Quixaba, Lagoa do Mato e Retirinho – 3 Paraísos No Litoral Cearense

Localizadas no município  de Aracati, as  Praias  de Quixaba, Lagoa do Mato  e Retirinho, são verdadeiros paraísos perdidos  no litoral leste do Ceará.

Cada uma com seu encanto próprio, estas praias são muito atraentes para quem visita a região em busca de tranquilidade junto a natureza, apesar de serem próximas  da badalada Canoa Quebrada, elas ainda  conservam suas características rústicas.

Praia de Quixaba

Praia de Quixaba
Praia de Quixaba

Considerada uma das 10 mais belas praias do Ceará,  praia de Quixaba  fica 15 km de Aracati, a 5 km  da praia de Lagoa do Mato e a 8 km da praia de Canoa Quebrada. Para quem busca tranquilidade e romantismo  a paradisíaca praia de Quixaba é o lugar certo.

Além da tranquilidade de um delicioso banho de mar em suas águas transparentes e mornas, Quixaba oferece diversos atrativos ao visitante, como por exemplo,  um passeio de jangada com os pescadores, passeio pelas impressionantes falésias brancas e imenso coqueiral cobrindo a extensa praia de areias brancas.

Dezenas de barcos de pesca estacionam na praia trazendo camarões e peixes fresquinhos que atiçam o paladar para  degustar as  maravilhas da culinária regional. A comunidade da vila é muito amigável e hospitaleira e boa parte ainda vive da pesca artesanal.

Para quem aprecia frutos do mar, em setembro acontece o Festival do Camarão, onde existem várias atrações musicais com  artistas  locais e nacionais.  Outro atrativo é a apresentação da paixão de Cristo durante a Semana Santa. Vale conferir.

Quixaba possui ótima infraestrutura para receber o turista, com boas pousadas, restaurantes e barracas de praia, mas continua preservando sua rusticidade e simplicidade.

Praia de Lagoa do Mato

Garganta do Diabo - Praia de Lagoa do Mato
Garganta do Diabo – Praia de Lagoa do Mato

A praia de Lagoa do Mato fica a aproximadamente 20 km do centro da cidade de Aracati e a 5 km da praia de Quixaba, numa autêntica e sossegada vila de pescadores, pessoas simples e amigáveis.

É uma praia rústica com estreita faixa de areia, dunas, coqueirais, fontes de água mineral, grutas e falésias de cores variadas, como a famosa Garganta do Diabo, um lugar encantador.

Por possuir um banco de corais, esta praia é muito procurada para a prática de mergulho. Suas águas mornas e tranquilas são muito apropriadas para um gostoso banho de mar. É um passeio imperdível. Possui esse nome por ficar próximo à lagoa de mesmo nome.

Praia de Retirinho

Paredão de Falesias na Praia de Retirinho em Aracati CE
Paredão de Falésias na Praia de Retirinho

Esta praia não é muito visitada e por isso ainda conserva suas primitivas paisagens naturais. É outro pequeno paraíso no litoral cearense.

Possui um grande paredão de falésias coloridas,  com água doce corrente de frente para o mar e onde as mulheres do povoado costumam lavar roupas. É uma praia de águas calmas e mornas. Fica na enseada de Retiro Grande, já na divisa com o município de Icapuí.

Onde ficar

Pousada Rosa de Saron – www.pousadarosadesaron.net

Pousada e Restaurante da Lucia –(88) 3446-3020

 

Como chegar

Saindo de Fortaleza, siga pela rodovia CE-040 até Aracati. Depois pegue a BR-304 até a entrada para Canoa Quebrada/Majorlândia. Em Majorlândia virar à direita em direção a Quixaba.

 

Deixe um comentário