Arpoeiras – A Segunda Praia Mais Seca do Mundo

Para quem procura um lugar tranquilo e aconchegante para descansar, recomendo conhecer o município de Acaraú, que fica no litoral oeste do Ceará,   a aproximadamente 260 km de Fortaleza, onde na Praia de Arpoeiras acontece diariamente um fenômeno natural surpreendente.

Acaraú

É uma região cercada de muitas belezas naturais, banhadas pelo mar e pelo Rio Acaraú, o segundo maior rio do Ceará, onde temos praias, lagoas,  dunas e manguezais compondo paisagens paradisíacas em um ambiente ideal para o descanso e relaxamento, distribuídos em 34 km de litoral com o vento soprando o ano inteiro e atraindo a atenção de praticantes de esportes como kitesurfe e windsurfe. Nos meses de julho a janeiro os ventos atingem velocidades superiores a 30 knots.

Trata-se de um lugar com bastante história ao longo de sua existência como cidade, cuja data de fundação oficial é 31 de julho de 1849. porém sua origem como aldeamento data de 1629,  quando os portugueses usaram seu território como ponto de apoio para sua armada contra a ocupação francesa no Maranhão. Por conta disso, a cidade guarda muito bem conservados  várias edificações desse período.

Predio Histórico - Acarau
Prédio Histórico – Acaraú

Acaraú é  uma cidade de pequeno porte, com população em torno de 50 mil habitantes e cuja economia é baseada principalmente na pesca, onde ocupa um dos primeiros lugares do Brasil na pesca de lagosta além de camarão  e outros pescados. Também a  agricultura e pecuária complementam a economia local.

A cidade tem grande potencial turístico, devido a beleza de suas praias, lagoas e manguezal e a hospitalidade e simpatia de seu povo.

Acaraú conta com bons hotéis, pousadas, bares e  restaurantes, onde a culinária predominante são os pratos à base de peixes, crustáceos e frutos do mar, como em qualquer cidade litorânea.

Mas quando se trata de turismo, o bom mesmo são suas praias e lagoas cada uma com sua particularidade. Suas praias principais  são: Praia da Barrinha, Praia da Volta do Rio, Praia do Monteiro,  Praia  de Arpoeiras, Praia de Aranaú e Praia  do Espraiado.

Praia de Barrinha

É uma praia tranquila com vegetação de mangue e muitas dunas onde se pode fazer passeio de bugue para sentir emoções fortes nas descidas das dunas.

Praia da Volta  do Rio

Praia da Volta do Rio, possui águas calmas e cristalinas e está muito apropriada para o banho e prática de esportes aquáticos como windsurfe. É uma praia bastante visitada.

Praia do Monteiro

Praia com quase 3 km de extensa faixa de areia e pouco conhecida ainda, sem infraestrutura turística e praticamente deserta. Nela residem apenas algumas famílias de pescadores.

Praia de Arpoeiras

Praia de Arpoeiras- Acarau-CE
Praia de Arpoeiras- Acarau-CE

A Praia de Arpoeiras  é considerada a segunda praia mais seca do mundo. Essa característica deve-se ao fluxo das marés. Quando a maré baixa, deixa uma larga faixa de areia com 2 km de distância do mar e cheia de piscinas naturais. É uma praia com boa estrutura com barracas, bares e pousadas de ótima qualidade. Essa praia fica a 8 km do centro de Acaraú e pode ser acessada por estrada asfaltada.

Para quem está habituado com praias com ondas altas e fortes, fica espantado com a Praia de Arpoeiras, onde a primeira pergunta é: Cadê o mar?  O visitante logo que chega só tem pela frente uma extensa faixa de areia e rasas piscinas. Uma boa caminhada de quilômetros praia adentro para encontrar um mar de águas cristalinas e ondas fracas.

Esse fenômeno ocorre diariamente. Conforme a maré, a praia seca e enche por completo.  Às vezes seca pela manhã e enche à tarde e em outros dias o fenômeno acontece ao contrário, ou seja, enche pela manhã e seca à tarde.

Conheça mais sobre Arpoeiras  no vídeo abaixo:

 

Praia de Aranaú

Praia-de-Aranau-Acarau
Praia Aranaú -Acaraú ( ao entardecer)

Praia ainda nativa com pouca estrutura turística. É uma praia para quem quer relaxar e sossegar pois ainda não é muito conhecida pelos meios turísticos;  É muito boa para tomar banho pois suas águas são calmas e límpidas.

 

Praia do Espraiado

Essa praia é muito boa para pesca, onde é comum encontrar varais com peixes expostos ao sol para secar e depois serem vendidos aos bares e restaurantes da cidade.

 

Onde se hospedar:

Existem bons hotéis e pousadas como estes:

Hotel Acaraú Riviera

Hotel Castelo Encantado (hotel temático)

Hotel Municipal de Acaraú – tel. (88) 3661-4041

Pousada das Canoas  na Praia de Arpoeiras – tel. (88) 3661-4209 – www.apousadadascanoas.com

 

Como chegar:

Partindo de Fortaleza, o acesso pode ser pela rodovia CE-085, ou pela BR-222 até o município de Umirim, de onde segue pela rodovia CE-354, depois pelas BRs 402/403.

 

 

 

.

 

Deixe um comentário