Praia de Caetanos de Cima: Turismo Comunitário Sustentável

A Praia de Caetanos de Cima é um lugar onde a natureza se apresenta com sua simplicidade e imponência. Nessa linda praia o visitante desfruta de muita tranquilidade e sossego.

Lagoa-do-Coração-Caetanos-de-Cima
Lagoa do Coração

Com suas lagoas de águas cristalinas cercadas por dunas de areias alvíssimas, e também com algumas nascentes de águas naturais, tornam a Praia de Caetanos de Cima uma das mais belas praias do litoral oeste do Ceará. É uma praia ideal para desfrutar com a família, pois não possui a agitação comum em outras praias mais divulgadas.

Nessa praia o turista desfruta de uma culinária local à base de pescados, com especialidade em lagostas.

 

Caetanos de Cima

Praia-de-Caetanos-de-Cima
Praia-de-Caetanos-de-Cima

A comunidade de Caetanos de Cima inicialmente era composta por 46 famílias, mas atualmente já chega a 250 famílias, que recebe em média 300 turistas ao ano. A praia tem esse nome, porque conforme os moradores, o primeiro habitante a chegar nesse verdadeiro paraíso teria sido um escravo foragido de nome Caetano dos Santos, que escolheu esse lugar para esconder-se.

Se  é verdade ou não, pouco importa. O que importa mesmo é que se trata de uma das mais bonitas praias do litoral oeste do Ceará. Quem a conhece tem até vontade de viver por lá. Sua praia é composta de vasta extensão de areia com dunas e lagoas.

Fica localizada no município de São Bento de Amontada ou simplesmente Amontada, a aproximadamente  200 km de Fortaleza ou 2 horas e meia de carro.

A comunidade de Caetanos de Cima trabalha com turismo comunitário com base ambiental sustentável, onde a conscientização é parte integrante de todas as atividades praticadas. Vivem da agricultura familiar e da pesca artesanal. São pessoas humildes, simpáticas e acolhedoras.

Conscientização Cultural

Sua cultura é baseada em histórias e dramas com teor relacionado a fatos ocorridos no litoral e que são contados pelos mais velhos. Exemplo disso, é a Dança do Coco que voltou a ser praticada por pessoas de todas as idades.

Ao trabalhar a memória e incentivar atividades culturais, a comunidade mostra sua determinação de conservar todo o seu patrimônio cultural e ambiental.

Com  apoio do Ministério da Cultura e assessoria do Instituto Terramar, foi criado o projeto Ponto de Cultura: “ Abrindo Velas, Pescando Cultura, em que se fortalece a tradição musical e outras expressões artísticas como Rendas de Bilro, Colchas de Cama de Fuxico,  com integração com as atividades escolares da comunidade de Caetanos de Cima.

Hospedagem

Como se trata de um lugar que trabalha com base no turismo ambiental sustentável comunitário, a comunidade de Caetanos de Cima  não possui hotéis e restaurantes sofisticados. Sua estrutura de hospedagem é basicamente acomodações familiares, em que o visitante sente-se como parte integrante da comunidade.

Ultimamente os moradores estão investindo em construir pequenas pousadas para deixar o turista mais à vontade, com maior privacidade. A Pousada Toca dos Grauçás, oferece quartos com cama de casal, espaço para redes, banheiro privativo e restaurante.

Como chegar:

Pela rodovia CE-085 , segue no sentido Icaraí de Amontada até a rotatória. Depois seguir à direita por 36 km até o povoado de Jurema. Segue à direita até o distrito de Sabiaguaba. Quando chegar em Sabiaguaba, entra à esquerda ao lado do ginásio e segue por mais 4 km até avistar uma linda lagoa à direita. Na bifurcação ao lado da lagoa, seguir em frente até Caetanos de Cima.

 

 

Deixe um comentário