Guaramiranga – Romance, Jazz & Blues Festival

A pitoresca, bucólica e aconchegante Guaramiranga está localizada no topo do Maciço de Baturité, a 865 metros de altitude e por isso apresenta temperatura média anual entre 14º.C a 25º.C no verão e chegando a 12º.C no mês de julho, além de ter mais 80% de sua vegetação composta de Mata Atlântica, fato que ajuda a ter esse clima bastante ameno em pleno sertão nordestino.

Guaramiranga

igreja-matriz-de-guaramiranga
Vista da Igreja Matriz – Guaramiranga

Guaramiranga é a menor cidade do estado do Ceará, com uma população em torno dos 4.200 habitantes, composta de pessoas muito gentis, simpáticas e hospitaleiras. É a cidade dos festivais, que ocorrem ao longo do ano e que atraem muitos visitantes, além de ser um lugar de clima e paisagens agradabilíssimos e  diferencia-se de outras regiões do Ceará, por  ter suas tradições mantidas,  como se a cidade  tivesse parado no tempo.

É possível, sim, sentir frio no Ceará e por causa dessa baixa temperatura  Guaramiranga é  chamada carinhosamente de “Suiça Cearense”.

Muita coisa  na cidade mantém-se como há 50 anos atrás com a calmaria e a tranquilidade de cidade interiorana, o que  torna a cidade mais atraente para os moradores e visitantes.

A cidade de Guaramiranga também é muito conhecida pelo cultivo de flores  que ornamentam os seus mais diversos logradouros e praças,  dando-lhe um ar bucólico,  acolhedor e romântico. Em 2008 foi eleita pela revista Viagem e Turismo como a segunda cidade mais romântica do Brasil.

romance-em-guaramiranga
Clima Romântico em Guaramiranga

Atrações de Guaramiranga

Guaramiranga oferece também passeios por trilhas ecológicas, banhos em lagoas e cachoeiras, visita ao Pico Alto – o segundo ponto mais elevado do Ceará, com 1.114 metros de altitude e de onde  pode-se contemplar  uma das mais belas visões da região do Maciço de Baturité, como  também  apreciar um lindíssimo por do sol. A cidade possui inúmeras cachoeiras espalhadas ao longo das trilhas.

parque-das-cachoeiras-guaramiranga
Parque das Cachoeiras- Guraramiranga

Outros atrativos de Guaramiranga são as mostras culturais e os festivais que ocorrem em várias épocas do ano, como o Festival de Jazz e Blues, o Festival Nordestino de Teatro, o Festival de Fondue, o Festival de Gastronomia, o Festival de Vinhos, o Festival Arte e Flores   e muitos outros.

Principais Eventos Culturais Anuais

Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga, realiza-se anualmente nos mesmos dias do carnaval;

Festival Nordestino de Teatro,  realiza-se anualmente no mês de setembro;

Feira de Negócios Turísticos do Maciço de Baturité,  realiza-se em julho;

Festival de Arte e Flores,  realiza-se em agosto;

Festival de Fondue,  realiza-se em maio;

Festival de Gastronomia de Guaramiranga,  realiza-se em outubro;

Festival de Vinhos, realiza-se em junho.

O Festival de Jazz e Blues

jazz-ao-por-do-sol
Jazz ao Por do Sol

Atualmente este festival é reconhecido e respeitado em todo o país e no exterior. Mostrando o valor cultural e a diversidade musical do povo, conquistou a simpatia de músicos, público, imprensa, patrocinadores e de todos os envolvidos no circuito produtivo do segmento musical. Já faz parte do calendário artístico e cultural do estado do Ceará.

Foi criado com a intensão de reunir pessoas em volta de outros ritmos e sons diferentes do que normalmente se escutam no período de carnaval, que é quando o evento se realiza.

Este ano de 2016 – a 17ª. Edição do  festival aconteceu período  de 06 a 09 de fevereiro  e contou com a participação dos seguintes artistas: Danilo Caymmi, Roberto Menescal, Gilson Peranzzetta Trio, João Senise, Koko-Jean Davis, Toninho Horta, Pablo Fagundes, Thiago Rocha, Sávio Dieb, Di Ferreira, Claudio Mendes, Heriberto Porto, Thiago Almeida, Eduardo Holanda, Cainã Cavalcante, Lorena Nunes, “Giant Steps- Tributo a John Coltrane”, Maria Toro Quartet, Artur Menezes, Big Band Unifor, Igor Prado Band, Raphael Wressnig.

Festival Nordestino de Teatro

festival-nordestino-de-teatro

Este festival acontece anualmente no mês de setembro e tem duração de 8 dias, onde são apresentados espetáculos teatrais para toda a comunidade, com debates, oficinas, shows musicais, tendas de recreação e encontros de artistas e pesquisadores. É considerado um dos grandes eventos culturais do país, tendo se firmado no segmento teatral nordestino, como o mais importante polo agregador e revelador de talentos regionais.

Festival de Vinhos

No mês de junho, Guaramiranga realiza anualmente o maior festival de vinhos do Nordeste, com a participação de enólogos, sommeliers e apreciadores de vinho das mais diferentes partes do Brasil e do mundo.  A cada ano o festival apresenta mais surpresas, novidades e requinte.

Monumentos Histórico-Religiosos

mosteiro-dos-jesuitas-guaramiranga
Convento dos Capuchinhos

Pode-se, ainda, fazer visitas a diversos monumentos  histórico-religiosos que retratam muito da cultura religiosa no Ceará, como o Convento dos Capuchinhos (Nossa Senhora de Lourdes), cujo projeto é oriundo da esperança da Cúria Geral de promover o desenvolvimento das Missões Capuchinhas no Norte do Brasil, criando um Noviciado e Estudantado de Teologia e após uma sondagem minuciosa, teriam escolhido Guaramiranga para a instalação do projeto.

Conta a história que, como os missionários eram de origem italiana, no ano de 1942 (no período mais difícil da II Guerra Mundial), o Convento acolhe os estudantes e professores do Seminário de Messejana, após um comunicado do Comandante da 7ª. Região Militar aos Missionários Lombardos, cuja determinação é: “ Os súditos do Eixo sejam afastados da costa (litoral)”. No fim de 1942, os frades retornam a Messejana juntamente com o estudantado teológico.

Atualmente este convento está transformado em pousada é aberto aos religiosos e ao povo em geral,  servindo de casa de hospedagem e aos mais diversos eventos, encontros e retiros  espirituais.

 

Onde ficar:

Chalé das Montanhas

(085) 3321.1150/ 3246.1165  – www.chaledasmontanhas.com.br

Remanso Hotel de Serra

(85) 3325.1222 – www.remansohoteldeserra.com.br

Hotel Montenegro

(85) 99925.5767/ 99903.2556 – www.hotelmontenegro.com.br

Chalé Nosso Sítio

(85) 3476.7676/ 3325.1234/ 99984.0282 – www.chalenossositio.com.br

Além desses hotéis, existem muitas pousadas e o Mosteiro que também aceita hóspedes mediante consulta antecipada.

Como chegar:

O acesso pode ser feito pelas rodovias CE-060 (Fortaleza-Baturité-Guaramiranga) ou  CE-065 (Fortaleza-Palmácia- Guaramiranga), num percurso total em torno de 110 km.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário