Praia de Iracema – O Lado Boêmio de Uma Linda Cidade

Muito  utilizada pela moçada que pratica surf, pois tem ondas de bom tamanho para esse esporte. A  Praia de Iracema também é o lugar ideal em Fortaleza para os apreciadores do por do sol, principalmente se for assistir da Ponte dos Ingleses, onde a partir das 17 horas o movimento de frequentadores começa a crescer.

Como não possui estrutura  de barracas e nem coqueirais, é pouco frequentada durante o dia por turistas, porém quando cai a noite, esta praia transforma-se numa gigantesca área de diversão, com várias opções para o visitante escolher.

Praia de Iracema

Praia-de-Iracema-Fortaleza
Praia de Iracema- Fortaleza

 O Point da Boemia

Em homenagem ao  personagem principal do romance homônimo de José de Alencar, esta praia recebeu este nome porque de acordo com o  referido romance, Iracema gostava de banhar-se nas águas dessa praia.

È uma praia de poucos atrativos, pois não dispõe de infraestrutura durante o dia para melhor atender ao turista que visita Fortaleza.

Estatua de Iracema
Estátua de Iracema Guerreira

Esta é a mais central das praias urbanas de Fortaleza e tem razoável frequência de banhistas oriundos da própria cidade. Não tem estrutura de barracas nem tampouco de coqueirais, entretanto fica de frente para alguns hotéis e restaurantes, onde pode-se desfrutar de ótimas refeições a base de peixes e frutos do mar.

Devido a grande concentração de bares, restaurantes e boates e  muitas alternativas de diversão, a Praia de Iracema é conhecida como a “ Praia dos Boêmios.” É uma praia muito utilizada por praticantes de surf.

Ponte dos Ingleses

Ao cair da tarde, os amantes de diversão começam a dirigir-se para a Praia de Iracema, onde assistem ao por do sol a partir da Ponte dos Ingleses, que foi o primeiro porto de Fortaleza.

Ponte Metálica
Ponte dos Ingleses – Praia de Iracema

Atualmente a ponte abriga quiosques e um mirante para estudo dos golfinhos rotatores. Estes mamíferos marinhos sempre aparecem à tarde em cardumes dando saltos e girando em torno de si mesmos. É um espetáculo bonito de se ver.

Com o intuito de revitalizar a Praia de Iracema, seus arredores e até mesmo incrementar o fluxo turístico no Ceará,  o governo do estado iniciou um projeto para a construção de um imenso aquário cuja localização será ao lado da Ponte dos Ingleses e conforme o projeto será o terceiro maior do mundo e o maior da América Latina. Entretanto a obra está paralisada.

Aquário-do-Ceará
Aquário do Ceará (maquete)

Logo que a noite chega,  bares, restaurantes e boates começam a funcionar oferecendo diversas opções de diversão e sabores. Rock, blues, jazz, música eletrônica, forró são algumas das alternativas musicais.

Estoril que  já foi casino dos soldados americanos na época da Segunda Guerra Mundial, foi clube social,  atualmente é um  restaurante de comidas típicas com música ao vivo, fica  nas proximidades da Ponte dos Ingleses e do Pirata Bar na Rua dos Tabajaras,  a rua que concentra a maioria dos bares e restaurantes.

Restaurante Estoril - Praia de Iracema
Restaurante Estoril – Praia de Iracema

 

 

Pirata Bar

Para quem gosta de dançar forró, o Pirata abre suas portas somente às segundas feiras com inicio as 20:00 h indo até às 05:00. É um lugar espaçoso que acomoda mais de 1.000 pessoas. Esta casa de diversão foi mencionada na década de 1980 como o lugar mais agitado do mundo às segundas feiras, por um grande jornal americano.

Centro Cultural Dragão do Mar

Centro-de-Arte-e-Cultura-Dragão-do-Mar- Fortaleza
Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar – Fortaleza

Além disso,  no entorno da Praia de Iracema, tem o  Centro Cultural Dragão do Mar, onde  várias casas de shows . bares e restaurantes oferecem  as mais variadas opções musicais e gastronômicas. O próprio Dragão do Mar oferece alguns espetáculos artístico-culturais.

Também existe o Aterro de Iracema, onde acontecem grandes shows ao ar livre com artistas locais e nacionais, com capacidade de abrigar mais de um milhão de pessoas. Esses shows acontecem com mais frequência nos meses de julho e dezembro por ocasião das férias escolares e período de alta estação turística.

A Praia de Iracema é um local para ser melhor desfrutado à noite já que toda a movimentação com suas diversas alternativas, só começam a funcionar a partir das 18:00 h.

Vale ressaltar que para chegar a essas casas em horário noturno é aconselhável ir de táxi, pois é perigoso ser assaltado se for a pé. De resto é muita diversão para curtir.

Já para quem quiser conhecer lugares com lindas praias, sugerimos as praias do litoral oeste: Flexeiras, Bitupitá, Camocim, Jericoacoara, Lagoinha ou do litoral leste: Canoa Quebrada, Icapui, Morro Branco, Praia das Fontes e muitas outras. Praia é o que não falta.

Deixe um comentário