Praia da Baleia: O Esplendor De Uma Praia Deslumbrante

Um santuário ecológico cheio de encantamento, esplendor e primitivismo, é a melhor maneira para descrever a Praia da Baleia, localizada no município de Itapipoca, no litoral oeste do estado do Ceará, a 150 km de Fortaleza.

Trata-se de um local que ainda preserva quase intocada toda a sua paisagem original, composta por dunas, lagoas, coqueirais, e um lindo mar de águas mornas e transparentes banhando sua extensa faixa de areia. Um cenário que é um colírio para olhos ansiosos por vislumbrar natureza pura.

Praia da Baleia

 

Praia-da-Baleia
Praia da Baleia

A cidade de Itapipoca fica a aproximadamente 150 km de Fortaleza. É uma cidade de porte médio para os padrões nordestinos.  É conhecida como a cidade de três climas por apresentar distintamente a região de sertão, serra e praia.

Sua praia mais conhecida e visitada é a Praia da Baleia, que fica a 55 km  da sede do município. Tem esse nome, porque segundo as estórias locais, estes gigantes marinhos frequentemente encalhavam nessa faixa de litoral. Essas estórias  nunca foram totalmente comprovadas se são verdadeiras  ou não.

O fato é que a ossada de um grande animal foi encontrada depois que uma  forte maré escavou a areia,  e está sendo estudada para comprovar se é realmente de baleia.

É uma praia de  grande potencial turístico, com uma grande extensão de areia  e um mar tranquilo de águas transparentes, cercada de coqueirais, dunas, lagoas, manguezais e jangadas. É um local bastante familiar, quase sem comércio  e sem badalação noturna. Um cenário de exuberante beleza. É um pequeno santuário ecológico, onde você pode curtir o por do sol do alto das dunas tendo como cenário os coqueiros  e a praia.

Lagoa do Mato

Por trás das dunas encontra-se a Lagoa do Mato, um lugar onde a natureza continua intocada pelo homem, apresentando uma paisagem primitiva e exótica e de extrema beleza.  É uma lagoa cercada de coqueirais e pequena vegetação, com suas águas cristalinas é muito apropriada para banho de adultos e crianças.

Lagoa-do-Mato-Praia-da-Baleia
Lagoa do Mato – Praia da Baleia

A simplicidade de um povo que recebe o turista com toda a atenção e simpatia, aliada a uma estrutura de hospedagem simples e confortável e singular gastronomia, fazem da Praia da Baleia, um paradisíaco lugar a ser visitado.

Outro atrativo que deixa qualquer turista encantado é o artesanato local. São as famosas “rendas de bilros”. São trabalhos manuais em que se  confeccionam toalhas de mesa, caminhos de mesa, chales, blusas e muitas outras peças que são verdadeiras maravilhas do artesanato cearense.

Nos últimos anos a Prefeitura de Itapipoca, vem adotando medidas para melhorar a infraestrutura e atrair mais visitantes. Uma dessas medidas foi a criação de uma equipe para conservação e limpeza da praia e do vilarejo.

Apesar de possuir várias pousadas, a Praia da  Baleia ainda conserva seu ar primitivista mantendo  o sossego e a tranquilidade de locais pouco habitados.É um lugar que merece ser visitado.

Onde ficar:

A maioria dos hotéis e pousadas ficam no município de Itapipoca, uma cidade média com ótima estrutura para receber os visitantes.

Como essa praia fica um pouco afastada da sede do município, existem linhas de ônibus fazendo o trajeto Itapipoca/ Baleia/Itapipoca, com horários a partir das 08:00 horas diariamente.

Como Chegar

O acesso a essa praia é fácil por estrada asfaltada pela CE-168 e CE-085.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário