Caça e Pesca, Sabiaguaba e Abreulandia: 3 Praias Particularmente Belas

Por não estarem incluídas nos roteiros turísticos das agências de turismo, as Praias do Caça e Pesca, Sabiaguaba e Abreulandia não são muito conhecidas pelos turistas que visitam Fortaleza. Entretanto, são praias que têm seus atrativos, principalmente para quem gosta de pescaria e ter  contato com a natureza na sua forma mais simples.

Praia do Caça e Pesca

Praia Caça e Pesca
Praia Caça e Pesca

Esta praia fica no final da Praia do Futuro. Na verdade é a continuação da Praia do Futuro, porém sem a infraestrutura da mesma.  Tem esse nome porque antigamente existia um clube social chamado Caça e Pesca e por conta disso passou a ter esse nome.

É uma praia bastante frequentada, principalmente pelos que apreciam uma boa pescaria. Fica na foz do Rio Cocó, onde existem  manguezais e  abundancia de peixes e crustáceos. Possui uma pequena estrutura composta de pequenas barracas rústicas onde são servidos peixes, caranguejos e ostras além de bebidas.

Do outro lado do rio fica a Praia de Sabiaguaba.

 

Praia de Sabiaguaba

praia-sabiaguaba
Praia de Sabiaguaba

Esta praia é bastante diferente das praias urbanas de Fortaleza, por apresentar um cenário composto de dunas, rio e manguezais. Devido essas características, a Praia de Sabiaguaba é muito procurada para a pesca. É um pouco despovoada, porém possui pequenos bares rústicos na praia e na beira do rio, onde os caranguejos e ostras são as especialidades.

O fluxo turístico nessa praia é pequeno. Possui algumas casas de veraneio e também de pescadores. Seu acesso melhorou bastante depois da construção de uma ponte sobre o Rio Cocó e encurtando distâncias.

Seguindo para a direita no sentido das dunas chega-se a Praia de Abreulandia ou da  Cofeco, como também é chamada.

 

Praia de Abreulandia

praia-de-abreulandia
Praia de Abreulandia ou Cofeco

É uma praia muito frequentada pelos fortalezenses, mas não muito por turistas. Talvez por falta de divulgação da mesma pelas agências de turismo.

Nela deságua o Rio Pacoti, onde pelo lado do rio existe vasta vegetação de manguezais e do outro lado, areia. Este rio faz a divisa entre essa praia e a de Porto das Dunas, onde fica o Beach Park. Nessa praia pode-se tomar de banho tanto de água do doce como de água salgada.

A Praia de Abreulandia também é conhecida como praia da COFECO (Colônia de Férias dos Empregados da Coelce-Cia de Energia Elétrica do Ceará), que tem toda a sua estrutura instalada nessa praia.

Possui boa estrutura turística com bares, muitas barracas,  restaurantes e alguns hotéis.

Deixe um comentário