Parque Nacional de Ubajara – Santuário Ecológico

O Parque Nacional de Ubajara

Parque Nacional de Ubajara
Parque Nacional de Ubajara

Localizado no município de Ubajara, o Parque Nacional  de Ubajara, é Unidade de Conservação de Proteção Integral, com uma área de 6.299 hectares de floresta tropical, caatinga e cerrado, com fauna e flora compreendendo várias espécies animais e vegetais. Foi criado em 1959 e é aberto à visitação.

Nesse parque o visitante tem acesso a várias trilhas ecológicas, onde existem grutas, riachos,  cachoeiras e muitos outros atrativos, como aves, répteis, insetos e mamíferos, alguns endêmicos, isto é, só existem nesse local.

O principal atrativo do Parque Nacional de Ubajara é a Gruta de Ubajara. Esta gruta fica situada em uma depressão de 535 metros em relação a plataforma do teleférico. Para acesso à Gruta, o turista pode utilizar uma trilha bastante íngreme com extensão de 7 km  e cujo tempo de percurso chega  em média a 4 horas de caminhada, onde terá contato direto com  muitos dos atrativos do Parque, como cachoeiras, rios e belas paisagens.

A outra  alternativa para chegar a gruta  é usar o teleférico com percurso de 550 metros feitos em aproximadamente 3 a 4 minutos, portanto em muito pouco tempo,  porém sem usufruir dos outros atrativos do parque.

Bondinho de Ubajara
Bondinho de Ubajara

O teleférico (bondinho) fica suspenso por cabos de aço, onde percorre o trajeto de 550 metros, entre a Estação Superior e Inferior transportando os visitantes e também servindo de meio de transporte para os moradores do distrito de Araticum.

Contudo, indo pela trilha o visitante vai se deslumbrar com as mais variadas  belezas que existem no parque, como riachos, cachoeiras, a fauna e a flora, além de poder tomar banho na maravilhosa Cacheira do Cafundó ou no Rio das Minas. Além disso, o visitante terá uma vista panorâmica do Parque, através do Mirante que fica às margens do Riacho Gameleira e na borda da Chapada da Ibiapaba, mas ainda dentro da área do Parque.

O Parque está  aberto à visitação de terça a domingo a partir das 08:00h às 17:00h, já o horário para visitação da gruta é de 09:00h às 15:00h.

A Gruta de Ubajara

Gruta de Ubajara
Gruta de Ubajara

Tanto o passeio à Gruta quanto o percurso da trilha é realizado com acompanhamento de Guias autorizados pelo ICMBio, através do Parque Nacional de Ubajara.

A Gruta de Ubajara tem uma extensão de 1.200 metros com 75 metros de profundidade em relação à entrada, mas o acesso permitido  aos visitantes é de 450 metros, entre galerias e salas,  com desnível de 35 metros de profundidade.

A Gruta de Ubajara é a única aberta à visitação, pois além dela,  o parque possui outras grutas mas não é permitido conhece-las.

Gruta de Ubajara
Gruta de Ubajara

O interior da Gruta é totalmente escuro, mas  o trecho em que é permitido o acesso é iluminado por refletores alimentados por energia elétrica que iluminam o esplendor das Estalactites  e Estalagmites.

Pedra do Sino -Gruta de Ubajara
Pedra do Sino -Gruta de Ubajara

No interior da gruta existem as salas da Rosa,  do Sino e outras mais. Na do Sino , por exemplo, tem esse nome porque  uma das formações quando tocada com objeto metálico emite um som idêntico ao de um sino.

As Trilhas

O Parque Nacional de Ubajara possui as seguintes trilhas: Ibiapaba, Samambaia e Ubajara/Araticum.

A Trilha da Ibiapaba tem uma extensão de quase 300 metros e tem início na Portaria Principal do Parque e segue paralela à estrada até o acesso ao estacionamento interno do Parque.

A Trilha da Samambaia tem uma extensão de 1.500 metros até o Mirante, de onde é possível ter uma visão panorâmica de uma grande parte da área do parque.

Trilha da Samambaia
Trilha da Samambaia

Ao retornar do Mirante, em direção ao início da Trilha da Samambaia, chega-se a Trilha Ubajara/Araticum e após percorrer alguns metros, tem-se acesso ao Circuito das Cachoeiras, onde o visitante pode deliciar-se num gostoso e gelado banho na Cacheira do Cafundó.

Cachoeira do Cafundó -Pq Nac Ubajara
Cachoeira do Cafundó -Pq Nac Ubajara
Cachoeira do Frade - Ubajara
Cachoeira do Frade – Ubajara
Cachoeira Boi Morto -Ubajara
Cachoeira Boi Morto -Ubajara

Orientações Importantes

Para visitação à Gruta, passeios pelas trilhas e cacheiras, o visitante deverá usar calçados adequados ou seja, tênis ou bota.

Por se tratar de área de preservação ambiental dentro de uma floresta, não é permitido ao visitante sair das trilhas e deverá  seguir todas as orientações dos guias, para garantir a segurança e integridade tanto do visitante quanto do parque.

Quando Ir

Para quem gosta de um ambiente com pouco movimento os melhores períodos são de fevereiro a junho e de agosto a novembro.

No período das férias escolares e de feriados prolongados o movimento é muito intenso, chegando a média de 1.500 visitantes/dia.

Nos meses de julho, dezembro e janeiro, o visitante deverá agendar sua visita à Gruta através do telefone (88) 99959-9408 com o pessoal da COOPTUR.

Onde Ficar

Neblina Park Hotel – Av. Cesar Cals

Hotel Gruta de Ubajara – Av. Cesar Cals

Marina Camping Hotel – Rodovia da Confiança (CE-187)

Hotel Paraíso – Av. dos Constituintes

Pousada Senhor da Canoa – Rua José Agapito Pereira

Pousada Sitio do Alemão – Av. Cesar Cals

Pousada Preocupação Zero – Av. Cesar Cals

 

Como Chegar

Saindo de Fortaleza, o acesso é pela BR-222 até a cidade de Tianguá, com uma distância de 325 km. De Tianguá segue pela CE-187 (Rodovia da Confiança) percorrendo uma distância de 17 km até Ubajara.

 

 

 

 

Deixe um comentário