Lagoinha- Conheça Este Pequeno Paraíso No Litoral Cearense

A paisagem é de cartão postal. Na chegada à Lagoinha é possível ter uma visão panorâmica deslumbrante  do alto de um mirante, em cima de uma duna de areia vermelha. A praia conta com uma rede hoteleira de qualidade, mas quem visita o lugar também conhece a rotina de uma antiga vila de pescadores que preserva o ambiente rústico e onde é possível encontrar um rico artesanato local.

No mar, os ventos são ideais para esportes à vela. Os esportistas dividem o espaço com jangadeiros, estes intrépidos pescadores que saem de madrugada e se aventuram em alto-mar com suas frágeis jangadas  para trazer as mais variadas espécies de peixes, moluscos e frutos do mar.

 

 

Praias de Paraipaba

A origem da cidade de Paraipaba, remonta ao início da segunda metade do século XVII, quando o conquistador holandês Matias Beck, determinou a instalação no lugar de um centro protestante de letras batavas e ensino religioso (1650) a fim de propagar o protestantismo. Desarticulado o domínio holandês pelos portugueses, esse início de civilização foi desprezado, ficando apenas o registro histórico.

Na cidade existem algumas pousadas e pequenos hotéis onde o turista poderá hospedar-se. São hotéis simples,  mas recebem o visitante com muita cordialidade e atenção.

A cidade de Paraipaba tornou-se muito visitada por causa de suas praias, principalmente a Praia de Lagoinha, considerada uma das mais belas praias do Brasil. Possui quase  14 km de praias, que se estendem da foz do Rio Curu até a barra formada pelas águas da lagoa das Almécegas, com praias, dunas e lagoas diversas.

 

Praia de Lagoinha

A comunidade de Lagoinha está localizada a aproximadamente 120 km de Fortaleza. A praia de Lagoinha, devido as suas belezas naturais, tornou-se bastante visitada por turistas estrangeiros e brasileiros.

Paisagem de extrema beleza, com dunas, falésias e coqueirais, conservando o primitivismo, destacou-a  como uma das mais belas praias do Brasil.

Praia-de-Lagoinha
Praia de Lagoinha

Sua enseada em formato de meia-lua com ondas fracas, cercada por dunas amarelas, arrecifes e coqueirais com bicas de água doce, é um dos melhores lugares para visitar no Ceará.

Formada por um penhasco de cerca de 50 metros de altura, Lagoinha ainda conserva uma paisagem primitiva e natural composta por dunas douradas e extenso coqueiral que vão de encontro ao mar. Em Lagoinha não faltam opções para se divertir. Uma boa pedida é conhecer a vegetação de mangues, as formações rochosas e as piscinas de água salgada que se formam na maré baixa.

 

O povoado fica no alto do morro do Cascudo, onde existe um mirante que permite uma visão panorâmica da praia. O povoado ainda conserva a tranquilidade e a paz de lugares rústicos.

Esta belíssima praia é área de proteção ambiental, com isso objetiva-se a preservação de toda a sua natureza.

 

Lagoa de Almécegas

Lagoa-das-Almecegas-Lagoinha
Lagoa de Almecegas – Lagoinha

Seguindo pela praia, encontramos a poucos quilômetros de Lagoinha, uma lagoa de águas escuras, belas dunas e que se oferece a um refrescante banho com direito a passeio de chalana. Trata-se  da Lagoa de Almécegas, uma das maiores lagoas do Ceará.

 

Praia de Capim Açu ou Barra do Curu

A  Praia de Capim Açu oferece uma magnífica visão da natureza. As lagoas, os manguezais, as dunas e os coqueirais formam um verdadeiro retrato do paraíso. Um descanso relaxante em suas águas calmas, faz o visitante esquecer o tempo.

 

Praia de Camboas

Esta outra praia fica a 12 km da sede do município e está localizada na margem esquerda do Rio Curu. Também é composta por dunas, mangue, coqueirais e enseadas. Vale a pena conferir.

Em Lagoinha você poderá hospedar-se nos seguintes estabelecimentos:

Vivamar Hotel,

Lagoinha Praia Hotel,

Hotel Platô e

Pousada Mar a Vista.

Para chegar utilize as rodovias CE-085, CE-483 e BR-222.

Deixe um comentário