreja é um dos marcos do início do povoado e em frente a essa igreja foi assinada na presença de vários abolicionistas,  a carta de alforria de 116 escravos, que a partir daquela data 01.01.1883 ficaram libertos da escravidão no Ceará.

Capela de Santa Rita

Alto de Santa Rita Redenção
Alto de Santa Rita

Em  estilo gótico com sua escadaria de 109 degraus e que proporciona uma bonita vista da cidade.  E a Capela de São Miguel, também em estilo gótico.

Uma dica: Como Redenção fica no Maciço de Baturité, uma boa alternativa é conhecer outras cidades no entorno e apreciar as variadas atrações de cada cidade, pois todas elas ficam muito próximas umas das outras e o que não vai faltar é lugar diferente para desfrutar.

Onde ficar:

Hotel das Maracanãs – (85) 9 8707-2728

Pousada Santa Rita – (85) 9 8546-1607

Hotel Pousada Gurguri – (85) 9 8586-6686

Pousada Charm – (85) 3332-1183

 

Como chegar:

Você pode ir de carro próprio pela BR-116 ou pela CE-060 ou procurar as empresas que fazem o percurso Fortaleza/Redenção/Fortaleza no terminal rodoviário Engenheiro João Thomé que fica na Av. Borges de Melo.

Deixe um comentário