Litoral do Ceará: 11 Praias de Encantadoras Belezas

O belíssimo litoral do Ceará reserva maravilhosas surpresas. Além das paradisíacas praias já conhecidas por todos que visitam o estado,você conhecerá lugares que merecem ser descobertos. Com mais de 500 km de praias de águas claras e mornas, belas dunas fixas e móveis, coqueirais, lagoas, fontes naturais de água doce e falésias de areias multicoloridas, o Ceará realmente tem um dos mais lindos litorais do Brasil.

Neste post vamos relacionar um pequeno roteiro com 11 lindas praias que vale a pena visitar, algumas são muitíssimas conhecidas, outras ainda não, mas que também vale a pena conhecer. São elas:

1. Flexeiras – Litoral de Trairi

Flexeiras

Localizada numa enseada, cercada por dunas e coqueirais, a bela praia de Flexeiras tem seu mar protegido por recifes de corais, que formam piscinas naturais na maré baixa. Possui uma ótima infraestrutura para receber os turistas, com bons hotéis e pousadas. Fica a 120 km de Fortaleza, no município de Trairi.

2. Icaraí de Amontada – Litoral de Amontada

Icarai-de-Amontada

Esta praia também fica numa enseada cercada de dunas e coqueirais. Suas águas calmas são ótimas para um refrescante banho. Fica a 200 km de Fortaleza, no município de Amontada. Também é conhecida como “Icaraizinho”. Possui bons hotéis e pousadas para receber os visitantes.

3. Praia das Fontes – Litoral de Beberibe

Praia-das-Fontes

Praia com ótima infraestrutura, bons hotéis, pousadas, restaurantes e barracas. Esta praia tem como característica diversas fontes naturais de água doce que jorram das falésias coloridas. Possui larga extensão com muitas dunas e coqueirais, além de maravilhosas lagoas no seu entorno. Fica a cerca de 85 km de Fortaleza.

4. Cumbuco – Litoral de Caucaia

Praia-de-Cumbuco

A praia do Cumbuco é uma das mais frequentadas pelos turistas que visitam Fortaleza. Possuindo grande extensão de areia, essa praia é cercada de vasto coqueiral, muitas dunas e paradisíacas lagoas. Também é muito apreciada pelos praticantes de esportes aquáticos. Com excelente infraestrutura hoteleira, bons restaurantes e grandes barracas de praia, Cumbuco oferece tudo de bom ao visitante. Fica apenas a 35 km de Fortaleza.

5. Praia de Retirinho – Litoral de Aracati

Ainda pouco visitada, a praia de Retirinho fica na cidade de Aracati. É uma praia de surpreendentes belezas naturais, com paisagens selvagens, suas falésias coloridas,mar de águas calmas e piscinas de água doce correndo em ao mar e muita tranquilidade no vilarejo de pescadores. Você vai se encantar com essa praia.

6. Jericoacoara – Litoral de Jijoca de Jericoacoara

Pedra-Furada-com-Por-do-Sol

A internacional praia de Jericoacoara é considerada como uma das praias mais bonitas do litoral brasileiro e portanto não poderia ficar fora desse roteiro. Com muitas dunas de areias brancas, extensas áreas desertas, coqueirais, manguezais com rica fauna e flora, lagoas de água doce e transparente, Jericoacoara é um verdadeiro paraíso para o encantamento de quem a visita. Tendo a Pedra Furada como cartão postal, Jeri ainda oferece, além de maravilhosos passeios no seu entorno, uma agitada vida noturna regada a muito forró, rock, reggae e blues. Super bem estruturada com bons hotéis , pousadas e excelentes restaurantes com cardápios os mais variados. Imperdível!

7. Morro Branco – Litoral de Beberibe

Litoral-Praia-de-Morro-Branco

Esta praia é uma das mais famosas do Ceará, a 77 km de Fortaleza. Fica no município de Beberibe e tem cenários de extrema beleza com suas falésias de areias multicoloridas, dunas e fontes de água doce. Um dos cenários mais deslumbrantes é o labirinto das falésias. Um passeio imperdível!

8. Bitupitá – Litoral de Barroquinha

Praia de Bitupitá - Barroquinha

A encantadora praia de Bitupitá fica no extremo oeste do Ceará, no município de Barroquinha, já na divisa com o estado do Piauí. Com cenários de dunas brancas, manguezais e outras atrações, é o lugar ideal para quem busca contato com a natureza e muita tranquilidade. É um verdadeiro paraíso no litoral cearense.

9. Mundaú – Litoral de Trairi

Praia-de-Mundaú

Mais uma praia de grande beleza com areias brancas, lagoas e manguezais na foz do rio Mundaú. Fica localizada no município de Trairi e está dotada de boas pousadas e hotéis para receber os visitantes. Praia de muita tranquilidade e sossego.

10. Canoa Quebrada – Litoral de Aracati

Praia-de-Canoa-Quebrada

É uma das praias mais famosas do Brasil. É a principal praia do município de Aracati, no leste do Ceará. Com excelente infraestrutura, Canoa Quebrada tem uma das mais agitadas noites praianas do todo o litoral cearense. Possui excelentes hotéis, pousadas, restaurantes, barracas de praia e uma infinidade de atrações ao seu redor. Não deixe de conhecer também algumas praias próximas a Canoa, você vai adorar.

11. Lagoa do Mato – Litoral de Aracati

Lagoa-do-Mato

Esta é mais uma das praias do município de Aracati. Praia de paisagens rústicas, com muitas dunas e coqueirais. Um passeio imperdível é conhecer as falésias e a famosa Garganta do Diabo. Sensacional.

Espero que este breve roteiro sirva para lhe dar uma ajuda na hora de escolher por onde começar seu passeio pelas praias cearenses. Para maiores detalhes sobre essas praias, clique nos links e terá mais informações.

4 Comments

Deixe um comentário