Praia do Cumbuco Um Encanto da Natureza Ao Seu Alcance

Se você está procurando um lugar com bons ventos para a prática de esportes náuticos à vela, recomendo que conheça a praia do Cumbuco no município de Caucaia. Lá além de usufruir de um lugar aconchegante, você poderá conhecer várias lagoas que complementam o cenário e também são ótimas para a prática de esportes.

 

Praia do Cumbuco

Praia-do-Cumbuco
Praia do Cumbuco

Cumbuco fica localizada no município de Caucaia  a 35 km do centro de Fortaleza. É um local de paisagens incríveis: mar, dunas, coqueirais e lagoas. É um verdadeiro encanto da natureza.

Possui uma extensa faixa de areia margeada por coqueirais e a sua volta existem muitas dunas que escondem em seu interior algumas lagoas paradisíacas.

Está bem estruturada para receber os turistas, contando com algumas barracas com restaurante onde são servidas refeições a base de peixes, crustáceos e mariscos.

Antigamente era apenas uma vila de pescadores, mas atualmente é um local com grandes casas de veraneio, alguns  condomínios e  estabelecimentos comerciais, como supermercados, farmácias, padarias. etc.

É uma das principais praias da Costa do Sol Poente (Litoral Oeste), sendo a primeira em importância no sentido Fortaleza-Litoral Oeste. Seu acesso pode ser feito a partir de Fortaleza percorrendo a avenida Presidente Castelo Branco, atravessando a ponte sobre o Rio Ceará e passando pelas primeiras praias de Caucaia: dos Dois Coqueiros, Iparana, do Pacheco, Icaraí e Tabuba. Outra maneira de acesso é pela BR-222 até Caucaia, depois CE-090.

Além disso, existem linhas regulares de ônibus que partem do centro de Fortaleza a um preço baixo.

Para se hospedar existem mais de 40 pousadas e hotéis e bons restaurantes com especialidades diversas: italiana, francesa, alemã e regional.

As Dunas

Lagoa-em-Cumbuco
Lagoa em Cumbuco

As dunas ficam ao fundo da praia, na direção ao interior. Após o final do vilarejo, a Praia do Cumbuco fica deserta em um trecho de aproximadamente 5 km, até a Lagoa do Cauípe.

Em meio às dunas do Cumbuco, existem várias lagoas que são pontos de parada dos passeios  de buggy. Entre as dunas, na altura do centro do vilarejo, tem a Lagoa de Parnamirim, dotada de barracas e propícia para a prática de sandboard.  A Lagoa do Banana, fica no lado esquerdo do vilarejo, e possui belas casas em sua orla e alguns restaurantes. É muito utilizada para a prática de esportes náuticos, como jet-ski e passeios de bananaboat e lanchas.

Existem outras opções de passeios em  Cumbuco, como andar à cavalo, burro ou jegue, quadriciclo e jangada pelo mar. Tudo isso torna a Praia do Cumbuco um ótimo lugar para visitar.

Praia da Tabuba

Esta praia também fica no município de Caucaia. É um local muito atraente e é vizinha  a  Cumbuco. Seu acesso é o mesmo que o da praia do Cumbuco.

É um lugar com várias casas de veraneio e está cercada de coqueiros. Como é vizinha da Praia do Cumbuco e não há uma separação física entre elas, podemos dizer que é continuação de Cumbuco, porém menos movimentada.

Pelo lado direito  depois da foz do Rio Barra Nova, fica a Praia de Icaraí, com muitas casas de veraneio, muito movimentada  e onde acontecem vários competições náuticas. A foz do rio forma uma lagoa quando se  encontra com o mar, chamada de Lagoa Barra Nova.

Tabuba possui larga faixa de areia clara, mar de águas verdes, coqueirais e algumas barracas e é muito  procurada para a prática de surfe e windsurfe. Na direção oposta desta, ficam várias dunas onde os turistas   podem fazer passeios de  buggy. Escondidas  entre as dunas existem  várias lagoas, sendo as principais a lagoa do Banana, Parnamirim e do  Cauípe

 Barra do Cauípe/ Lagoa do Cauípe

A foz do Rio Cauípe  forma duas lagoas, uma bem próxima ao mar, que os praticantes de kitesurfe transformaram em point para a prática do esporte.

A Barra do Cauípe é considerada  o melhor local do Brasil para a prática de kitesurfe. É uma linda paisagem formada por dunas, extenso coqueiral e mangue.

Barra-do-Cauipe-em-Cumbuco
Barra do Cauipe em Cumbuco

Essa lagoa é menor, porém tem algumas barracas e pequenos restaurantes e alguns coqueiros. Tem um visual bonito e contrastante: lagoa, mar, vegetação seca, coqueiros  e um céu colorido pelas velas dos kitesurfes.

A outra lagoa, bem maior, fica mais distante do mar e está na Área de Proteção Ambiental do Cauípe.

A  Barra do Cauípe, fica 6km após o  Cumbuco, para quem vem de Fortaleza. Essa praia fica em um trecho deserto com alguns coqueiros que juntos com as dunas e o mar criam uma linda paisagem. A única estrutura turística existente, são pequenas barracas que beiram a lagoa. Toda a  área da praia e das lagoas é muito frequentada por turistas brasileiros e estrangeiros, por ser considerada excelente para a prática de kitesurfe.

Para hospedar-se veja o site: http://www.portalcumbuco.com.br

2 Comments

Deixe um comentário