Praias de Camocim: Onde A Natureza Mostra Seus Encantos

Camocim

Com uma população em torno de 65 mil habitantes, a centenária cidade de Camocim é o penúltimo  município do litoral oeste do Ceará. Fica na foz do Rio Coreaú. Suas  praias  são de uma beleza única, pois conservam-se primitivas,  quase virgens.

Seus casarões  datados do século XIX ,  conservam um pouco do apogeu desse antigo porto cearense. Sua economia  principal é a pesca e o comércio. Na época do carnaval, esta cidade recebe um grande número de foliões que vêm das mais diferentes localidades quando sua população  chega a duplicar.

É uma cidade dotada de boa infraestrutura turística, com bons hotéis,  pousadas e restaurantes.

 Atrativos principais são:

Estuário do Rio Coreaú

Estuario-do-Rio-Coreau-Camocim
Estuário do Rio Coreaú

Saindo da cidade, percorre-se o Rio Coreaú de barco por cerca de 20 km, numa excursão de contato com a natureza, onde avistam-se caranguejos nos manguezais, aves marinhas, salinas e toda uma flora quase intacta. É um passeio bastante emocionante e imperdível.

Ilha do Amor

Ilha-do-Amor-Camocim
Ilha do Amor

A Ilha do Amor está localizada em frente à cidade. Nela encontramos manguezais, dunas e praias. É muito visitada por turistas e banhistas, que atravessam de barco o Rio Coreaú para desfrutar de suas praias saboreando suculentos caranguejos nas barracas em sua orla.

Da ilha tem-se uma visão geral da cidade, com suas casas e barcos ancorados  ao longo do calçadão que margeia o rio.

Praia das Barreiras

Praia-das-Barreiras-Camocim
Praia das Barreiras

A Praia das Barreiras fica a 3 km do centro de Camocim, na foz do Rio Coreaú. Do alto de suas falésias tem-se uma visão panorâmica de grande parte da cidade, abrangendo a Praia das Imburanas, as brancas dunas da Ilha do Amor, os manguezais e a orla marítima do município.

Praia do Farol do Trapiá

Praia-do-Farol-do-Trapia-Camocim
Praia do Farol do Trapiá

Nesta praia que fica 2 km depois da Praia de Barreiras, existe uma barraca de praia com infraestrutura completa, contando com restaurante de comidas típicas, baseadas  em peixes e frutos do mar.

Praia de Maceió

Praia-de-Maceio-Camocim
Praia de Maceió

Esta praia fica a 15 km do centro de Camocim, localiza-se na vila de pescadores de mesmo nome. É um lugar com bonitos coqueirais, casas de veraneio e uma extensa faixa de areia, onde  nos últimos anos recebeu a estrutura de bares, restaurantes e barracas e aumentou a frequência de visitantes.

Praia das Carnaúbas

Praia-das-Carnaubas-Camocim
Praia das Carnaúbas

É uma praia totalmente virgem. É ideal para os amantes do ecoturismo por ser um lugar de natureza praticamente intocada. Fica entre as Praias do Farol do Trapiá e  de Maceió. Está a 12 km da cidade seguindo pela orla.

Praia da Barrinha

Praia-da-Barrinha-Camocim
Praia da Barrinha

Suas areias brancas e vermelhas formam um belo visual. É um lugar habitado por um grupo de pescadores que fixou  residência em torno do imenso coqueiral que existe no local. Esta praia fica a 21 km de Camocim. Seu acesso é por veículo com tração 4×4, a partir da Praia de Maceió.

Praia de  Tatajuba

Praia-de-Tatajuba-Camocim
Praia de Tatajuba

Essa praia fica 40 km a leste de Camocim e a 25 km a oeste de Jericoacoara e está dentro do Parque Nacional de Jericoacoara, mas pertence a Camocim. O percurso para chegar nessa praia pode ser feito pela orla marítima, após travessia do Rio Coreaú.

É uma pequena vila de pescadores, que foi soterrada pela ação do vento nas dunas e foi reconstruída em outro local, por esse motivo alguns chamam de Nova Tatajuba. O lugar é paradisíaco, com belíssimas dunas brancas, mar calmo, coqueirais, mangues e lagoas de águas transparentes. Existe uma duna chamada Morro Branco, que é considerada com uma das mais altas do litoral cearense.

É um lugar bastante primitivo, pois ainda não dispõe nem de energia elétrica. Essa vila, segundo alguns moradores, lembra Jericoacoara muitos anos atrás, antes da descoberta pela indústria do turismo.

Um dos atrativos principais de Tatajuba é a Lagoa da Torta, onde um delicioso e refrescante banho em suas águas cristalinas, deixa qualquer visitante rejuvenescido.

Lagoa-da-Torta-Camocim
Lagoa da Torta

Praia das Imburanas

Praia-das-Imburanas-Camocim
Praia das Imburanas

Totalmente virgem, essa praia é própria para o ecoturismo. É uma barra com vegetação de mangue e dunas coloridas. Seu acesso é um pouco difícil, mas vale a pena conhecer essa praia.

Praia do Guriú

Praia-do-Guriu-Camocim
Praia do Guriú

É uma tranquila vila de pescadores no alto de uma duna. Fica ao lado do Rio Guriú. Sua larga faixa de areia branca e fofa está cercada por coqueirais e mangue.

Lago Seco

Lago-Seco-Camocim
Lago Seco

É um lago dentro perímetro urbano da cidade muito frequentado por banhistas e praticantes de esportes aquáticos.

Praia do Xavier

Praia-do-Xavier-Camocim
Praia do Xavier

É uma praia de grande extensão que vai até a Barra dos Remédios no município de Barroquinha no extremo oeste do Ceará. É considerada uma das mais belas praias de Camocim, ficando a 29 km de distância.

Onde Ficar: A cidade de Camocim está bem estruturada para receber os visitantes. Possui bons hotéis e pousadas, bons restaurantes e todos os serviços que uma cidade de médio porte pode oferecer.

Como chegar :

Camocim fica a 380 km de Fortaleza, com acesso pela BR-222/CE-085/CE-362.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário