Praia da Ilha do Guajirú – O Melhor Point do Kitesurf no Ceará

Hoje vamos falar sobre uma praia que além de ser chamada de Ilha, também é conhecida como a Cancún cearense e que nos últimos anos tem atraído visitantes de várias partes do mundo em busca de seu clima tropical, da paisagem bucólica de sua vila de pescadores e de seus ventos carregados de adrenalina, apropriados para a prática de kitesurf, trata-se da Ilha do Guajirú.

kitesurf-na-ilha-do-guajirú
kitesurf-na-ilha-do-guajirú

Fica localizada no município de Itarema a aproximadamente 150 km de Fortaleza. Itarema é um pequeno município do litoral cearense com muitas outras praias que também merecem ser visitadas.

Ilha do Guajirú

ilha-de-guajiru
ilha do guajirú

Trata-se de mais um paraíso tropical localizado no litoral cearense e que consolidou o estado do Ceará como um dos destinos internacionais para a prática de kitesurf e de outros esportes radicais.

Com vento soprando forte quase o ano todo, a praia da Ilha de Guajiru é considerada um dos melhores locais do mundo para a prática de kitesurf.  A melhor época do ano para a prática de kitesurf  é entre os meses de julho a janeiro, quando os ventos sopram mais forte.

Na verdade, a Ilha do Guajiru é uma pequena península,  já que é ligada ao continente por um faixa de areia com uma grande lagoa de água salgada e que muda com a maré, mas que dá um certo charme ao local.

O visual da Ilha do Guajiru é mesmo paradisíaco, com seus barcos e jangadas, suas árvores e vasto coqueiral, sua praia de areias claras, dunas, mangues e seu mar de águas verde esmeralda e transparente que dá até para ver pequenos peixes, daí o apelido de Cancún cearense devido a pequena semelhança à praia mexicana.

Ah! Não esqueça de saborear a culinária local. Existem algumas barracas na orla, onde é possível apreciar uma bebida gelada e alguns pratos á base de peixes, camarão, lagosta, caranguejo e frutos do mar que deixam  qualquer um com água na boca de tantas delícias que tem a oferecer ao visitante.

A Comunidade

Sua comunidade é composta de pescadores e agricultores, gente simples e humilde,  mas   que recebem os turistas com muita simpatia e hospitalidade. O lugar é tão tranquilo e aconchegante que dá vontade de ficar por lá residindo. Fato que é marcado pela grande presença de estrangeiros que lá chegaram, gostaram tanto que fixaram residência.

ilha-do-guajiru
ilha-do-guajiru

Portanto,  a Ilha do Guajirú é o  lugar ideal  para quem gosta de  muita paz e tranquilidade em  contato com a natureza em sua mais pura essência, apreciando uma paisagem de grande exuberância e beleza. Quem visita este paraíso  nunca se arrepende. Venha conferir, vale a pena.

 

Onde ficar:

Pousada Portal da Barra – www.pousadaportaldabarraitarema.com

Pousada Lagoa Beach – www.lagoabeach.com

The Wind Village – www.thewindvillage.com

Pousada Pura Vida Club – www.puravidaclub.com

 

Como chegar:

Partindo de Fortaleza pegue a rodovia do sol poente (CE-085) até a cidade de Itarema, quando chegar lá pegue uma estrada de piçarra até a Ilha de Guajirú.

 

 

 

2 Comments

Deixe um comentário