Preá: Uma Praia Naturalmente Tranquila Para Praticar Kitesurfe

Toda praia tem sua peculiaridade, sua característica, e com a Praia do Preá não podia ser diferente. Considerada como o melhor lugar do mundo para praticar kitesurf, por conta dos bons ventos que sopram na região. É uma  praia  que não possui obstáculos em suas águas que atrapalhem as acrobacias e manobras radicais tão presentes nesse maravilhoso e empolgante esporte aquático.

Kitesurf na Praia do Prea
Kitesurf na Praia do Preá

A Praia do Preá

Essa praia  era  totalmente desconhecida para a maioria das pessoas, pouco se ouvia falar nela, mas depois que os adeptos do kitesurf a descobriram como sendo o melhor lugar para a prática desse esporte, sua reputação ganhou notoriedade e atualmente é um lugar bastante procurado.

Os ventos na Praia do Preá chegam de 25 a 40 nós de velocidade, ideais para quem pratica o kitesurf, e segundo os kitesurfistas, essa praia é o melhor lugar do mundo para a prática do esporte, pois além de bons ventos, não existem obstáculos que impeçam as manobras que o esporte requer. A melhor época do ano é entre os meses de julho a dezembro, quando os ventos sopram mais fortes. Em Preá existe escola que ensina a praticar kitesurf, com pessoal bastante capacitado.

É uma praia composta por larga faixa de areia, mar de águas mornas  nos tons de azul, com dunas, lagoas, manguezais, muita natureza rústica e sossego. Sua comunidade é formada principalmente por pescadores, gente simples e humilde, mas muito gentil e hospitaleira que vive basicamente da pesca artesanal.

A Vila de Preá

A vila da Praia de Preá já conta com algumas pousadas, restaurantes, barracas de praia e pequeno comércio. As pousadas e restaurantes oferecem ótimas acomodações e excelentes refeições à base de peixes e frutos do mar, respectivamente e tudo  “fresquinho”,  pescado no mesmo dia ou no máximo no dia anterior. Em algumas pousadas o hóspede tem a possibilidade de apreciar um dos mais belos por de sol do litoral cearense.

Praia-de-Preá
Praia de Preá

A Praia do Preá é um lugar tranquilo e sossegado. Nela você encontra sossego para descansar da vida agitada das grandes cidades, ao som do mar com a brisa soprando suavemente em caminhadas pela orla marítima, em contato direto com a natureza rústica e preservada. Essa praia fica dentro da área do Parque Nacional de Jericoacoara, portanto área de proteção ambiental.

Localização

Preá fica a pouco mais de 12 km de Jericoacoara. Pertence ao município de Cruz, uma pequena cidade com pouco mais de 20 mil habitantes e que fica a 280 km de Fortaleza.

Por ser um lugar remoto, longe de casas lotéricas e agências bancárias, recomenda-se levar dinheiro em espécie para efetuar pagamentos, pois não são aceitos cartões de crédito ou débito.

Nessa praia tudo é muito simples a começar por seus moradores que em sua maioria é composta de pescadores, suas habitações ainda são muito rústicas sem muito conforto, apenas com o necessário para sobreviver, mas são pessoas bastante alegres e acolhedoras.

Praia-do-Preá
Pescadores na Praia do Preá

Para quem procura um contato direto com a natureza, num lugar tranquilo e rústico com paisagens de encher os olhos de tanta beleza, a Praia do Preá é o lugar indicado. Sua vida noturna resume-se a fazer passeios à beira mar sob a luz do luar e das estrelas ou apreciar a deliciosa culinária local.

Venha conhecer esse paraíso, curtir a natureza e quem sabe aprender a velejar de kitesurf.

 

Como chegar: Siga pela rodovia do Sol Poente(CE-085) no sentido para Jericoacoara.

 

 

 

Deixe um comentário