Fortim, Suas Praias e o Inesquecível Tour Pelo Rio Jaguaribe

Fortim é um pequeno município do litoral leste do estado do  Ceará, localizado  à margem do Rio Jaguaribe, o maior rio periódico (seco) do mundo, entre as cidades de Beberibe e Aracati, ficando a uma distância aproximada de 130 km de Fortaleza, a capital do estado.

Possui várias praias ainda preservadas em sua rusticidade, repletas de falésias, dunas, coqueirais e mangues nas imediações do estuário do Rio Jaguaribe, o que lhes dá um visual bastante encantador.

O Rio Jaguaribe é o maior curso de água do estado do Ceará, com uma extensão de 633 km, nascendo  no sul do estado no município de Tauá, vindo desaguar no Oceano Atlântico no litoral de Fortim, após passar por várias cidades.

foz-do-rio-jaguaribe-fortim
Foz do Rio Jaguaribe – Fortim

A foz do rio apresenta magníficas paisagens de deixar qualquer visitante maravilhado contemplando a  beleza da região. O rio possui diversos canais, ilhas e uma fauna e flora muito diversificada.

Fortim

Fortim
Fortim

O município tem esse nome por conta de sua história. Conta a  história que em 1603 a expedição de Pero Coelho de Sousa vindo de uma grande derrota para os holandeses, baixou acampamento nesse local e aí construiu um  forte para se defender de novos ataques, o qual batizou com o nome de Forte Nova Lisboa ou Nova Lusitânia. Como o forte era pequeno (fortinho), a população passou a chamar Fortim.

Com uma população de aproximadamente 15 mil habitantes que vive basicamente da pesca e da agricultura, composta de pessoas simples, simpáticas e acolhedoras.  Nos últimos anos, a cidade passou  a ter o turismo como  outra alternativa  econômica  tendo em vista a beleza de suas praias, seus mangues e seu atrativo maior – a foz do Rio Jaguaribe, com uma infinidade de opções de passeios em meio a natureza exuberante e encantadora.

A Igreja de Nossa Senhora do Amparo

igreja-n-s-do-amparo-fortim
Igreja Nossa Senhora do Amparo

Um fato curioso, é  a Igreja de Nossa Senhora do Amparo. Essa igreja foi construída de frente para o rio, pois naquele tempo a vila se estendia pela beira do rio. Com o passar do tempo, a vila foi crescendo, passou a cidade e os habitantes iam construindo suas casas atrás da igreja, coisa que não agradou aos fiéis mais devotos de Nossa Senhora do Amparo. A solução que encontraram para evitar que a vila perdesse as bênçãos da padroeira, foi  abrir portas no fundo da igreja e construir uma pracinha. Desde então, a entrada no templo é feita pelas portas do fundo.

Praia Canto da Barra

praia-canto-da-barra-fortim
Praia do Canto da Barra

É uma praia ainda desconhecida pela maioria dos turistas e até mesmo pelos cearenses. Este paraíso fica quase na foz do Rio Jaguaribe ( aproximadamente uns 1.500 metros). É praia de águas calmas e ventos constantes, tornando-se muito apropriada para a prática de esportes náuticos à vela.

Além de suas belezas naturais, a praia dispõe de barracas onde é possível apreciar a culinária local.

Praia do Pontal de Maceió

pontal-de-maceio-fortim-ce
Pontal de Maceió

Este local é uma vila de pescadores com sua autenticidade ainda conservada.  A praia mantém o ritmo das idas e vindas das  jangadas trazendo pescados. É uma praia com muitas cavernas escavadas nas  rochas  pela erosão das ondas e dos ventos, mas que só podem ser vistas durante a maré baixa. Nas proximidades você tem a Praia das Agulhas, uma pequena praia muito bonita e também rústica.

É a praia com a melhor infraestrutura turística de Fortim, contando com alguns restaurantes, bares e lanchonetes, hotéis, pousadas  e barracas de praia que servem deliciosos pratos de comidas típicas, peixes e frutos do mar.

Para os amantes de esportes náuticos, existe uma escola de  Kitesurf próxima às barracas de praia. Os ventos constantes favorecem as competições promovidas pela prefeitura, como a Regata de Jangadas e Botes.

O Passeio Pelo Rio Jaguaribe

passeio-pelo-rio-jaguaribe-fortim
Passeio Pelo Rio Jaguaribe

Uma dica para que sua estada em Fortim seja  bastante proveitosa e que vai lhe deixar uma inesquecível lembrança, é fazer um passeio de barco pelo Rio Jaguaribe, onde você conhecerá as ilhas fluviais Grande e Caldeira, a Pedra do Chapéu, que forma um banco de areia e onde pode-se tomar um banho de água doce.

No passeio, além da Pedra do Chapéu você avista a Barra do Fortim com suas casas de veraneio, verdadeiras mansões.  Visita ao  mangue com sua flora e fauna exuberantes, onde pode-se apreciar um lindo por do sol com as garças pousando em seus ninhais, além de outras aves e pássaros.

pedra-do-chapeu-fortim
Pedra do Chapéu – Fortim

O passeio termina no Pontal de Maceió, onde barracas de praia oferecem diversas iguarias como a panqueca de arraia e camarão, uma delícia por sinal.

Onde Ficar

Hotel Vila Selvagem – (88)3413-2031  www.vilaselvagem.com

Pausa Hotel – (88)3413-2048  www.pausahotel.com

Pousada da Peixada – (88) 3413-1184

Pousada Pontal de Maceió – (88) 3295-6526

Pousada do Paulinho –(88) 3401- 1204

Como Chegar

Saindo de Fortaleza, pegue a rodovia CE-040  até a cidade de Fortim.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário