Barroquinha e o Paraíso Extremo: A Bela Praia de Bitupitá

A cidade de Barroquinha é a última cidade do litoral oeste do Ceará. Fica  na divisa com o Estado do Piauí e está a 395 km de Fortaleza.  É considerada como uma das mais tranquilas cidades cearenses, com uma população em torno de 15 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE (2015).

Possui lindas praias  quase intactas, ou seja, preservam seu estado natural, com pouca interferência na sua originalidade. A mais conhecida é Bitupitá, uma das mais belas praias do litoral oeste do Ceará.

Barroquinha

Praia-de-Bitupita-Barroquinha
Entardecer em Bitupitá- Barroquinha

É uma cidade pouca conhecida pelos turistas e  até mesmo pelos cearenses e por conta disso,  o fluxo turístico ainda é bem modesto mesmo durante a alta temporada.

Contudo a cidade tem muitos atrativos, dentre os quais merecem destaque as praias.  Suas praias selvagens apresentam dunas, coqueirais, rios, lagoas e  manguezais intocados, que formam belas paisagens naturais preservadas.

Todas as praias e atrativos de Barroquinha conservam-se em seu estado primitivo e selvagem, paisagens maravilhosas e deslumbrantes, onde reina a tranquilidade e o sossego junto à natureza.

A sua atividade econômica principal é a pesca artesanal e que tem forte influência na culinária local, cujo cardápio principal é moqueca de arraia, bonito, serra, cavala, cioba, cação  e o peixe camurupim abundante na região e que é preparado de diversas formas.

A cidade de Barroquinha possui uma pequena infraestrutura turística, com bons hotéis, pousadas,bares, restaurantes e pequeno comércio.

Principais Pontos Turísticos de Barroquinha

Praia Nova

Praia-Nova- Barroquinha
Praia Nova – Barroquinha

Praia de mar agitado com dunas e coqueiros. Nela existe uma vila de pescadores bastante primitiva com suas casas de taipa e uma lagoa. Andando por algumas trilhas, chega-se a outras duas lagoas: dos Remédios e Salgada. Não possui infraestrutura turística.

Praia de Curimã

Praia-de-Curima-Barroquinha
Praia de Curimã

Mais uma praia selvagem, de acesso difícil, mar agitado e areia batida e muitas rochas espalhadas. Também abriga uma vila de pescadores e uma pequena lagoa. Fica a 9 km da Praia de Bitupitá, cujo acesso é por estrada carroçável ou de barco a partir de Camocim. Sem infraestrutura turística, é praia deserta e primitiva, mas de extrema beleza.

Praia de Bitupitá

Praia de Bitupita - Barroquinha
Praia de Bitupita – Barroquinha

Praia retilínea com faixa larga de areia escura, ondas fortes, dunas de areias brancas e coqueirais. Abriga uma vila de pescadores e o farol. Apesar de ser uma praia selvagem, é a praia mais movimentada de Barroquinha e possui pequena infraestrutura turística. É a praia mais conhecida de Barroquinha e é muito procurada na época do carnaval.

Praia de Barra dos Remédios

Barra-dos-Remedios-Barroquinha
Barra-dos-Remedios-Barroquinha

Esta praia fica localizada no sangradouro da Lagoa dos Remédios, formada pelas águas das chuvas represadas pelas dunas.

Pontal das Almas

Praia de Pontal das Almas - Barroquinha
Praia de Pontal das Almas – Barroquinha

Localizada no extremo oeste do Ceará, às margens da foz dos Rios Timonha, Ubatuba Chapada, Camelo e Carapina, que formam um grande manguezal, é uma praia desabitada. É formada por uma ponta de duna que se prolonga sobre as águas de uma baía. É um lugar rico em fauna e flora marítimo-fluvial.

Rio Timonha

Barra-do-Rio-Timonha-Barroquinha
Barra do Rio Timonha – Barroquinha

Sua nascente fica no município de Chaval. Possui o maior Manguezal do Ceará. Junto com o Rio Ubatuba e os rios Chapada, Camelo e Carapina, desemboca no Oceano Atlântico, no Pontal das Almas, banhando  a Ilha Grande, dentro da área de proteção ambiental do Delta do Parnaiba-Pi/Ce.

Rio Ubatuba

Este rio nasce na Serra de Ubatuba, vindo em direção Norte para receber o riacho Santa Rosa, passando a dividir o Piauí do Ceará, já com o nome de São João da Barra. Desemboca no Oceano Atlântico junto com os rios Timonha, Chapada, Camelo e Carapina, banhando  a Ilha Grande.

 

Como Chegar:

A partir de Fortaleza, acesso pela rodovia CE-085 até Barroquinha. De lá até Bitupitá são 27 km em estrada asfaltada.

A empresa de ônibus Guanabara (tel. 4005-1992), liga Fortaleza a Barroquinha diariamente. Em Barroquinha há transporte alternativo para Bitupitá.

Onde Comer:

Visite a Barraca do Tahim. O peixe frito de lá é uma delícia.

Onde Ficar:

Pousada Dunas (85) 98834.1389

Pousada Ronco do Mar (88) 3623.3162

Pousada Leste Mar (88) 3623.3120

 

10 Comments

Deixe um comentário