Barra do Ceará – Turismo Ecológico Dentro de Fortaleza

A Barra do Ceará

A Barra do Ceará é considerada como o primeiro núcleo do inicio da colonização portuguesa na  cidade de Fortaleza. Tudo teria começado por volta do ano 1604, quando o Capitão-mor Pero Coelho construiu o Fortim de São Tiago, que foi destruído pelos ataques indígenas.

Em 1612, Martim Soares Moreno construiu no mesmo lugar do Fortim de São Tiago, o Fortim de São Sebastião. Em 1613, Jerônimo de Albuquerque visitou o fortim e convidou Soares Moreno a participar da expedição contra os franceses no Maranhão.

Quando retornou ao Ceará em 1621, Martim Soares Moreno encontrou o fortim em ruínas,  mas reconstruiu-o e tratou de apaziguar os índios fornecendo-lhes  sementes, mudas de cana-de-açúcar e animais, na expectativa de lançar as bases da Capitania.

Em 1637, o fortim foi tomado pelos holandeses George Gartsman e Henderick Huss, que depois foi  assaltado e destruído por índios revoltosos (1644).

Apesar da Barra do Ceará  ser o bairro mais antigo de Fortaleza, infelizmente não é tão cuidado pelos órgãos públicos  como outros bairros da cidade.

Nos últimos  anos a prefeitura tem  melhorado a estrutura da Barra do Ceará, com a construção de avenidas amplas e bem sinalizadas, como a Avenida Vila do Mar, ligando todos os bairros costeiros da região oeste,  construção de Centros de Arte e Cultura, policiamento ostensivo e muitas outras benfeitorias.

Praias da Barra do Ceará

O bairro possui duas praias: Praia das Goiabeiras e Praia da Barra

Praia das Goiabeiras

praia-goiabeiras-barra-do-ceara
Praia das Goiabeiras

A Praia das Goiabeiras possui uma  extensa faixa de areia com dunas e algumas barracas. É uma das mais bonitas praias urbanas de Fortaleza, porém suas águas quase sempre são impróprias para o banho. Antes de ir lá é bom pesquisar quais praias estão aptas para o banho.

Praia da Barra

Praia da Barra do Ceará
Praia da Barra do Ceará

Nela o Rio Ceará encontra-se com o mar e também faz a divisa do município de Caucaia e Fortaleza.  Na Barra do Ceará  pode-se apreciar um dos  mais belos  por do sol em Fortaleza.

No Polo de Lazer foi construída  a Praça de Santiago, em homenagem a primeira fortificação erguida no local e cujo monumento foi doado pelo Governo da Espanha e é considerado o Marco Zero da cidade de Fortaleza.

Do outro lado do rio existem muitas barracas que oferecem cardápios variados e muito forró.  A travessia do rio pode ser feita pela ponte  sobre o rio ou através de pequenos barcos. Uma das vantagens de tomar banho nas águas tranquilas da Praia da Barra é poder tomar de água doce ou salgada.

A Praia da Barra é o lugar ideal para quem deseja relaxar junto à natureza, navegando pelo Rio Ceará a bordo de chalanas que fazem passeios diariamente.

passeio-ecologico-rio-ceara
Passeio Ecológico no Rio Ceará

O passeio pelas tranquilas águas do rio tem duração aproximada de 2 horas, com visita aos manguezais, fauna e flora existentes ao longo do percurso, conhecendo toda a magnífica beleza desse santuário ecológico em plena área urbana de Fortaleza.

Para quem aprecia um passeio noturno, os organizadores dos serviços de barcos  dispõem de outros horários a disposição do visitante.

Este passeio turístico é pouco conhecido até pelos habitantes de Fortaleza. Vale a pena conhecer essa paisagem naturalmente preservada.

 

 

 

 

 

4 Comments

Deixe um comentário