Paracuru: Melhores Praias Para Praticar Esportes Náuticos

Paracuru tem um diferencial em relação aos demais municípios litorâneos  do Ceará: é o único cuja sede é banhada pelo mar, por isso suas praias são tão próximas ao centro da cidade.

Paracuru tem um dos mais ricos e variados ecossistemas do litoral cearense, com 20 km de lindas praias com enseadas de mar calmo e recifes que formam piscinas naturais até a foz do Rio Curu, um dos principais rios do litoral oeste do Ceará.

Praias de Paracuru

A cidade de Paracuru é famosa por ter um dos mais animados carnavais do litoral cearense. Nessa época a população da cidade chega a triplicar com a grande quantidade de foliões que acolhem à essa tranquila localidade afim de curtir carnaval e praia.

 

Praia da Barra

Paracuru piscinas naturais
Piscinas naturais Praia da Barra

Esta praia fica localizada na foz do Rio Curu, na divisa com o município de Paraipaba, a cerca de 1 km do centro de Paracuru. É uma praia com bancos de areia e dunas e de águas calmas, ideal para o banho de mar. É uma praia semi-deserta, de pouco movimento, boa para quem gosta de apreciar a natureza. A estrutura turística é pequena. É uma praia com uma faixa larga de areia nas proximidades da foz do rio. Na maré baixa os arrecifes formam várias piscinas naturais. Os bancos de areia, por sua vez, formam algumas ilhas. Um exuberante manguezal na foz do rio é um passeio à parte para os amantes da natureza.

Na outra margem do rio, as dunas são bem maiores, e percorrendo alguns quilômetros nessa direção chega-se a Praia de Lagoinha no município de Paraipaba.

 

Praia de Carnaubinha (Havaizinho)

Paracuru vista aérea de suas praias
Paracuru Vista Panorâmica

Essa praia de ondas altas é ideal para a prática de surfe e por este motivo é chamada carinhosamente pelos surfistas de Havaizinho. A melhor época para a prática do surfe é de julho a janeiro, quando as ondas quebram com maior intensidade. É uma praia pequena em forma de meia-lua.

Fica entre a Praia da Barra e da Pedra do Meio. Está escondida entre grandes lotes de terra com muitas casas de veraneio. Tem cerca de 200 m de extensão e também é muita procurada por velejadores. A estrutura turística é rústica.

 

Praia da Pedra do Meio

Surfe em Paracuru
Surfe em Paracuru

Essa praia, ao contrário das anteriores, conta com boa infraestrutura de bares, restaurantes e pousadas em sua orla. Também tem ondas fortes com mar agitado que atrai muitos surfistas e turistas.

Devido sua infraestrutura, é uma das mais frequentadas.  É considerada uma das mais belas praias da região e fica muito próxima ao centro de Paracuru. Um pequeno córrego deságua no centro da praia, e algumas pedras a separam de Carnaubinha e da Bica.

 

Praia da Bica

É uma praia de vila de pescadores com areia fina e águas calmas, rochedos e currais de peixe. Existem várias bicas de água doce e alguns córregos que deságuam na praia. Esta praia fica na encosta de um pequeno morro com vegetação e algumas casas de veraneio. Apesar do acesso um pouco dificultoso, essa praia possui barracas e é muito visitada por turistas.

 

Praia da Munguba

É a praia mais central de Paracuru. Nela estão o Mirante e o Farol de Paracuru. É bastante movimentada, com mar de águas calmas. É a praia com melhor estrutura turística, com muitas barracas e  barzinhos  e fica próxima a hotéis e pousadas.

 

Praia do Ronco do Mar

Paracuru Ronco do Mar
Praia do Ronco do Mar

Com 150 m de extensão, areia fina e batida, esta praia é muito frequentada por surfistas, turistas e moradores da região.  É uma praia de águas limpas, cercada por coqueirais e suas ondas são ideais para o surfe, onde frequentemente acontecem campeonatos.

Possui muitas barracas para satisfazer aos turistas com boa comida e preço acessível.

 

Praia da Boca do Poço

Nessa praia de 300 m  de extensão, tem vários bares e barracas e é uma das melhores praias para o surfe. É bastante movimentada por banhistas que a frequentam nos finais de semana. Coqueirais dão um ar paradisíaco ao lugar. Por ser próxima ao centro da cidade, essa praia tem ótima estrutura. À noite em algumas barracas acontecem bailes de forró para quem aprecia dançar esse ritmo.

Existem ainda outras praias que não foram mencionadas, mas chegando em Paracuru  você conhecerá certamente.

Como chegar

 Você pega a rodovia CE-85 (Rota do Sol Poente) chega mais rápido ou BR-222  até Croatá aí pega a CE-341.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário