Serra da Meruoca : Um Imenso Oásis no Sertão Cearense

O município de Meruoca está localizado em pleno semiárido,  no sertão norte do estado do Ceará,  na Serra da Meruoca  que  abrange os municípios de Meruoca, Alcântaras,  Massapê e Sobral. Fica a 248 km de Fortaleza. Em 2008 toda a região serrana foi transformada numa APA (Área de Proteção Ambiental), onde se procura proteger toda a fauna e flora das ameaças da invasão  imobiliária por conta de seu clima extremamente agradável e da  tranquilidade do lugar.

bambuzal-na-entrada-de-meruoca
Bambuzal na Entrada de Meruoca

Meruoca

Meruoca, cujo nome em língua tupi significa “morada das moscas”, tem esse nome porque no passado existiam  muitas moscas na região. É uma cidade centenária, tendo sido fundada por volta de 1727, por missionários que vieram de Portugal para colonizar os indígenas que habitavam a região ao longo do Rio Acaraú.

A cidade possui muitas edificações históricas em bom estado de conservação, como a Igreja de Nossa Senhora da Conceição que teria sido o marco inicial de sua fundação.  Tais edificações são encontradas tanto na sede do município como  também nos distritos de Camilos, Palestina do Norte, Santo Antônio dos Fernandes e São Francisco.

igreja-matriz-de-meruoca
Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Matriz)

Com uma população de aproximadamente 14 mil habitantes, Meruoca é um município pequeno cuja economia está baseada na produção agrícola familiar, ou seja agricultura de subsistência.

Dotada de grandes áreas verdes (resquícios de Mata Atlântica), com uma altitude média  de 670 metros, a cidade de  Meruoca apresenta temperatura bastante amena durante o dia em torno de 22 graus e à noite cai um pouco mais, fazendo um friozinho  gostoso.

Pode-se dizer que a Serra de Meruoca  é um  verdadeiro oásis em pleno sertão.  É o lugar ideal para os amantes do turismo ecológico, pois dispõe de muitas áreas verdes para fazer trilhas em contato direto com todos os encantos que a natureza proporciona.

festival-de-inverno-de-meruoca
Festival de Inverno de Meruoca

Anualmente, no mês de junho acontece o Festival de Inverno da Serra da Meruoca, um de seus principais atrativos, onde durante os dias desse festival são apresentadas diversas manifestações artístico-culturais da cultura popular, com comidas típicas da região, apresentações musicais e teatrais, danças folclóricas, artesanato,  entre outras,  tudo isso para preservar a cultura local e também incrementar o fluxo turístico, principalmente o turismo ecológico,  já que a cidade dispõe de vários atrativos naturais de grande beleza além do clima extremamente agradável.

Por ter muitas áreas verdes, a região apresenta diversas trilhas ecológicas, cachoeiras, paredões para prática de rapel, voos de asa delta ou parapente e outros atrativos que só os amantes da natureza sabem apreciar. Dentre os atrativos merecem destaque os seguintes:

Bica Bom Jesus

bica-bom-jesus-meruoca
Bica Bom Jesus

Este local possui boa infraestrutura para receber os visitantes, com restaurante, pousada em um casarão colonial bastante aconchegante. Aqui você pode fazer trilhas ecológicas, tomar banho na bica que se origina de uma nascente de água (olho d’água) e nas piscinas naturais que se formaram ao seu redor. Possui Toboágua com mais de 12 metros de altura e que faz a alegria da criançada. Fica no sítio Bom Jesus na zona rural do município.

Cachoeira do Buraco da Velha (Lajes)

cacoeira-buraco-da-velha-meruoca
Cachoeira do Buraco da Velha

Este lugar tem esse nome porque além da belíssima queda d’água, possui uma caverna. Trata-se de uma bela cachoeira onde você toma um delicioso banho em meio a natureza. Fica a 2 km da sede do município na estrada Meruoca-Massapê.

Bica São Daniel

bica-sao-daniel-meruoca
Bica São Daniel

Fica a 4 km da cidade no sítio São Daniel. Possui piscina natural de água límpida e transparente. O local possui trilhas e estrada para a prática de mountain bike, onde o contato com a  natureza lhe dá o prazer de visitar este local.

Rampa de Voo Livre

A  rampa fica a uma altitude de 420 metros e está a 10 km de distância de Sobral. Além de indicada para os amantes de Asa Delta e Parapente, a rampa também é ideal para ter uma visão deslumbrante e panorâmica da região.

Pedra do Bocão

rappel-na-pedra-do-bocao-meruoca
Rappel na Pedra do Bocão

Essa formação rochosa tem a base em formato de boca, daí o nome de ‘bocão’. É apropriada  para a prática de rapel e escaladas.

Cachoeira Véu de Noiva

cachoeira-veu-de-noiva-meruoca
Cachoeira Véu de Noiva

Essa cachoeira tem esse nome porque quando a água cai forma uma névoa parecendo um véu de noiva. É uma lugar de deslumbrante beleza e o banho em suas águas é revigorante. Merece uma visita.

Bica Itacaranha

bica-de-itacaranha-meruoca-ce
Bica de Itacaranha

Fica próxima  ao açude São José. Este local foi transformado em balneário. Composto por pequenas quedas d’água, piscina natural e uma bica de média proporção. O local possui pequena estrutura, mas vale a pena visitar.

Pedra Limpa

pedra-limpa-meruoca
Pedra Limpa

Local de lindíssima paisagem a uma altitude acima de 700 metros e de onde é possível avistar as cidades de Massapê, Senador Sá e Santana do Acaraú. Possui trilha ecológica. Em suas rochas na época de chuva, formam-se pequenas piscinas naturais. A vista é deslumbrante de boa parte da região.

Açude do Quebra e Açude do Sabiá

acude-do-quebra-meruoca
Açude do Quebra

O açude do Quebra está localizado no sítio do Quebra, na entrada da cidade de Meruoca. Neste açude é permitido a pesca e o banho.

O açude Sabiá localiza-se na estrada Sobral-Meruoca, mais precisamente no sítio Palmeiras. Vale a pena conhecer estes reservatórios d´água e tomar um reparador banho em suas águas.

Sítio do Monte

antiga-casa-de-farinha-meruoca
Antiga Casa de Farinha -Meruoca

Este sítio a pouco mais de 3 km da cidade, possui uma antiga casa de farinha, engenho de cana de açúcar, senzala e casa do senhor de engenho. É um local que merece ser visitado para conhecer um pouco da história do lugar.

Onde Ficar:

Existem vários locais para se hospedar como hotéis, pousadas e até  áreas de camping.

– Pousada Chalé da Serra (88) 3649-1490 – www.chaledaserra.blogspot.com.br

– Meruoca Apart Hotel;

– Murmúrio da Natureza:

– Ytacaranha Hotel de Serra – www.ytacaranha.com.br

– Pousada Délèze (88) 99909-0711 Fax (88) 3649-1299

– Pousada Pico da Serra (88) 3613-2244 e (88)3611-4633

– Chalés Encontro das Brisas – www.chalesencontrodasbrisas.com.br

Como Chegar:

estrada-sobral-meruoca
Estrada Sobral-Meruoca

Saindo de Fortaleza, siga pela BR-222 até Sobral. Depois siga pela CE-440 até a Meruoca, são aproximadamente 20 km.

 

 

 

 

Deixe um comentário