Flexeiras e Mundaú: Duas Paradisíacas Praias no Litoral de Trairí

Quando se procura um lugar para curtir a natureza em todo seu esplendor, com muita tranquilidade, na mais enebriante paisagem do Ceará, este lugar é Trairi com suas deslumbrantes praias de Flexeiras e Mundaú: São dois paraísos num só lugar.

Lá  o tempo transcorre devagar, sem a correria das grandes cidades, tudo em contato direto com a natureza quase intocada, numa harmonia total homem-natureza. Para quem quer desfrutar de muita paz e sossego, Flexeiras e Mundaú são o lugar perfeito.

 

Praias de Trairi

Ao longo de 36 km de litoral por estrada asfaltada, o turista vai passando pelas lindas praias de Trairi (Emboaca, Flexeiras, Guajiru e Mundaú). São praias pouco habitadas e quase primitivas que com seus povoados, fazem parte do município de Trairi a 120 km de Fortaleza, no litoral Oeste.  Possuem enseadas com arrecifes, manguezais, foz de rios, dunas e fauna diversificada.

Ao chegar no litoral de Trairi, a estrada se bifurca: À esquerda ficam Emboaca e Mundaú e à direita estão Flexeiras e Guajiru. Em qualquer direção que seguir o visitante encontrará lazer e diversão ou descanso. A região é de total harmonia com a natureza e seus habitantes são pessoas simples e muito hospitaleiras.

Praia de Flexeiras

Praia de Flexeiras
Praia de Flexeiras

Para o turista que procura um lugar para descansar contemplando um cenário de exuberante beleza, praia pouco movimentada e bem ensolarada, a pedida é Flexeiras.

Uma pequena vila de pescadores, onde tudo ocorre sem muita pressa, mas com um visual de deixar qualquer um de queixo caído.

Por traz de dunas, lagoas de água doce que se formam com a água das chuvas, cercadas de coqueirais.

Um dos maiores atrativos dessa praia, são  as piscinas naturais formadas pelos arrecifes durante a maré baixa. É uma praia de águas calmas, ideal para praticar esportes náuticos. Possui uma faixa de areia extensa com muitos coqueiros. È ótima para o lazer familiar.

 

 

Praia de Guajiru

Esta praia possui um grande faixa de areia recoberta por exuberante coqueiral. Fica a 18 km do centro de Trairi. Com muitas dunas de areia branca onde se pode passear e fazer surfe na areia que os nativos chamam de “esquibunda”. É uma praia tranquila para o banho e curtir com a família em total harmonia com a natureza.

 

Praia da Emboaca

Piscinas naturais- Emboaca
Praia da Emboaca

É uma praia conhecida pela beleza de suas piscinas naturais de águas  transparentes. Lugar ideal para nadar com crianças por não apresentar perigo de águas agitadas. Fica a caminho da Praia de Mundaú.

Emboaca não possui infraestrutura adequada, mas vale a pena por suas belas piscinas de águas transparentes, nadar com peixinhos multicoloridos. É sensacional. A criançada adora este tipo de diversão.

O caminho ecológico entre as praias é por via asfaltada. É um destino ideal para os românticos, ecologistas ou pessoas que querem apenas descansar em harmonia com a natureza num lugar tranquilo.

Após um dia de intensa atividade nas praias, pode-se curtir um reparador repouso deitado numa rede de dormir na varanda das pousadas, contemplando o luar e as estrelas em total paz de espírito.

Praia de Mundaú

Praia-de-Mundau
Praia de Mundaú

Ainda pouco frequentada, a Praia de Mundaú, está repleta de cenários paradisíacos, desde passeios pela Mata Atlântica, navegação em barco catamarã pelo mar e manguezais do rio Mundaú, andar pelas dunas de areias claras com um mar que hora está verde, hora está azul.

Ao chegar em Mundaú, você logo percebe que o lugar ainda conserva seus traços originais, com pouca alteração do ambiente natural, com seus ares bucólicos e cenário ideal para casais apaixonados ou simplesmente para descansar ao sabor da natureza.

Mundaú está a 140 km de Fortaleza e a 17 km do centro de Trairi. Neste local, o encontro do rio com o mar, as dunas e os coqueirais, criaram uma paisagem de extraordinária beleza.

Mundaú é um distrito de Trairi que nasceu de uma vila de pescadores. Cresceu, ganhou visitação turística, mas não perdeu o ar bucólico.

Uma boa maneira de conhecer a região é fazer um passeio de barco catamarã, pelo rio de mesmo nome, para conhecer a fauna e flora num encontro com a exuberância da natureza. O barco percorre 5 km rio acima. Outra maneira, é passear de carro e conhecer as lagoas e vegetação litorânea, admirando a grandiosidade das dunas.

Em Mundaú, os encantos da natureza estão em todo lugar, basta olhar ao redor. Muitos trechos da orla estão cobertos por mata virgem e extenso coqueiral. Com  10 km de extensa faixa de areia, a praia é ideal para boa caminhada e até jogar uma “pelada”.

Inúmeras piscinas se formam na maré baixa e são uma atração à parte para as crianças. O por do sol na barra do Rio Mundaú é um espetáculo maravilhoso.

 

Onde Ficar: Pousada do Paiva, Pousada Catavento, Pousada Vira Sol, Hotel dos Orixás, Pousada das Marés e Pousada Caboclo Sonhador.

Como Chegar;

Saindo de Fortaleza pela rodovia CE-085 siga até a sede de Trairi. De lá, pegue o entroncamento sentido Orla e dobre à esquerda pela estrada que margeia o mar.

Deixe um comentário