Praia de Jericoacoara e Seus Cenários Paradisíacos

Em  Jericoacoara no Ceará, as ruas são cobertas de areia. A Praia de Jericoacoara se estende por quilômetros e o tempo parece passar mais devagar. Cenários paradisíacos,  gastronomia pra detonar qualquer dieta e uma noite  agitadíssima, assim é a Praia de Jericoacoara.

Praia de Jericoacoara

A Praia de Jericoacoara ou Jeri, fica na cidade de Jijoca de Jericoacoara, no  litoral oeste do Ceará, a  300 quilômetros de Fortaleza. A Praia de Jericoacoara  é considerada uma das praias mais bonitas do mundo,  mas como nada é perfeito, para chegar a esse paraíso dá muito trabalho.

Tem que ser bom de roda para encarar as dunas. Os veículos sem tração especial costumam ficar pelo caminho. uma boa para quem não vem de carro, é o pau de arara.

Praia de Tatajuba

Praia-de-Tatajuba-Camocim
Praia-de-Tatajuba-Camocim

Já na Praia de Jericoacoara, é deixar a mala no hotel e voltar pra conhecer a Praia de Tatajuba e a antiga vila de pescadores soterrada pelas dunas. São 60 quilômetros de buggy. Use e abuse do protetor solar e não se esqueça dos óculos escuros.

No Mangue Seco,  somos recebidos por caranguejos vermelhos e nada contra eles não,  são até muito bonitinhos, mas nosso objetivo é achar os cavalos marinhos. Por terem poucas nadadeiras, eles se escondem nas águas calmas da margem. Conseguimos encontrar um cavalo marinho. É um macho e não podemos tocar com as mãos. Uma curiosidade: é o cavalo marinho macho que engravida.

Após a travessia de balsa até Camocim,  pegamos a trilha entre raízes suspensas para chegar às ruínas da vila de pescadores. É hora de voltar a Jeri para matar a fome. No cardápio uma delícia da culinária local: camarão com manga.

Kitesurf na Praia de Jericoacoara

À tarde é ideal para se aventurar em esportes que dependem de vento como Kitesurf.  Depois de um curso básico,  dá até para velejar sozinho. Se sobrar disposição, encare alguns quilômetros de caminhada até a Pedra Furada: o percurso não é moleza, num sobe e desce que maltrata os pés.

A Praia de Jericoacoara  também é famosa pelas festas. Elas têm hora para acabar, mas começam tarde, de meia-noite em diante ou seja,  tá pra dormir um pouquinho antes de sair. Atualmente o samba é a nova sensação da Praia de Jericoacoara.

Lagoa do Paraíso

Lagoa do Paraíso - Jijoca de Jericoacoara
Lagoa do Paraíso – Jijoca de Jericoacoara

Começamos nosso segundo dia com o passeio das lagoas. No caminho, a árvore da preguiça,  que se deitou por causa do vento. Muitas lagoas secam na estiagem e só voltam a encher a partir de janeiro.  Bem vindos à Lagoa do Paraíso, a água quente e limpa atrai famílias e casais apaixonados. Este é um dos locais mais visitados pelas pessoas que vêm à Jericoacoara.

Duna do Por do Sol

Duna do Por do Sol - Praia de Jericoacoara
Duna do Por do Sol –
Praia de Jericoacoara

No fim de tarde começa uma espécie de procissão até Duna do Pôr do Sol para um espetáculo que não vai mais sair da memória:  “A gente fica renovada né? Com um pôr do sol desse maravilhoso,  dá uma esperança para a gente viver cada dia melhor”.

Deixe um comentário