Praia do Futuro: Barracas Com Estruturas Cinematográficas

A Praia do Futuro é certamente a melhor, maior e mais bonita praia urbana de Fortaleza. A começar por sua extensão de quase 7 km de praia. É também a praia preferida pelos fortalezenses e turistas que visitam Fortaleza.  Nela o visitante pode tomar banho tranquilamente, pois quase não há poluição de suas águas.

Fortes ventos formam ondas altas e fortes, ideais para a prática de surfe e windsurfe. O turista desavisado e afoito, precisa tomar muito cuidado quando for mergulhar nessa praia pois ela possui uma correnteza abaixo da superfície que arrasta a pessoa para o alto mar e o perigo de afogar-se  é iminente, fora isso, essa praia é sensacional.

A Praia do Futuro

Praia-do-Futuro
Praia-do-Futuro

A grande atração da Praia do Futuro,  são suas barracas, bem maiores e com uma grande infraestrutura se comparadas às barracas de Meireles e Mucuripe onde a infraestrutura é bem modesta.

Caranguejo ao leite de coco, escondidinho de carne de sol, camarão ao alho e óleo, peixe frito ou assado, lagosta ao molho e mais uma variedade de pratos regionais são algumas das iguarias gastronômicas que você encontra nas barracas da Praia do Futuro.

 

Algumas Barracas da Praia do Futuro

Barraca do Pipoca

Barraca-do-Pipoca-Praia-do-Futuro
Barraca-do-Pipoca-Praia-do-Futuro

Ambiente simples e petiscos deliciosos. O caranguejo acompanhado de leite de coco e farofa, lidera os pedidos. Outra boa pedida é o filé de pargo gratinado ao molho branco, acompanhado de banana frita e arroz.

 Chico do Caranguejo

Barraca-Chico-do-Caranguejo-na-Praia-do-Futuro
Barraca-Chico-do-Caranguejo-na-Praia-do-Futuro

Foi nessa barraca que começou a tradição de comer caranguejo nas noites de quinta feira em Fortaleza. Além do crustáceo, muitos outros petiscos incrementam o cardápio. Nas noites de quinta feira a casa fica superlotada. Aos sábados e domingos, a barraca oferece música ao vivo a partir de meio-dia.

 CrocoBeach

Barraca-Crocobeach-na-Praia-do-Futuro
Barraca-Crocobeach-na-Praia-do-Futuro

O complexo CrocoBeach é um espaço completo, com restaurante, bar, sorveteria, piscinas, sauna, loja de souvenir, espaço para festas e salão de beleza. O Espaço Iracema é um restaurante com capacidade para 1200 pessoas. O Espaço VIP acomoda mais 300 pessoas. Além dos frutos do mar, o cardápio oferece carnes, massas e lanches. Apresentações de bandas de rock/pop, forró e axé, DJ’s e humoristas. Na área para crianças, um palhaço comanda a diversão.

Itapariká

Barraca-Itapariká-na-Praia-do-Futuro
Barraca-Itapariká-na-Praia-do-Futuro

Essa barraca é uma das responsáveis por colocar Fortaleza como a capital com maior infraestrutura à beira-mar. São 10 mil m2 de área. Quatrocentos coqueiros completam o cenário encantador e proporcionam sombra para quem não quer se expor ao sol. É uma das barracas mais antigas, surgida na década de 1980. O lugar é ideal para levar crianças, já que possui um dos maiores parques aquáticos da Praia do Futuro.

 Marulho

Barraca- Marulho-na-Praia-do-Futuro
Barraca- Marulho-na-Praia-do-Futuro

Um lugar para contemplar o mar e se divertir. Assim é a Marulho, barraca que, em 2014, adotou um modelo de qualidade no atendimento, preparo dos pratos e bebidas e pretende se tornar referência para as demais barracas da Praia do Futuro.

Uma das delícias da cozinha é o camarão no coco, servido com coco verde e arroz puxado na castanha de caju. A Marulho também é um lugar para os amantes da surf music, com shows ao vivo, todas às sextas-feiras.

  Terra do Sol

Barraca-Terra-do-Sol-na-Praia-do-Futuro
Barraca-Terra-do-Sol-na-Praia-do-Futuro

O slogan dessa barraca promete “tudo de bom em um só lugar”. A barraca Terra do Sol, inaugurada em 1992, é uma das mais movimentadas da Praia do Futuro, com uma clientela fiel. Destaca-se por sua cozinha de qualidade e estrutura aconchegante, com espaço infantil.

Um dos grandes sucessos  do cardápio é o delicioso arroz de camarão, mas, além dos frutos do mar, a barraca oferece também outros pratos típicos, que são muito apreciados.

 Vila Galé

Barraca- Vila-Galé-na-Praia-do-Futuro
Barraca- Vila-Galé-na-Praia-do-Futuro

Integrada ao complexo do Hotel Vila Galé, a barraca é aberta ao público em geral das 9 horas às 17 30 min. No cardápio, pratos típicos da praia, como camarão ao alho e óleo ou a porção de carne de sol com macaxeira para entrada e a peixada cearense para o almoço. Aos sábados tem feijoada e às quintas, luau romântico com música ao vivo. Sua capacidade é de 500 pessoas.

 Vira Verão

Barraca-Vira-Verão-na-Praia-do-Futuro
Barraca-Vira-Verão-na-Praia-do-Futuro

Inaugurada no ano 2000, esta barraca é uma das preferidas da juventude fortalezense. Seja com o pé na areia ou bem acomodado no gramado, o cliente pode degustar petiscos com cerveja gelada.

Dispõe de quiosques e guarda-sóis, pontos de ducha, playground infantil, seguranças e estacionamento. No fim da tarde, a barraca vira point de surfistas. Um dos destaques da cozinha é o escondidinho de carne de sol. Às quintas-feiras tem  música ao vivo.

Vojnilô Praia

Barraca-Vojnilô-Praia-do-Futuro
Barraca-Vojnilô-Praia-do-Futuro

Uma barraca de praia com proposta de espaço esteticamente diferenciada, confortável e requintada. A decoração do ambiente tem inspiração grega. É a única barraca com sommelier e uma ampla carta de vinhos.

Todas as barracas ficam na Avenida Zezé Diogo ou Avenida Dioguinho como é mais conhecida e nenhuma delas fica colada a outra. Lembrando que são mais de 40 barracas.

As grandes barracas disponibilizam centenas mesas na areia da praia, bem como dentro da barraca. Algumas têm estrutura comparada a hotéis, com piscinas e toboágua,  play ground, palco para shows musicais e de humor.

O visitante pode aproveitar para curtir  todo o dia e a noite nessas barracas, pois terá muita diversão a usufruir.

.

Por que Praia do Futuro?

Acredito que você deve estar curioso para saber o por quê do nome Praia do Futuro, não é mesmo?

Na década de 1960, essa região era totalmente desabitada e coberta de mata nativa, não existia nenhuma habitação.

Um empresário do ramo imobiliário, não deu muita importância a isso e  comprou alguns lotes de terra nessa área para investimento. Alguns amigos deste empresário zombaram dele por investir num lugar tão desabitado. Ele retrucou: “ Esta  praia será a Praia do Futuro”, acreditando num grandioso crescimento imobiliário e  super valorização  da região.

Porém, ele só não contava com o capricho da natureza que fez com que o mar tivesse o segundo maior índice de salinidade do mundo, ficando abaixo apenas do Mar Morto no Estado de Israel.

A maresia é tão intensa e corrosiva que torna o local pouco atrativo para grandes investimentos imobiliários.

O contraste entre o bairro meio abandonado, sem prédios luxuosos é muito grande em relação às barracas cinematográficas, entretanto é a melhor praia urbana de Fortaleza.

Devido seu isolamento, a Praia do Futuro não oferece a mesma segurança que as outras praias urbanas. Pode parecer exagero, mas infelizmente o perigo é real. Não é um lugar para se caminhar sozinho nem durante o dia, muito menos à noite, nos dias em que as barracas abrem para shows musicais ou de humor e para a famosa caranguejada das quintas-feiras.

Para garantir maior segurança, o governo estadual instalou recentemente um destacamento da Polícia Militar numa praça que fica no final da Avenida Santos Dumont (uma das vias de acesso a Praia do Futuro).

 

 

 

 

.

 

2 Comments

Deixe um comentário