Icapuí – Lindas Praias Exóticas No Litoral Leste Cearense

Se você deseja paz e sossego, venha conhecer a pequena cidade de Icapuí no litoral Leste do Ceará, quase na divisa com o Rio Grande do Norte. Suas praias semi-desertas e de exótica beleza repletas de coqueirais, dunas e falésias coloridas, como a maiorias das praias do litoral Leste, são um convite para desfrutar um convívio com a natureza em sua plena exuberância.

Sua principal atração é o Festival da Lagosta que é realizado anualmente entre os meses de agosto e setembro. Nessa época a cidade se transforma, fica parecendo uma gigantesca feira livre, tamanha a quantidade de pessoas circulando em suas ruas e praias. O Festival de 2015 aconteceu de 27 a 30 de Agosto.

 

 

Icapuí

 

Distante de Fortaleza 210 km,  o  município de Icapuí possui uma população  de aproximadamente 20 mil habitantes e  fica na divisa do estado do Ceará com o Rio Grande do Norte pelo litoral Leste. Sua economia é baseada na pesca da lagosta, fato que o torna o maior produtor de lagosta do estado, cuja produção é exportada para vários lugares do Brasil e do mundo.

Icapuí também  é muito conhecido pelas famosas praias de Ponta Grossa, Redonda, Peroba, Tremembé, entre outras. Em suas orlas, essas praias apresentam imensos coqueirais, dunas, falésias de areias coloridas, que os artistas locais utilizam para compor paisagens em garrafinhas que são vendidas aos turistas.

A maioria de suas praias são de águas são calmas, ideais para banho por não oferecer perigo de afogamentos. Em alguns trechos de praia a paisagem está quase intocada, conservando seu estado primitivo, onde o turista explorador pode fazer pequenas descobertas.

Festival-da-Lagosta-Icapui
Festival da Lagosta em Icapuí

Ainda não existe grande infraestrutura turística, mas Icapuí dispõe de algumas pousadas, pequenos hotéis e alguns restaurantes simples, mas com cardápio bastante variado e saboroso.

Nos meses de agosto/setembro acontece o Festival da Lagosta, quando esse crustáceo é preparado de varias maneiras para a degustação dos participantes. Durante esse período a cidade costuma receber uma grande quantidade de visitantes que sua população chega a duplicar.

 

Praia de Ponta Grossa

Praia-de-Ponta-Grossa-em-Icapuí
Praia de Ponta Grossa em Icapuí

Ponta Grossa não possui muita estrutura turística, mas em compensação oferece uma paisagem de magnífica beleza, com suas falésias com diferentes cores, coqueirais e uma ponta de pedra de cor avermelhada que entra no mar, proporcionando um mar calmo ideal para banho.

Nas barracas Pantanal e do Seu Chico, o visitante encontrará lagosta, camarão e peixes que o turista precisa experimentar para ter ideia da culinária local. Segundo os donos das barracas, é onde você encontra a melhor e mais saborosa lagosta da região.

Nos finais de semana à noite, os visitantes têm várias alternativas para dançar forró e reggae que são os ritmos apreciados pelos moradores locais. Outra alternativa é conhecer o artesanato da região e visitar um mini museu com peças indígenas e holandesas.

Outros locais que merecem ser visitados são:

  • O Mirante na entrada da cidade, de onde o turista tem uma visão panorâmica da praia com seus coqueiros e falésias;
  • A Trilha Ecológica, demarcada com identificação das plantas nativas e onde é possível assistir de cima de uma imensa duna o belíssimo por do sol de Icapuí;
  • Estação Ecológica de Mangue Pequeno, onde uma plataforma leva o turista mangue adentro e propicia a observação da fauna e flora do mangue.

Uma curiosidade:

Conta-se que, na praia de Ponta Grossa, o navegador espanhol Vicente Yañez Pinzón, teria desembarcado antes de Cabral descobrir o Brasil. Como não era uma viagem oficial, a visita não é aceita como o descobrimento do Brasil. A verdade é que Pinzón, dois meses antes de Cabral chegar em Porto Seguro, na Bahia, teria batizado esta praia de Cabo de Santa Maria de la Consolación.

Esta praia teve também colonização holandesa quando da invasão ocorrida nos anos de 1650.

 

Praia da Redonda

Praia-da-Redonda-Icapui
Praia da Redonda – Icapui

A Praia da Redonda é uma praia rústica, com pouco movimento, mas possui muitas dunas, falésias coloridas e coqueirais, como a maioria das praias e sua beleza é extraordinária. Sua comunidade de aproximadamente 3 mil habitantes, vive basicamente da pesca artesanal.  Vale a pena dar um passeio de buggy nesta praia para apreciar uma paisagem de dunas semi-selvagem.

 

Praia da Peroba

Praia-da-Peroba-Icapui
Praia da Peroba – Icapuí

Essa é uma praia de ondas fracas e com arrecifes. Suas falésias  em tons de amarelo e vermelho é um esplendoroso visual. Além dos visuais surreais que essa praia oferece, o turista poderá experimentar a culinária com pratos à base de lagosta, onde o preço é bastante acessível. Em Peroba é muito comum  a prática de kitesurfe.

 

 

 

Como Chegar:

Saindo de Fortaleza, pegue a rodovia CE-040 até encontrar  a BR-304, então siga nessa rodovia até a altura de Aracati, depois siga pela CE-261 até Icapuí.

4 Comments

Deixe um comentário