Aquiraz: Muita História e Praias de Belezas Espetaculares

Todos falam muito das praias de  Canoa Quebrada e Jericoacoara e esquecem que bem próximo à Fortaleza existem muitas praias de belezas inigualáveis. Estou falando das praias da vizinha cidade de Aquiraz a 27 km de Fortaleza.

Aquiraz

Aquiraz guarda muito da história do Ceará em seu conjunto histórico- arquitetônico, tendo em vista que foi a primeira capital do estado. Esta cidade foi muito próspera no passado, na época do ciclo da cana-de-açúcar e depois na época da criação de gado para produção de carne de charque: os famosos charqueados, carne salgada e conservada na salmoura para usar por longos períodos.

Para conhecer melhor a história do Ceará vale a pena uma visita aos seguintes locais antes  das  praias:

Igreja Matriz de São José de Ribamar

Matriz-de-São-José-de-Ribamar-Aquiraz
Matriz de São José de Ribamar – Aquiraz

Construída no século XVIII, esta igreja apresenta estilo barroco e neoclássico, com muito requinte e beleza em sua arquitetura.

Museu Sacro São José de Ribamar

casa-da-camara-e-cadeia-aquiraz
Casa da Câmara e Cadeia- Aquiraz

Antiga casa da Câmara e Cadeia que teve sua construção iniciada  no século XVIII e foi concluída em 1877. Atualmente sedia o Museu Sacro São José de Ribamar desde 1967. É  considerado o primeiro Museu Sacro do Ceará e o segundo do Norte-Nordeste. Seu acervo de mais de 600 peças de caráter religioso dos séculos XVII, XVIII e XIX, atestam a fé do povo cearense.

Mercado da Carne

Mercado-da-carne-Aquiraz
Mercado da Carne -Aquiraz

Edificação construída no século XIX, para ser centro comercial da cidade, impressiona pela técnica utilizada usando carnaúba e tijolo de adobe e harmonia geométrica do telhado. Atualmente é um centro cultural.

Casa do Capitão-Mor

Casa-do-Capitão-Mor-Aquiraz
Casa do Capitão-Mor-Aquiraz

Conhecida também como casa da Ouvidoria, foi o primeiro núcleo judiciário do Ceará.

Esta edificação  foi construída com paredes de pau-a-pique, reforçadas com amarras de couro de boi, na época um material em abundância devido o ciclo econômico das charqueadas, antigo processo de conservação de carnes.

Hospício dos Jesuítas

Local onde os religiosos da época se hospedavam (1727-1759). ” Hospício” naquela época significava local de hospedagem.

Casas de Engenho

Casa-de-Engenho-Aquiraz
Casa de Engenho-Aquiraz

Relíquias da época do ciclo da cana-de-açúcar, onde se fabricava açúcar, melado, rapadura e álcool.

Pontes Imperiais

Escombros de antigas Pontes Imperiais podem ser vistas às margens do Rio Pacoti.

 

Agora que você já teve um roteiro histórico para visitar, vamos voltar às praias de Aquiraz, são elas:  Porto das Dunas, Prainha, Presídio, Iguape, Barro Preto e Batoque.

Praia Porto das Dunas

Praia Porto das Dunas - Aquiraz
Praia Porto das Dunas

É uma praia bastante estruturada com grandes equipamentos voltados para o turismo e lazer. Nela fica o complexo turístico Beach Park, o maior parque aquático da América Latina, com suas diversas atrações. Possui muitas casas de veraneio, hotéis, pousadas. No Beach Park o turista dispõe de vários equipamentos para praticar esportes náuticos, vôos de ultra-leves, etc.

Prainha

Prainha-Aquiraz
Prainha

Praia de águas claras, com seus coqueirais na orla e uma lagoa temporária de magnífica beleza.  Possui hotéis, pousadas e barracas na sua orla. É muito famosa pelas suas rendeiras. É uma praia tranquila e aconchegante, ótima para repousar do agito dos grandes centros urbanos.

Praia do Presídio

Praia-do-Presidio-Aquiraz
Praia do Presídio-Aquiraz

Esta praia tem esse nome porque no passado  serviu de prisão para os holandeses após a reconquista da capitania pelos portugueses (1654).

É uma praia com boa infraestrutura turística, com hotéis, pousadas e restaurantes e muita natureza ao seu redor, com fontes naturais. É muito procurada na época do carnaval.

Praia de Iguape

Praia-de-Iguape-Aquiraz
Praia de Iguape

Este distrito de Aquiraz é bastante movimentado na época das férias, carnaval e feriados prolongados.  É uma praia de muitas belezas naturais, com dunas fixas e móveis, vegetação densa e manguezal. Fica numa enseada coberta de vegetação e de suas paredes brotam fontes de água doce.

Praia de Barro Preto

Praia de Barro Preto-Aquiraz
Praia de Barro Preto -Aquiraz

Esta praia possui muitas pousadas, áreas para camping, restaurantes e barracas de praia. È um lugar de muita natureza e harmonia. Tem esse nome porque suas areias estão cheias de cristais pretos e reluzem à luz do sol.

Praia de Batoque

Praia de Batoque- Aquiraz
Praia de Batoque

Praia com extensa faixa de areia pouco explorada, porém já conta com diversas barracas, onde pode-se apreciar ótimos pratos da culinária nativa, como camarão e peixes.

Como chegar em Aquiraz: 

Se você estiver em Fortaleza, dirija-se à Avenida Washington Soares/CE-040 e siga no sentido praia.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário