Acaraú : Um Litoral de Lindas Praias e Tranquilidade

As Praias de Acaraú são ideais para quem procura tranquilidade e sossego longe do agitado dia a dia das grandes cidades.

Com uma extensa faixa de litoral, com aproximadamente 34 km de extensão, a pequena cidade de Acaraú no lado oeste do estado do Ceará, apresenta maravilhosas e paradisíacas praias que atendem aos mais variados gostos. É por excelência, um lugar para descansar e relaxar.

Além das lindas praias cercadas por imensos coqueirais onde a brisa do mar sopra o ano todo, Acaraú também possui lagoas, dunas e manguezais.

Algumas de suas praias são muito boas para a prática de esportes como Windsurf e Kitesurf, entre outros.

A Cidade de Acaraú

Predio Histórico - Acarau
Prédio Histórico – Acaraú

Cidade histórica, com muitas edificações antigas, tendo sido fundada por volta do século XVII, porém pequena com pouco mais de 50 mil habitantes. Fica localizada na foz do Rio Acaraú , o segundo maior rio do Ceará, que forma um imenso manguezal com grande diversidade de fauna e flora. Sua distância de Fortaleza é de aproximadamente 260 km.

Sua economia é baseada principalmente na pesca: peixes, lagosta, camarão e outros produtos do mar, sendo o maior produtor de lagosta e pescado do estado do Ceará e exportando para várias cidades do Brasil e do exterior. Outra fonte econômica é a agricultura e pecuária e ultimamente o turismo vem ganhando destaque na economia local.

A cidade já dispõe de boa infraestrutura turística com bons hotéis, pousadas, bares e restaurantes, com uma culinária  à base de peixes, lagostas e camarão que agradam ao mais exigente paladar, mas ainda carece de melhorias por parte do poder público para entrar definitivamente nas rotas turísticas do estado.

Algumas de suas praias são: Praia da Barrinha, Praia de Arpoeiras (a segunda maior praia seca do mundo), Praia do Monteiro, Praia da Volta do Rio, Praia de Aranaú e Praia do Espraiado, das quais destacamos estas:

Praia da Barrinha

Praia da Barrinha - Acaraú-Ce
Praia da Barrinha – Acaraú-Ce

Praia tranquila e ainda pouco conhecida,mas possui pequena estrutura para receber os visitantes. Possui muita vegetação de  manguezal e lindas dunas que os turistas desbravam em passeios de buggy. É uma praia limpa, rústica e agradável.

Dunas na Praia de Barrinha-Acaraú
Dunas na Praia de Barrinha

Praia da Volta do Rio

Praia da Volta do Rio -Acaraú
Praia da Volta do Rio -Acaraú

Praia de águas límpidas, com mar calmo e brisa soprando constante. É ideal para banho e prática de windsurf. Nela está instalado um dos maiores parques Eólicos do Brasil, com mais de 25 aerogeradores que funcionam 24 horas por dia, durante o ano todo.

Praia de Arpoeiras

Praia de Arpoeiras - Acarau-CE
Praia de Arpoeiras

Essa é uma das mais movimentadas praias de Acaraú, com extensa faixa de areia clara, mar calmo de águas cristalinas que até parece uma piscina natural. É uma praia ideal para o banho tanto de adultos quanto de crianças e pessoas da terceira idade. Apresenta boa infraestrutura com bares, restaurantes e barracas de praia onde são servidos apetitosos pratos da culinária local à base de lagosta, camarões, peixes e frutos do mar. É uma das melhores praias da cidade, além de ter um fenômeno natural que ocorre diariamente tonando-a numa das maiores praias secas do planeta. Vale conhecer a praia e o fenômeno.

Praia de Aranaú

Praia de Aranaú ao entardecer
Praia de Aranaú ao entardecer

Praia ainda com pouco infraestrutura turística e por isso ainda conserva seu estado de praia rústica, primitiva e simples. Possui uma grande faixa de areia e seu mar calmo é um convite a um banho relaxante e a prática de esportes à vela, além de possuir imensas dunas com lagoas que se formam com a água das chuvas. É uma das praias mais tranquilas de Acaraú, abrigando uma comunidade de pescadores que vivem da pesca artesanal. Tem um dos mais belos por de sol do Ceará.

Onde ficar:

Hotel Municipal de Acaraú – tel.: (88) 3661.4041

Hotel Acaraú Rivera – tel.: (88)3661.1690

Hotel Castelo Encantado

Pousada das Canoas – tel.: (88) 3661.4209

Como chegar:

Saindo de Fortaleza siga pela BR-222 até o município de Umirim, depois siga pela CE-354 e depois pegue a BR- 402 ou então siga pela CE-085 que também chega lá, inclusive é a melhor alternativa.

2 Comments

Deixe um comentário