Onde Praticar Kitesurf? Na Praia de Preá, Claro! Venha Conferir

A tranquila e sossegada  Praia de Preá no litoral oeste do estado do Ceará, é um desses lugares onde parece que o tempo parou. Lá não existe a badalação noturna tão comum em outras praias do Ceará, como Jericoacoara ou Canoa Quebrada. Quando você chega e contempla aquela imensidão de praia com suas dunas, coqueirais e mangue, a sensação é de chegado num pequeno paraíso esquecido no tempo.

Na Praia de  Preá   a natureza reina absoluta em  perfeita harmonia,  na  sua grandiosa e mais pura beleza e  exuberância. Em Preá não existe espaço para estresse e preocupação dos grandes centros urbanos, lá é só paz, tranquilidade e lazer. É o lugar ideal para descansar e relaxar.

A Praia de Preá

praia-de-prea
Praia de Preá

Por ser um lugar próximo de uma Área de Preservação Ambiental, onde  seus recursos naturais  estão ecologicamente protegidos de forma sustentável, a Praia de Preá passou a fazer  parte do Parque Nacional de Jericoacoara.

Cercada por muitos atrativos naturais, como lagoas, dunas,  coqueirais e manguezais, a Praia  de Preá  é ideal para longos passeios à cavalo ou de bugue pela orla, sentindo a brisa do mar no rosto ou visitando as lagoas, dunas  e mangues nas suas proximidades, apreciando sua agradável paisagem. Uma outra  alternativa para quem gosta de emoções é descer as dunas de sandboard.

area-de-mangue-na-praia-de-prea
Área de Mangue na Praia de Preá

Devido ser próxima a Jericoacoara,( fica distante  aproximadamente 12 km),   muitos turistas costumam ir até lá para  conhecer a famosa Pedra Furada, a Lagoa Azul, a Duna do Por do Sol e também curtir a badalação noturna de Jeri.

Até o ano de 1998, a Praia de Preá era uma praia  pouco conhecida e frequentada, mas depois que os kitesurfistas  a descobriram, ela ganhou fama, e hoje, por causa dos ventos fortes e constantes, é considerada um dos melhores, senão o melhor local do mundo para a prática desse esporte aquático.

kitesurf-na-Praia-de-Preá
kitesurf-na-Praia-de-Preá

Atualmente é muito frequentada por turistas da várias partes do Brasil e do mundo em busca de bons ventos para praticar kitesurf.  E essa praia é o local certo, com certeza, como atestam os amantes do kitesurf.

Com ventos fortes  que surpreendem, chegando entre os 30 a 40 knots  em grande parte do ano, principalmente entre os meses de julho a dezembro e ondas que chegam a 2 metros,  a Praia de Preá transformou-se  no  verdadeiro paraíso do kitesurf mundial.

Suas águas mornas e tranquilas de cor azul turquesa com quilômetros de extensão livres de qualquer obstáculo, são uma perfeita “pista” para os praticantes de kitesurf.

Kitesurf na Praia de Preá
Kitesurf na Praia de Preá

Várias etapas de campeonatos profissionais e amadores acontecem  na Praia de Preá, quando a paisagem da praia fica mais bela pelo colorido das pipas, pelas manobras radicais e pela beleza dos frequentadores e praticantes do esporte.

A Praia de Preá tornou-se  referência em kitesurf e windsurf . Basta dizer que no local existem escolas de kitesurf que funcionam o ano inteiro ensinando a quem quiser aprender o esporte, com todos os equipamentos a disposição. Só não aprende se não quiser.

A  Vila

A Vila de Preá dispõe de uma boa  infraestrutura para receber os turistas, com pousadas com acomodações simples, mas bem estruturadas,  inclusive algumas estão tão bem localizadas nas proximidades da praia que dá acesso  direto ao mar e  onde é possível assistir  o belo  por do sol da varanda da pousada, um espetáculo de raríssimo e magnífico encantamento, que fica difícil descrever.

Além das pousadas existem muitas barracas que oferecem um bom cardápio, boas bebidas e aquela simpatia e cordialidade  comuns ao povo de lá.

por-do-sol-praia-de-prea
por-do-sol-praia-de-prea

Em Preá não existe vida noturna agitada, pois os habitantes não querem perder um de seus maiores atrativos: a tranquilidade de um lugar onde se pode caminhar com total liberdade pela  orla apreciando o belo céu estrelado ou uma lua cheia azulada saindo por trás dos coqueirais, formando uma linda paisagem.

Quem espera encontrar badalação, talvez fique decepcionado, pois em Preá quem manda é a natureza e a tranquilidade do lugar. O ambiente familiar e as delícias da culinária local são as maiores atrações noturnas da vila Preá.

A Culinária Local

Uma atração à parte,  é a culinária local, um verdadeiro diferencial gastronômico, onde tudo é preparado com muito capricho, higiene, qualidade, simplicidade e carinho pelos moradores, pessoas simples, alegres e altamente hospitaleiras.

culinaria-na-praia-de-prea
Culinária em Preá

Tapioca, galinha caipira, baião-de-dois, pastel de arraia, torta de banana, cocada, doce de caju, castanha, peixes e frutos do mar são algumas das delícias que o visitante encontra na vila de Preá.

Quando você estiver pensando em viajar de férias, lembre-se da Praia de Preá. Tenho certeza de que irá gostar.

Como chegar na Praia de Preá?

Partindo de Fortaleza, pegue a rodovia CE-085 (Sol Poente) até a cidade de Cruz, de lá siga por estrada sem asfalto até a Vila de Preá. A distância  de Fortaleza a Preá é de 280 km aproximadamente.

Onde ficar:

Além das pousadas que existem em Preá, há muitas outras em Cruz,  a sede do município.

 

 

 

 

2 Comments

Deixe um comentário