Praia de Cumbuco Fortes Emoções Num Só Lugar!

Praia de Cumbuco

Localizada no município de Caucaia a 35 km do centro de Fortaleza, sendo portanto, uma das praias mais próximas à Fortaleza, a Praia de Cumbuco é um local de paisagens incríveis: mar de águas verdes e transparentes, dunas, coqueirais e lagoas. É um verdadeiro paraíso próximo a grande metrópole Fortaleza.

Praia de Cumbuco
Cumbuco

Com uma extensa faixa de areia margeada por coqueirais e suas vastas dunas que escondem em seu interior algumas lagoas paradisíacas, Cumbuco é o lugar ideal para desfrutar da natureza, praticando esportes aquáticos, como jet ski, windsurf, surf, entre outros.

Está bem estruturada para receber os turistas, contando com pousadas, hotéis, bons restaurantes com cardápios da cozinha francesa, alemã, italiana e a típica cozinha cearense, além de muitas barracas com restaurante onde são servidas refeições a base de peixes, crustáceos e mariscos.

No passado, a Praia de Cumbuco era apenas uma pequena vila de pescadores, mas atualmente é um local com grandes casas de veraneio, alguns condomínios e estabelecimentos comerciais, como supermercados, farmácias, padarias, lojas diversas, etc.

A Praia de Cumbuco possui muitas dunas e lagoas que são muito utilizadas para a prática de esportes aquáticos. As principais lagoas são: a Lagoa de Parnamirim, a Lagoa do Banana e a Lagoa do Cauípe.

lagoa-de-parnamirim
Lagoa de Parnamirim

Em meio às dunas de Cumbuco, existem várias lagoas que são pontos de parada dos passeios de buggy, seja para dar um mergulho e amenizar o calor ou para praticar algum esporte aquático.

Entre as dunas, na altura do centro do vilarejo, tem a Lagoa de Parnamirim, dotada de barracas e propícia para a prática de sandboard.

Outra lagoa interessante é a Lagoa do Banana, que fica no lado esquerdo do vilarejo, e possui belas casas em sua orla e alguns restaurantes. É muito utilizada para a prática de esportes náuticos, como jet-ski e passeios de banana-boat e lanchas.

lagoa-do-banana
Passeio de banana-boat na Lagoa do Banana

Existem outras opções de passeios em Cumbuco, como andar à cavalo, quadriciclo e passeios de jangada pelo mar. Tudo isso torna a Praia de Cumbuco um ótimo lugar para visitar e desfrutar das belezas que a natureza tem a oferecer.

Mas, antes de chegar à Praia de Cumbuco você passa por outras praias, como a Praia de Tabuba e Icaraí.

Praia de Tabuba

Tabuba possui larga faixa de areia clara, mar de águas verdes, coqueirais e algumas barracas e é muito  procurada para a prática de surf e windsurf.

A praia de Tabuba, bem como a praia de Icaraí são praticamente a mesma praia e como estão muito juntas à Cumbuco, poucas pessoas sabem distinguir uma da outra.

Na direção oposta a esta praia, ficam várias dunas onde os turistas   podem fazer passeios de  buggy descendo pelas encostas em manobras arriscadas que eles dizem ser com “emoção”.

Barra do Rio Cauípe e Lagoa do Cauípe

praia-de-barra-do-cauipe
Praia de Barra do Rio Cauípe

A  Barra do Cauípe, fica 6km após a Praia de Cumbuco. Essa praia fica em um trecho deserto com alguns coqueiros que juntos com as dunas e o mar criam uma linda paisagem.

Como fica em uma Área de Proteção Ambiental, a única estrutura turística existente, são pequenas barracas que beiram a lagoa. Toda a área da praia e das lagoas é muito frequentada por turistas brasileiros e estrangeiros, por ser considerada um excelente local para a prática de kitesurf.

Em sua foz o Rio Cauípe  forma duas lagoas, uma bem próxima ao mar, que os praticantes de kitesurfe transformaram em point para a prática desse esporte.

A Barra do Cauípe é considerada um dos melhores locais do Brasil para a prática de kitesurf. Possui uma linda paisagem formada por dunas, extenso coqueiral e manguezal.

Lagoa do Cauípe

Lagoa-do-Cauípe
Lagoa-do-Cauípe

É uma lagoa é pequena, porém tem algumas barracas e pequenos restaurantes e alguns coqueiros. A Barra do Cauípe tem um visual bonito e contrastante: lagoa, mar, vegetação seca, coqueiros  e um céu colorido pelas velas dos kitesurfistas.

Para se hospedar na Praia de Cumbuco, existem muitos hotéis e pousadas, porém como fica muito perto de Fortaleza, é melhor opção é se hospedar em Fortaleza.

Como chegar:

Siga pela Av. Presidente Castelo Branco (Leste-Oeste) até o final, atravesse a ponte sobre o Rio Ceará e siga em frente. Você irá passar ao lado de várias praias até chegar ao seu destino.

2 Comments

Deixe um comentário