Pindoretama e a Espetacular Praia de Águas Belas

Para quem visita o Ceará, é bom lembrar que além das praias, como a Praia de Águas Belas, as cidades próximas ao litoral possuem também outros ótimos atrativos, como é o caso de Pindoretama, na região metropolitana de Fortaleza, ficando a apenas 43 km de distância da capital, onde você poderá conhecer um autêntico engenho de cana-de-açúcar em plena atividade, no qual são fabricados diversos produtos derivados da cana.

Além disso conhecerá um rico artesanato que vai dos trabalhos em renda ao artesanato em cerâmica e uma variedade de comidas típicas nordestinas para degustar antes de se dirigir à praia.

Praia de Águas Belas
Praia de Águas Belas (vista aérea)

Pindoretama : A Capital da Rapadura

Pindoretama surgiu a partir de uma estrada construída nos anos 1876/77, quando o imperador D. Pedro II, determinou a instalação de uma linha telegráfica entre os municípios de Aracati e Fortaleza.  Às margens da estrada (que passa hoje pelo centro da cidade) foi sendo ocupada por pessoas que vieram trabalhar na estrada e foram fixando moradia que com o passar do tempo transformou-se num povoado pertencente ao município de Cascavel.

Com uma população estimada em 20.430 habitantes (IBGE-2016), Pindoretama é uma cidade que teve sua emancipação política recentemente, em 1987, tendo sido instalado oficialmente em 1o. de janeiro de 1989, quando desmembrou-se definitivamente de Cascavel.

Pindoretama é conhecida como a Capital da Rapadura e também Princesinha do Litoral.  A cidade tem como uma de suas principais atrações turísticas, os engenhos de cana-de-açúcar, onde são preparados vários tipos de doces à base do melado de cana, como a batida, o alfinim (uma espécie de doce que dissolve na boca), a puxa-puxa e as famosas rapaduras de sabores de frutas regionais, como goiaba, caju, castanha, mamão, maracujá, e outras mais.

A Maior Rapadura do Mundo

Maior Rapadura do Mundo
Maior Rapadura do Mundo

Além disso tem a apresentação da maior rapadura do mundo, conforme catalogado no livro dos recordes “Guiness Book”, chegando a pesar mais de quatro toneladas. Esta rapadura é produzida no mês de julho e anualmente vem amentando de tamanho, para a cidade não perder esse recorde.

Devido sua localização, Pindoretama serve de corredor turístico para lindas praias, das quais destacamos a Praia de Águas Belas, devido sua proximidade da cidade, mas existem outras praias na área.

A Praia de Águas Belas

Praia de Águas Belas
Praia de Águas Belas

A pouco mais de 8 km da cidade fica uma das mais bonitas e atraentes praias do litoral leste do Ceará: a Praia de Águas Belas, que pertence a outro município, mas devido ser mais próxima a Pindoretama, do que ao município a que pertence, é considerada por muitas pessoas como praia de Pindoretama.

Apesar de pertencer ao município de Cascavel, a Praia de Águas Belas fica mais próxima a Pindoretama e por isso vamos considerá-la como praia pindoretamense, já que a cidade é utilizada como passagem para várias praias.

A Praia de Águas Belas é um verdadeiro paraíso com muitas belezas quase intocadas, ou seja, turisticamente é um local ainda pouco explorado e talvez por isso ainda conserve tantas belezas naturais em seu genuíno esplendor.

Existem poucas barracas, mas com estrutura suficiente para satisfazer perfeitamente ao visitante, com comidas muito boas e com preço bastante módico, se comparado ao praticado por outras barracas em praias mais frequentadas.

Barraca em Águas Belas
Barraca em Águas Belas

A praia possui muitas dunas que se espalham no horizonte e são exploradas em passeios de buggy pelas redondezas, piscinas naturais que se formam na maré baixa e são excelentes para a criançada se divertir sem perigo de afagamentos.

Mas, o melhor atrativo da Praia de Águas Belas é encontro das águas do Rio Mal Cozinhado com as águas do Oceano Atlântico, uma onde você tem uma visão deslumbrante das belezas naturais daquela paradisíaca praia. Navegar pelo rio explorando suas margens é um dos mais agradáveis passeios que se pode fazer junto à natureza.

Encontro do Rio Mal Cozinhado com o Oceano
Encontro do Rio Mal Cozinhado com o Oceano

Outra coisa extremamente agradável,  é tomar banho no mar em suas águas salgadas e mornas, depois se refrescar nas águas frias e doces do Rio Mal Cozinhado.

Quem visita a Praia de Águas Belas com certeza volta encantado com tamanha beleza num dos litorais mais belos do Brasil, o do Ceará.

Depois de um passeio desses cercado de belíssimas paisagens naturais, uma boa pedida é aproveitar a deliciosa culinária local à base de peixes, camarões, lagosta, caranguejos e frutos do mar.

Uma curiosidade sobre o Rio Mal Cozinhado

Segundo contam os moradores mais antigos, o rio tem esse nome porque quando os portugueses chagaram no local, mandaram cozinhar alguns caranguejos para matar a fome, utilizando as águas do rio para o cozimento, porém como as águas são salobras, os caranguejos não cozinharam direito ou seja, não ficaram bem cozidos na hora de comê-los, daí o nome: Mal Cozinhado.

Deixe um comentário