MAIOR MANGUEZAL DO CEARÁ E O PONTAL DAS ALMAS

Para quem gosta de natureza e procura por belas paisagens em praias desertas ou semi desertas, vale a pena conhecer Barroquinha com suas lindas praias, lagoas, coqueirais, dunas e a foz de 5 rios que formam o mais extenso manguezal do estado do Ceará, com diversas ilhas e muitos outros atrativos, já na divisa com o estado do Piauí.

Pontal das Almas e o Majestoso Manguezal

Pontal das Almas e o Manguezal
Pontal das Almas e o Manguezal

Com certeza uma das praias mais exuberantes e encantadoras de Barroquinha é a Praia de Pontal das Almas.

Nessa praia de areias finas e claras com dunas e manguezal, fica a confluência da foz dos rios Timonha, Ubatuba, Chapada, Carapina e Camelo, já na divisa com o estado do Piauí.

A seu lado existe um grandioso e extraordinário manguezal, com diversas espécies da fauna e flora litorânea do Nordeste brasileiro, seus ninhais e que fazem o encantamento dos visitantes.

Uma gigantesca duna se estende ao lado das águas, formando uma pequena baía, onde é comum a pesca de caranguejos, siris e ostras.

Um passeio por esse lindo manguezal vale a pena, pois proporciona um contato direto com uma natureza selvagem e quase intacta. Trata-se do maior manguezal existente no litoral cearense.

Se estiver visitando a região, não perca a oportunidade de fazer esse passeio e conhecer o majestoso cenário da natureza intocada com todas as nuances de luzes e cores por ocasião do por de sol. É um espetáculo deslumbrante e um verdadeiro colírio para os olhos de quem aprecia e ama a natureza em toda sua força e exuberância.

Enfim, quem for a cidade de Barroquinha, não deixe de conhecer principalmente as praias de Bitupitá e de Pontal das Almas, juntamente com o mais lindo e grandioso manguezal do Ceará.

Barroquinha

Distante de Fortaleza cerca de 395 km, Barroquinha é a última cidade do litoral oeste, fazendo divisa com o Estado do Piauí.

Barroquinha, uma pequena e hospitaleira cidade do litoral oeste cearense, com uma população de aproximadamente 15 mil habitantes ( IBGE 2015), é considerada como uma das cidades mais tranquilas e aprazíveis do estado, sendo possuidora do maior manguezal do Ceará, onde fica localizada a belíssima Praia de Pontal das Almas.

Suas praias em estado quase selvagem, com pouca interferência humana, são redutos de belezas naturais quase intocadas, onde a natureza se manifesta com todo seu esplendor em lindas paisagens composta de praias desertas, com dunas, coqueirais, foz de rios e o maior manguezal do estado do Ceará o que torna o lugar mais autêntico e gracioso.

A cidade de Barroquinha apresenta boa infraestrutura turística para receber os visitantes, com bons hotéis e pousadas, restaurantes com cardápios variados à base de peixes, como moqueca de arraia, camurupim ( um peixe muito saboroso e que é abundante na região), crustáceos e frutos do mar, além da comida tipicamente cearense, como galinha caipira à cabidela, baião de dois com macaxeira, etc.

A cidade de Barroquinha ainda é pouco conhecida pelos turistas e até mesmo pelos cearenses, talvez por isso, suas praias sejam pouco frequentadas fazendo com que ainda conservem seu estado primitivo e selvagem.

Os principais pontos turísticos de Barroquinha são o grande manguezal na confluência dos rios Timonha, Ubatuba, Chapada, Camelo e Carapina com suas ilhas e grande variedade de fauna e flora, além de suas lindas, desertas e paradisíacas praias.

Praia de Bitupitá

Praia de Bitupitá ao Por do Sol
Praia de Bitupitá ao Por do Sol

Bitupitá é a praia mais movimentada e conhecida da cidade, possuindo boa infraestrutura para receber os visitantes. Praia extensa e retilínea com muitas dunas, coqueirais e mar com ondas fortes provocadas por ventos que sopram constantemente.

Tem uma pequena vila de pescadores que sobrevivem principalmente da pesca artesanal de cavala, camurupim, cioba, arraia entre outros e que são servidos nas barracas em forma de moquecas, fritos, cozidos (peixadas), agradando o paladar dos visitantes.

Em Bitupitá, se realiza um dos melhores carnavais de praia de todo o litoral do Ceará, ocasião em que a praia fica superlotada de foliões vindos dos mais diversos locais do Ceará e estado vizinho.

 Praia Nova

Praia Nova - Barroquinha
Praia Nova – Barroquinha

Praia de boa extensão, deserta e mar revolto, com dunas, conqueiras e também com uma pequena vila de pescadores. Praia com pouquíssima estrutura turística, porém é uma belíssima praia. Possui algumas lagoas cercadas de coqueirais que podem ser acessadas através de trilhas por entre as dunas, mas que vale a pena conhecer e tomar um refrescante banho de água doce.

Praia de Curimã

Praia-de-Curimã- Barroquinha
Praia-de-Curimã- Barroquinha

É uma praia primitiva e deserta, de difícil acesso, com muitas pedras em suas areias, mas é um lugar muito encantador. Devido o acesso ser difícil, não possui infraestrutura para receber os turistas, mas o pessoal da vila é bastante amigável e hospitaleiro. Seu acesso pode ser feito através de uma estrada quando a maré está baixa ou de barco na maré alta. Possui uma pequena lagoa cercada de coqueirais.

Praia da Barra dos Remédios

Barra dos Remedios Barroquinha
Barra dos Remedios Barroquinha

Esta praia fica situada próximo à Lagoa dos Remédios, que é uma lagoa formada pelas águas das chuvas que ficam represadas pelas dunas. É uma praia um pouco deserta, com pouca estrutura, mas muito interessante de ser visitada, principalmente para um delicioso banho de água doce na Lagoa dos Remédios.

Como chegar:

Partindo de Fortaleza, pegue a rodovia CE-085 até a cidade de Barroquinha. Para chegar em Bitupitá pegue mais 27 km de estrada em asfalto. A empresa Guanabara faz a linha Fortaleza/Barroquinha diariamente, consulte horários e preço pelo telefone  4005-1992.

Onde se hospedar:

Pousada Leste Mar (88) 3623.3120

Pousada Dunas (85) 9 8834.1389

Pousada Ronco do Mar (88) 3623.3162

4 Comments

Deixe um comentário