Morro Branco: Um Labirinto Surreal de Falésias Multicoloridas

Um labirinto formado entre as falésias possibilita a observação de 12 tonalidades diferentes de cores das areias. As mesmas areias que são usadas para produzir o artesanato que tornou Morro Branco famosa: garrafinhas de areia colorida.

Quem a visita pode desfrutar de passeios de buggy para também conhecer a Praia das Fontes e a Lagoa de Uruaú ou um passeio de jangada, com a possibilidade de tomar um refrescante banho no mar.

 

 

                      Morro Branco

Falésias-Praia-de-Morro-Branco
Falésias Praia de Morro Branco

Com suas falésias de cor avermelhadas formando labirintos naturais, Morro Branco apresenta um cenário de tirar o fôlego, de tanta beleza natural. Sua beleza é  impressionante e fica ainda mais realçada nos dias ensolarados, quando o verde da água do mar faz contraste com o avermelhado das falésias.

O magnífico por do sol do alto das falésias é uma atração à parte.

 

Labirinto-das-Falésias-Morro-Branco
Labirinto das Falésias -Morro Branco

O Labirinto das Falésias, é a principal atração de Morro Branco, por onde o visitante pode passear e observar  areias com 12 tonalidades diferentes de cores . É de lá que as areias são coletadas e os artesãos locais fazem pequenas paisagens dentro de garrafinhas que são vendidas como souvenir aos turistas que visitam o local.

Para conhecer melhor todas as belezas, o ideal é um passeio de buggy, que pode ser “ com emoção” ou “ sem emoção”. “ Com emoção”, é quando o bugueiro  desce as dunas pelas encostas mais íngremes em alta velocidade, já “sem emoção” a descida se faz pelas encostas menos íngremes e em baixa velocidade. Uma boa dica é dar um passeio de jangada e refrescar-se no mar a 500 m da praia. Fique tranquilo(a) que tudo é feito com segurança.

Nestes passeios dá para conhecer a Praia das Fontes com suas falésias de onde brota água doce formando bicas para um refrescante banho e a Lagoa de Uruaú,  um oásis por entre as dunas.

A região já foi cenário para várias produções televisivas e cinematográficas, como as novelas globais Tropicaliente  e Final Feliz.

A gastronomia é bastante diversificada tanto nos restaurantes quanto nas barracas de praia especializadas em frutos do mar (camarão, caranguejo, moquecas e peixadas).

 

 

           Praia das Fontes

Praia-das-Fontes-Morro-Branco
Praia das Fontes – Morro Branco

Diante de um mar verde esmeralda estão as falésias de cores diversas e as fontes naturais de água doce.

Não é por acaso que o local é chamado de Praia das Fontes. São várias fontes de água doce que minam das falésias.

Quem visita essa paradisíaca praia, tem uma sensação agradável causada pela tranquilidade do lugar. Nessa praia o visitante tem a opção de tomar banho de água salgada no mar ou de água doce nas fontes naturais que brotam das falésias e escorrem até a praia. Um cenário de calmaria e extraordinária beleza.

Em certos trechos de praia, existem fontes que descem das falésias formando pequenas cachoeiras (bicas), ótimas para um banho e amenizar o calor.

Outra atração da Praia das Fontes é Gruta da Mãe D’água, uma pequena gruta que se originou da erosão causada pela rebentação das marés de encontro às falésias. Apesar de pequena, essa gruta comporta várias pessoas em seu interior. Porém só pode ser visitada durante a maré baixa, já que sua entrada é pela praia.  Inclusive essa gruta serviu de cenário para cenas de amor dos personagens Açucena e Vitor da novela Tropicaliente.

Devido a grande preferência pelos visitantes, a rede hoteleira vem sendo ampliada com implantação de hotéis de alto padrão de qualidade, onde alguns desses hotéis oferecem shows artísticos à noite, parque aquático com toboágua e passeios por outras praias mais próximas.

 

Lagoa de Uruaú

Lagoa-de-Uruaú-entre-dunas-Morro-Branco
Lagoa de Uruaú -Morro Branco

Próximo  a Praia das Fontes, a Lagoa de Uruaú, onde o turista pode dar um mergulho em suas águas calmas para se refrescar. Um verdadeiro oásis no meio das dunas. No caminho entre a Praia das Fontes e a Lagoa de Uruaú, o visitante passa por locais com várias dunas altas e íngremes, onde (para quem gosta de fortes emoções), é possível um passeio de buggy pelas suas encostas. É uma sensação indescritível, só mesmo experimentando.

A Lagoa de Uruaú está dentro de uma APA (Área de Proteção Ambiental). Tanto a lagoa como as praias, estão  localizados no município de Beberibe que fica a 85 km de Fortaleza.

O acesso a essas praias é através da CE-040 até Beberibe, daí em diante pega-se uma estrada de terra até as praias.

 

 

Deixe um comentário