Praia de Jericoacoara: A Pedra Furada e o Radiante Sol Poente

Você está procurando um lugar especial, aprazível, com muita natureza primitiva e longe de badalações? Este lugar existe e está ao seu alcance:  chama-se Jericoacoara no litoral oeste do Ceará. Venha conhecer o mais belo por do sol do litoral brasileiro.

Jericoacoara

O Parque Nacional de Jericoacoara, está localizado a mais de 300 km de Fortaleza, na região oeste do litoral cearense, abrangendo os municípios de Jijoca de Jericoacoara, Cruz e Camocim. Sua área é de 8.850 hectares e é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Dentro de seus limites fica a internacionalmente conhecida Praia de Jericoacoara.

O parque foi criado em fevereiro de 2002, com área de 8.416 hectares a partir da  Área de Proteção Ambiental (APA) criada em 1984 e teve sua área redefinida em junho de 2007, passando para os 8.850 hectares atuais.

Seu objetivo é preservar e proteger os ecossistemas costeiros, seus recursos naturais, proporcionar pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico.

 

Atrativos de Jericoacoara

 Jericoacoara era  uma pequena vila de pescadores, isolada pelas dunas até 1985, quando foi descoberta pela indústria do turismo, que fez dela uma praia de destaque internacional, principalmente depois que o jornal americano The Washington Post, a elegeu como uma das dez mais belas praias do planeta em 1994.

Em  Jeri as ruas não são pavimentadas, são de areia e a fiação elétrica fica por baixo da areia das ruas para manter sua estrutura primitivista.

Os turistas têm a oportunidade de realizar diversos passeios para visitar seus atrativos como o Serrote, a Pedra Furada, a Árvore da Preguiça, e  também passear de canoa pelos manguezais do rio Guriú, para avistar cavalos-marinhos,  caranguejos e pequenos peixes.

A Pedra Furada

Pedra-Furada-em-Jericoacoara
Pedra Furada -Ícone de Jericoacoara

É o ícone de Jericoacoara e um dos cartões postais do Ceará. Trata-se de uma formação rochosa que teve seu centro escavado em forma de arco pela erosão durante milhares de anos e que é um dos locais mais visitados por  turistas brasileiros e estrangeiros. Está localizada na região rochosa de Jeri,  por trás do Serrote e só pode ser acessada com a maré baixa. Da vila até a pedra são quase 3 km de distância. Durante o período de 15 julho a 15 agosto, o sol, ao se por, encaixa-se no buraco da pedra. É uma visão deslumbrante, surreal. Este é o único período do ano  em que se pode contemplar essa visão espetacular da natureza.

 

O Serrote

É uma formação rochosa que se eleva a direita da vila com 100 m de altura. Esta formação vista do  alto mar, dá a impressão de um jacaré deitado na praia. Daí a origem do nome Jericoacoara,  que em língua indígena significa jacaré deitado.

O Serrote protege a vila dos ventos e das areias das dunas. Na parte mais alta do Serrote, a 120 m de altitude, fica o farol de Jericoacoara, que é também um mirante natural e dá uma visão panorâmica de 360º. da região no entorno. Este farol é alimentado por energia solar e funciona automaticamente, sem necessidade de operador.

 

Duna do Por do Sol

Duna do Por do Sol -Jericoacoara
Duna do Por do Sol -Jericoacoara

A  oeste  da vila fica essa grande duna branca,  local mais procurado por  turistas e nativos para ver o mais lindo  por do sol do Brasil. Fica ao lado da praia das Canoas e devido sua localização peninsular, é possível assistir o sol se por no oceano, como se estivesse  mergulhando  no mar.  Esse magnífico espetáculo da natureza começa ao entardecer, mais precisamente a partir das 17:30, mas a movimentação de pessoas subindo essa duna de 30 m de altura inicia às 17:00 h.

 Praia Malhada

Essa praia é  muito procurada para a prática de surf. Fica no trajeto para a Pedra Furada. Nela tem a pedra da Tartaruga e do Jacaré.

Lagoa Azul

É uma lagoa com areias brancas e bancos de areia dentro d’água. Suas águas cristalinas apresentam tons de verde e azul e por sua extensão de 15 km2.de área e  semelhança ao Caribe,  é chamada de “Caribe Nordestino”.

Lagoa do Paraíso

Lagoa-do-Paraiso-Jijoca-de-Jericoacoara
Lagoa do Paraíso -Jijoca de Jericoacoara

Esta lagoa fica localizada na sede do município de Jijoca de Jericoacoara, está bem estruturada para o turismo, com pousadas e restaurantes. É muito utilizada para a prática de esportes náuticos.

Na verdade, Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso são uma só lagoa, apenas as pessoas resolveram criar essa distinção para trechos diferentes da mesma lagoa.

Mangue Seco

Lagoa-de-Mangue-Seco-Jericoacoara
Lagoa de Mangue Seco – Jericoacoara

É um pequeno povoado de pescadores onde residem cerca de 200 famílias. Fica a 5 km de Jericoacoara. Sua atração principal é uma lagoa que se encontra em meio às dunas, margeada pelo mangue que foi ocupado pelo mar.

 

O Que Fazer à Noite

A noite de Jeri é bastante movimentada com opções para todos os gostos, mas os ritmos preferidos pelos nativos e turistas é o forró e o reggae.

O lugar mais animado é a Rua do Forró, onde você encontra vários bares e restaurantes.

Onde Ficar

As opções de hospedagem são muitas, com  várias pousadas e pequenos hotéis, com boas acomodações.

Como Chegar

Para chegar partindo de Fortaleza pegue a rodovia CE-085, até chegar em Jijoca, que fica a 294 km de Fortaleza. De Jijoca, segue-se por estada de terra por 25 km que deve ser percorrida por veículo 4X4 até a vila de Jericoacoara.

Lembre-se: Jericoacoara é um Parque Nacional onde a ecologia tem um significado muito valioso entre os moradores.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário