Chapada da Ibiapaba : Turismo Ecológico no Interior Cearense

Conhecida popularmente como Serra da Ibiapaba ou  Serra Grande, a Chapada da Ibiapaba é um gigantesco paredão montanhoso com altitude média em torno de 750 metros e 200 km de extensão que fica no extremo Oeste do estado do Ceará, na divisa com o estado do Piauí, servindo inclusive como marco de divisa entre os dois estados, apesar do problema da região de litígio que já dura séculos.

A Chapada da Ibiapaba

Chapada da Ibiapaba
Vista Parcial da Chapada da Ibiapaba-Ceará

É uma região de fascinantes belezas naturais com riquíssima e densa vegetação com árvores de grande porte. É considerada resquícios de Mata Atlântica. Cheia de riquezas naturais a Chapada da Ibiapaba, possui centenas de cachoeiras em alguns trechos de sua extensão. Seu relevo possui uma escarpa muito íngreme pelo lado do Ceará e declive suave do lado piauiense.

Por estar em uma zona de transição, a Chapada da Ibiapaba apresenta  micro biomas de cerrado, matas  de cocais, floresta amazônica e caatinga, onde em alguns  pontos estas vegetações se misturam. Sua rica fauna é composta de várias espécies de aves, roedores, batráquios, quelônios, macacos e mamíferos de grande porte como onça-parda, veado-campeiro e invertebrados.

Por conta da altitude, as temperaturas são amenas em comparação às outras regiões do Ceará, com ocorrência de neblina pela manhã e à noite. Comumente os termômetros registram temperaturas em torno de 15º.C ou até menos.

Essa atraente e deslumbrante região turística do Ceará foi o polo indutor do ecoturismo no Brasil. Composta por nove cidades, São Benedito, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ubajara, Tianguá, Carnaubal, Viçosa do Ceará, Croatá e Ipu, a Chapada da Ibiapaba oferece ao visitante uma grande variedade de paisagens, esportes radicais, banhos em cachoeiras, expressões artístico-culturais, gastronomia singular com sabores os mais diversos que agradam todos os paladares, aliado ao jeito simples, cativante e acolhedor de seus habitantes receberem o turista.

Os principais pontos turísticos da Chapada da Ibiapaba são as cidades de Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará.

Tianguá

Tiangua- Chapada da Ibiapaba
Neblina em Tianguá

É uma cidade de pequeno porte, com uma população de 59.234 habitantes (IBGE-2010), tendo como atividade econômica a produção agrícola de cana de açúcar, batata-doce, tomate, pimentão e outros produtos como rapadura e cachaça.

Em  território acontece uma feira que é realizada 3 vezes por semana onde na sexta-feira é para venda de animais, no sábado para venda de peixes e aos domingos para venda de produtos agrícolas.

Para quem gosta de fazer  ecoturismo vale a pena visitar os seguintes locais, entre tantos:

Sitio do Bosco – local com área de camping, restaurante, barzinho, chalés, caverna e locais para prática de rapel, voo livre e outros esportes radicais e várias trilhas para caminhadas.

Asa Delta -Tiangua-Chapada da Ibiapaba
Voo de Asa Delta em Tianguá

Açude Jaburu – local ideal para a pesca esportiva com predominância do peixe tucunaré.

Cachoeiras de Cana Brava,  São Gonçalo e  Sete Quedas onde o banho é sensacional.

Cachoeira em Tianguá-Chapada da Ibiapaba
Cachoeira em Tianguá-Chapada da Ibiapaba

Onde Ficar em Tianguá

-Serra Grande Hotel;

-Pousada Ibiapaba;

-Hannover Hotel;

-Hotel Penero Xerém

 

Ubajara

Gruta-de-Ubajara
Gruta de Ubajara -Ceará

Cidade pequena com população de 31.792 habitantes (IBGE-2010), porém é a cidade mais visitada da região, pois conta com um atrativo único: a Gruta de Ubajara, considerada uma das mais belas do Brasil.

Esta cidade está dentro do Parque Nacional de Ubajara, criado em 1959. É o menor parque brasileiro, com 6.299 hectares.  Para conhecer a gruta, pode-se fazer um percurso a pé através de uma trilha ou usar o teleférico (bondinho). A visita à gruta é acompanhada por um guia do Ibama.

Além de boa infraestrutura hoteleira, a cidade oferece diversas trilhas ecológicas com cachoeiras maravilhosas, como a Cachoeira do Boi Morto , a Bica do Cafundó e a Cachoeira do Frade.

Cacheira do Frade-Ubajara-Chapada da Ibiapaba
Cachoeira do Frade em Ubajara

Onde Ficar em Ubajara

-Pousada Ubajara;

– Neblina Park Hotel;

– Pousada Alvorada;

-Pousada Gruta;

– Pousada Semente da Luz

Viçosa do Ceará

Viçosa-do-Ceará
Viçosa do Ceará (vista aérea)

Viçosa  tem o porte de Tianguá, com população de 54.955 habitantes (IBGE-2010). É certamente a cidade mais antiga da região e uma das mais antigas do Ceará, cuja fundação pelos jesuítas remonta aos anos 1604.

Igraja N.Sra.Assunção- Viçosa do Ceará (1695)
Igraja N.Sra.Assunção- Viçosa do Ceará (1695)

É uma cidade com muito história ligada à colonização do Ceará. Além de suas edificações seculares para visitar, a cidade apresenta paisagens maravilhosas e uma culinária bastante peculiar.

Não deixe de visitar a Casa dos Licores e se deliciar com os diversos sabores exóticos. São mais de 75 sabores diferentes, além de muitas compotas de doces com frutas da região.

Casa dos Licores- Viçosa do Ceara
Casa dos Licores- Viçosa do Ceara

Outro local que você não pode deixar de visitar é a Igreja do Céu,  que fica no ponto mais alto da cidade e de onde tem-se uma visão panorâmica de toda a região.  Além disso, lá é um centro artístico-cultural com ótima infraestrutura.

Igreja do Ceu - Viçosa do Ceara
Igreja do Ceu – Viçosa do Ceara

As cachoeiras Pirapora, Tarumã, Sitio do Gerson/Pilões merecem uma visita também.

 

Onde Ficar em Viçosa do Ceara

– Viçosa Hotel de Serra;

– Pousada Nativa;

– Pousada Sitio Ipê

 

Como chegar na Chapada da Ibiapaba

Partindo de Fortaleza pela BR-222 até Tianguá. De Tianguá para as demais cidades pegue a CE-187

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário