Praias do Ceará: Do Exotismo à Beleza Inesquecível

O Ceará e Suas Praias

Com um litoral repleto de belezas naturais, o Ceará é mesmo uma  terra abençoada.  Apesar  de ter de conviver com a escassez da água das chuvas, tem um dos mais belos litorais do Brasil. As inúmeras praias do Ceará são de extrema beleza e grandes atrativos, que deixam os visitantes dos quatro cantos do Brasil e do mundo extasiados.

O Ceará com seus 578 km de litoral apresenta  praias para todos os gostos, desde as mais tranquilas e sossegadas cercada de coqueirais,  dunas, lagoas, falésias com areias multicoloridas,  rios e mangues para descansar apreciando  a natureza ou praticando algum esporte aquático,  às mais conhecidas, frequentadas e agitadas como Canoa Quebrada e Jericoacoara, conhecidas internacionalmente.

Algumas praias do Ceará são  verdadeiros paraísos perdidos ou esquecidos na imensidão desse incontestável litoral de magnífica beleza banhado por um mar de águas verde-esmeralda, às vezes azul-turquesa para deleite do visitante. Algumas praticamente desertas,  ainda conservam seu primitivismo, com suas vilas de pescadores.

Além das praias acima citadas, merecem destaque as seguintes praias :Cumbuco,  Flexeiras, Lagoinha, Arpoeiras  pelo litoral oeste e Prainha do Canto Verde, Ponta Grossa, Praia das Fontes, Caponga pelo litoral leste, cujas imagens mostramos abaixo para que você tenha uma ideia das belas praias do litoral cearense.

Litoral Oeste do Ceará

Praia-do-Cumbuco
Praia-do-Cumbuco
Praia de Flexeiras -Ceará
Praia de Flexeiras -Ceará
Praia-de-Lagoinha- Ceará
Praia-de-Lagoinha- Paraipaba
Praia de Arpoeiras - Acarau-Ceará
Praia de Arpoeiras – Acarau

 

Litoral Leste do Ceará

Prainha do Canto Verde - Ce
Prainha do Canto Verde
Praia-de-Ponta-Grossa
Praia-de-Ponta-Grossa
Praia-das-Fontes-Ceará
Praia-das-Fontes-Ceará
Praia da Caponga
Praia da Caponga

Essas praias estão localizadas tanto litoral leste quanto no litoral oeste, considerando como ponto de partida Fortaleza e a maioria delas está  bem dotada de estrutura para receber o turista, com hotéis, pousadas, barracas, bares e restaurantes.

Com  uma  gastronomia marcante e peculiar em  cada praia, o Ceará  apresenta  uma variedade inigualável de componentes em seus cardápios à base de peixes, crustáceos e frutos do mar,  que deixam qualquer um com água na boca. Pratos tendo a  lagosta e o  camarão como ingredientes básicos,   são comuns na maioria dos restaurantes  das praias cearenses.

Outras  só  oferecem a alternativa da prática de esportes aquáticos como surfe, windesurfe, bodyboard, etc. É  o caso da Praia do Titanzinho, considerada a melhor praia para a prática de surfe em Fortaleza.

 

Praia do Titanzinho.

Praia do Titanzinho
Praia do Titanzinho

Trata-se de uma  pequena praia com ondas fortes e mais apropriada para esportes náuticos, como surfe, windsurfe. Mas o esporte mais praticado é o surfe. É considerada a melhor praia para a prática de surfe em Fortaleza.  Está   separada da Praia do Futuro pelo “molhe” do porto do Mucuripe.

Nessa praia já foram revelados grandes expoentes do surfe brasileiro, como a  Maria das Graças Tavares Brito, mais conhecida como Tita Tavares que foi tetra campeão brasileira, chegando a ocupar a 4ª posição no ranking das melhores do mundo e que em 1996, foi a 1ª mulher a conseguir nota 10 por unanimidade dos juízes da WQS, divisão que dá acesso à elite do surf mundial e do qual é bicampeã.

Surfe na Praia do Titanzinho
Surfe na Praia do Titanzinho

Infelizmente é uma praia sem  nenhuma estrutura para turistas sendo utilizada basicamente para prática de surfe. Na verdade é o “point” do surfe  em Fortaleza.

Seu único atrativo é o Farol do Mucuripe ou Farol Velho como é chamado pela população e que foi transformado em museu: o Museu do Jangadeiro, onde estão expostos peças, documentos,  artefatos e apetrechos utilizados pelos jangadeiros, estes verdadeiros aventureiros do mar em sua lida diária em cima de suas rústicas jangadas, que são um dos símbolos do Ceará.

Fica logo  após a Porto  de Mucuripe, e antes da Praia do Futuro, a principal praia de Fortaleza.

 

 

 

 

 

 

2 Comments

Deixe um comentário