Itarema: Recanto de Paz e Calmaria no Litoral Oeste

O município de Itarema possui sete praias que nos encantam pelas suas belezas naturais e conservação ambiental. Nas praias de Itarema, o  turista encontra tranquilidade e sossego, onde poderá banhar-se em suas águas calmas, apreciando a natureza a sua volta. Cada praia é um visual diferente e emocionante.

As Sete  Praias de  Itarema                                                                                                                                                           

Com o sol brilhando quase o ano todo e a brisa soprando constantemente, o município tem um visual de paraíso tropical, uma dádiva da natureza para o deleite de turistas e moradores.

A diversidade das praias de Itarema  permite agradar ao gosto individual de cada visitante, restando  apenas escolher qual delas e curtir da melhor forma que lhe convier.

Como são muito próximas entre si, as praias de Almofala, Ilha do Guajiru, Torrões, Barra,  Barcos, Sede e Patos, dá para conhecer e aproveitar suas belezas em pouco tempo não havendo necessidade de mais que um dia.

Praia dos Barcos

Praia-dos-Barcos-Itarema
Praia dos Barcos- Itarema

A  Praia dos Barcos, está localizada a 6 km  de Itarema. Possui um dos mais belos portos de médio porte do Ceará. Sua atividade econômica principal é a pesca de lagosta e o artesanato.

Trata-se de uma pequena ilha com acesso feito pelos barcos dos pescadores. A praia conserva seu estilo primitivo e serve de refúgio para embarcações e turistas que preferem curtir a natureza em seu estado quase intocado. Uma boa dica é apreciar a pesca de siris no mangue.

 

Ilha de  Guajiru

Ilha-de-Guajiru-Itarema
Ilha de Guajiru – Itarema

A Praia da Ilha de Guajiru é um paraíso para ecoturistas e amantes de esportes náuticos. É uma praia de média extensão, mas possui um visual encantador. É o lugar conhecido como refúgio da cidade, recebendo muitos turistas no período de alta estação.

Propícia para o descanso, essa praia é ideal para um refrescante banho de mar e fazer uma boa caminhada. Com uma larga faixa de areia dourada, mar calmo, de águas esverdeadas, que mais parece uma piscina natural,  é uma ótima opção para um dia de sossego.

O clima de paz e tranquilidade costuma atrair diversas famílias no verão, uma vez que as crianças podem brincar e nadar sem preocupação. Uma sugestão é levar alimentos e bebidas para prevenir qualquer imprevisto.

Mais à frente, a Barra, uma longa faixa de areia, onde coqueirais se espalham em linha paralela ao horizonte, com um lago de águas cristalinas no meio e novamente outra faixa de areia que termina de encontro ao mar. Esta ilha apresenta uma paisagem natural de grande beleza.

Praia da Barra

A Praia da Barra  é a mais procurada pelos visitantes, principalmente nos finais de semana e é a que tem a melhor infraestrutura turística, com algumas barracas e pousadas.

Praia de Almofala

De todas as praias de Itarema,  Almofala é a mais conhecida e também uma  das mais visitadas pelos turistas. Apresenta uma bonita paisagem composta por mangues, rios, lagoas e muitos outros atrativos locais, como o artesanato baseado em renda e na palha de carnaúba. Terra dos índios Tremembés, cujo local é o último reduto desta tribo no litoral oeste do Ceará.

Praia-de-Almofala-Itarema
Praia de Almofala – Itarema

Ali foi construída a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que foi soterrada em 1897 por uma duna móvel, ressurgindo depois, entre os anos de 1940 e 1943.

Lá está instalado o Projeto Tamar, para a proteção das tartarugas marinhas, que são capturadas acidentalmente nos currais de pesca e redes dos pescadores.

O Projeto Tamar foi instalado em 1992 em Almofala e envolve a população local de aproximadamente 36,5 mil habitantes dos município de Itarema e Acaraú e monitora mais de 40 km  de praias, além de locais de desembarque, venda de peixes e mercados públicos.

Praia de Torrões

Torrões  fica a 14 km  da sede do município de Itarema. É uma praia que conserva seu primitivismo e possui paisagens de rara beleza. Um refúgio para relaxamento e sossego. Está cercada de dunas, coqueiros, manguezais, rios e muita natureza.

Praia dos Patos

Patos é uma enseada perfeita para banho. Fica a 28 km  de Itarema, e apresenta um cenário de extrema beleza com areias brancas, mar de águas rasas, coqueiros e lagoas. É uma praia primitiva, um verdadeiro oásis tropical, longe de tudo e de todos. É um lugar para contemplar a natureza.  Das praias de Itarema, é a que fica mais afastada, por isso, sinal  de celular é quase impossível.

Para chegar a Itarema, você pode usar a BR-222 ou as CE-354 e a CE-434.

Deixe um comentário