Carnaubal – Última Cidade na Chapada da Ibiapaba

Encravada na Chapada da Ibiapaba, já na divisa do Ceará com o Piauí, Carnaubal é uma cidade pequena com uma população em torno de 16.746 habitantes (IBGE-2010), distante de Fortaleza 346 km, que apresenta um clima mais seco quando comparado ao das outras cidades da região da Ibiapaba, mas mesmo assim vale a pena visitar. Cidade  tranquila e pacata de povo acolhedor e hospitaleiro.

Portal do Sol Carnaubal
Portal do Sol – Carnaubal
Praça Francisco Horácio Brito - Carnaubal
Praça Francisco Horácio Brito

Origem de Carnaubal

Floresta de Carnaúbas
Floresta de Carnaúbas

O nome Carnaubal deve-se a abundancia da palmeira Carnaúba (uma palmeira endêmica do Nordeste, com muitas utilidades) nas matas da região onde a cidade está instalada. Anteriormente a cidade tinha outro nome. Sua origem remonta os anos 1603/1604 quando os colonizadores portugueses liderados por Pero Coelho de Sousa, chegaram a região trazendo consigo padres jesuítas que catequizaram os índios das nações tupis, tabajaras, tapuias e tupinambás que viviam nessa região e construíram a Capela de Nossa Senhora do Rosário em cujo entorno começou o aldeamento que viria mais tarde a dar origem a cidade de Carnaubal. Vale salientar que a fundação oficial só ocorreu em fins do século XVIII.

Flora e Fauna

Sua flora é constituída predominantemente de caatinga, embora apresente também densa vegetação de mata atlântica, floresta amazônica e cerrado. A fauna apresenta algumas espécies como mocó, cotia, macaco-prego, tamanduá-mirim, mico-estrela, lagartos, e mais de 120 espécies de aves. Para quem gosta de caminhadas, é possível fazer trilhas acompanhado por pessoas da localidade.

Economia de Carnaubal

Sua economia é baseada na agricultura com a produção de banana, cana de açúcar, milho, feijão, café e mandioca e na pecuária com rebanhos bovinos, suínos e avícolas.

Outro setor que ultimamente vem se desenvolvendo é o turístico e já começa a proporcionar divisas para o município. Devido ainda estar localizada na Chapada da Ibiapaba, possui o clima ameno e a grande quantidade de recursos naturais com muitas cachoeiras e balneários, Carnaubal tem desenvolvido seu grande potencial turístico para cada vez mais atrair visitantes em busca de contato com a natureza. Além disso, também é muito bom apreciar as comidas típicas da região, como galinha à cabidela (ao molho pargo), cuscuz, rapadura, mungunzá (canjica), pamonha, canjica(curau) e muitas outras iguarias.

Enfim, para quem gosta de curtir a natureza, fazendo trilhas e apreciando deliciosos banhos de cachoeiras numa cidade calma e tranquila, essa é uma boa alternativa. Vale muito a pena conhecer a encantadora Carnaubal.

Atrativos

Seus principais atrativos são as cachoeiras, onde o banho em água corrente no contato direto com a natureza é um renovador de energia. As principais cachoeiras são:

Parque das Águas ou Cachoeira dos Espanhóis

Cachoeira do Espanhol- Carnaubal
Cachoeira do Espanhol- Carnaubal

Possui muitas piscinas naturais formadas por cachoeiras de até 6 metros de altura, com estrutura de serviço de bar e restaurante.

Cachoeira Park

Cachoeira Park
Cachoeira Park

Também possui piscinas naturais com cachoeiras, serviços de bar, restaurante, churrascaria, música ao vivo e estacionamento com segurança.

Balneário Municipal

Balneário Municipal- Carnaubal
Balneário Municipal- Carnaubal

Construído ao lado do lago da represa, possui excelente estrutura com bares, restaurantes, quadra coberta e com palco para eventos.

Além das cachoeiras, existem os balneários particulares com piscinas naturais de águas cristalinas, localizados nas chácaras e que são abertos ao público, onde são disponibilizados serviços de bar e restaurante. As chácaras são as seguintes:

Chácara Paraíso Mineral;

Chácara Irmãos Uchôa;

Chácara Recanto do Lazer;

Chácara Pousada Bela Vista.

Onde se hospedar:

Pousada Brilho do Sol – Rua Deputado Vicente Ribeiro, 1084 -Tel.(88)9 9971.8243

Nas cidades vizinhas existem muitas alternativas de hotéis e pousadas e a distância entre as cidades é pequena.

Como chegar:

Partindo de Fortaleza, siga pela BR-222 até Tianguá, depois pegue a CE-323. A distância é de aproximadamente 346 km.

Deixe um comentário