A Praia de Meireles e de Mucuripe: Duas Praias Interligadas

A praia de Meireles e a de Mucuripe são duas praias que estão praticamente interligadas, pois não existe uma divisão muito visível de onde uma termina e a outra começa. São as praias que concentram a maioria dos hotéis e restaurantes da orla de Fortaleza.

 Praia de Meireles

Praia-de-Meireles
Vista aérea da Praia do Meireles.

É a praia urbana de Fortaleza mais arborizada, ela fica entre a Praia de Iracema e a do Mucuripe.  Possui uma grande quantidade de barracas onde os visitantes podem desfrutar de boa comida à base de peixes, camarões, lagosta e frutos do mar. Suas barracas  não são tão equipadas  como as da Praia do Futuro, mas cumprem sua função se o visitante não for muito exigente, mas caso o visitante queira algo mais requintado, existem excelentes restaurantes nas proximidades.

Seu calçadão é muito utilizado pelos fortalezenses e visitantes para a prática de exercícios em longas caminhadas matinais tomando uma água de coco e sentindo a brisa que sopra do mar suavemente.

Feirinha da Beira Mar

Feirinha-da-Beira-Mar
Feira-de-artesanato-na-beira-mar-Praia-de-Meireles

No mesmo calçadão nas proximidades do Clube Náutico, acontece diariamente a partir das 17:00 h, a feirinha da beira mar. Trata-se de uma feira onde são  comercializados  os mais variados produtos do artesanato cearense, como renda de bilro, labirintos, caminho de mesa e uma infinidades de outros itens  que o visitante pode comprar para levar de lembrança, além de castanhas de caju e doces de frutas típicas do Nordeste.  É uma área bastante movimentada durante todo o dia e grande parte da noite, já que muitos hotéis estão localizados nas suas imediações.

Por concentrar   grande número de hotéis, lojas e serviços turísticos, muitas  vans que oferecem passeios turísticos pela cidade e praias mais distantes, têm esse local  como ponto de partida/chegada.

Praia de Mucuripe

Praia-do-Mucuripe
Praia do Mucuripe

A praia de Mucuripe é na verdade uma continuação da Praia de Meireles, visto que não há uma linha divisória que identifique claramente. É a praia das velas do Mucuripe, cantada nos versos da música do cantor Fagner.  Tem também calçadão, porém mais estreito, mas que não impede uma boa caminhada.

Neste calçadão há um monumento em homenagem aos três personagens principais do romance  “Iracema”  de José de Alencar: Iracema (a índia), Martim (o conquistador português) e Moacir (o filho do casal). Este monumento data de 1965, foi o primeiro construído para homenagear o personagem principal do livro de Alencar, entretanto, existe outro monumento na praia de  mesmo nome, que retrata a índia guerreira.

Próximo ao Porto do Mucuripe, no final da praia, vê-se uma grande quantidade de jangadas e barcos ancorados. Algumas dessas jangadas podem ser alugadas pelos turistas para pequenos passeios, acompanhados por jangadeiros experientes.

Mercado dos Peixes

Mercado-dos-Peixes
Mercado dos Peixes – Mucuripe

No final da avenida beira-mar existe o  mercado de peixes e frutos do mar que foi inaugurado recentemente ,  onde o turista encontra camarão, lagosta, lulas, crustáceos e peixes os mais variados a preços módicos e que o visitante pode comprar e mandar preparar no próprio local e se deliciar na hora.

Além disso, é nessa região onde estão localizados os melhores hotéis  e os melhores restaurantes especializados em peixes e frutos do mar da cidade.

Passeios de Veleiros

Veleiro na Orla de Fortaleza
Veleiro na Orla de Fortaleza

No Mucuripe, existem barcos grandes tipo escuna, veleiro e catamarã, que fazem passeios pela orla de Fortaleza levando dezenas de pessoas para apreciar a paisagem da cidade  de outro ângulo.

O passeio inicia  no Mucuripe, passando por várias praias ao longo da orla de Fortaleza indo até a Praia Mansa na altura do Marina Park Hotel  e retornando ao ponto de origem. O passeio tem duração de 2 horas com saídas diárias às 10 e 16 horas.

A Associação dos Veleiros de Fortaleza possui três dos quatro veleiros certificados pela Capitania dos Portos. Os veleiros Philosophy, Pérola Negra e Dragão do Mar têm capacidade máxima de 70, 67 e 54 passageiros respectivamente.

Para reservas (85) 3263.1085.

 

 

4 Comments

Deixe um comentário